Venda NF-e - FAT104


      Este programa é utilizado para realizar as vendas da farmácia para pessoa jurídica ou órgãos governamentais. Essas notas fiscais são impressas em formulário contínuo (Modelo Único - M1). Atenção: para emitir este tipo de nota fiscal o cliente deve estar cadastrado (não pode ser o cliente Balcão) e precisar ter CPF informado em seu cadastro, visto que essas informações são obrigatórias para a geração do arquivo Sintegra.

Observação: Mesmo havendo ECF configurada será permitido utilizar NF-e para pessoas físicas. Auxiliando os clientes que trabalham de forma autônoma e precisam declarar imposto de renda. Informamos também que é de responsabilidade de cada Estado liberar ou não este tipo de emissão, e cabe a farmácia definir como trabalhará de acordo com seu Estado.

Atenção! A emissão de nota para pessoa física, somente será possível para NF-e.

Importante Em atendimento a "Lei 12.741/2012 - De olho no imposto" que consiste em apresentar o valor aproximado dos tributos aplicados no preço dos produtos comercializados, este será apresentado no cabeçalho da NF-e através do campo "V. aprox. Produtos".


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento>  Nota Fiscal Modelo Único

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consultas de produtos e clientes

F3 - Registrar uma nova Nota Fiscal M1

F4 - Finalizar o registro da Nota Fiscal M1

F5 - Atalho pra tela Encomendas

F6 - Consultar produtos por Substâncias, Farmacológico e Terapêutico

F7 - Vias de Impressão

1 F8 - Editar Nota Fiscal M1

F10 - Selecionar pessoas autorizadas

F11 - Chama o programa Calculadora do Windows

F12 - Consulta somente produtos com estoque positivo

 

ALT + N - Acesso ao programa Consulta rápida de notas

ALT + M - Acesso ao programa Compras por Cliente

ALT + G - Acesso ao programa Controle de Tele-entregas

ALT + C - Acesso ao programa Cadastro de Clientes

ALT + T - Acesso ao programa Movimento de Títulos

ALT + P - Acesso ao programa Cadastro de Produtos

ALT + F - Para fechar a tela de Nota Fiscal M1

 

CTRL + G  - Abrir gaveta do dinheiro

 2 CTRL + O - Opções de integração

CTRL + P - Informa posologia


1 F8 - Edição de venda: Usado para farmácias que utilizam a forma de trabalho "Desconto por Item". Essa tecla permite ao usuário, ao final da venda, alterar a condição de pagamento e ajustar as informações de acordo com a nova condição.

2 CTRL + O - Opções de integração: Esta opção é utilizada para abrir a lista de opções que o SoftPharma possui de integrações com outros softwares, para acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.

      Caso a farmácia esteja trabalhando com Nota Fiscal Eletrônica no ambiente de Produção, este programa recebe o nome de "Venda NF-e".

      Veja abaixo a descrição de cada campo:

  • Código de Barras: Informe o código de barras dos produtos ou pressione F2 - Consulta de Produtos. Ao localizar o produto desejado, pressione Enter para finalizar o registro da nota fiscal.
  • Descrição do Produto: A descrição do produto é preenchida automaticamente de acordo com as informações que estão em seu cadastro.
  • Quantidade: Informe a quantidade do produto a ser vendida. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" nos Parâmetros do sistema.
  • % Desc.: Neste campo deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.
  • Unitário: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.
  • Matrícula:F2 - Consulta de Clientes. Informe a matrícula do cliente no convênio para o qual será registrada a nota fiscal. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema.
    • Presença Comprador: Quando a filial se enquadrar no regime "Normal" (Lucro Real, Presumido e Simples com sub-limite) e o cliente selecionado for Pessoa Jurídica de "outro estado", será aberta a janela "Presença Comprador" para que o usuário selecione uma das opções apresentadas, visando a partilha de ICMS entre o Estado Origem e Destino seja realizada corretamente.
      • 1 - Operação Presencial;
      • 2 - Operação Não Presencial, pela Internet;
      • 3 - Operação Não Presencial, Tele Atendimento;
      • 9 - Operação Não Presencial, Outros.
    • Fidelizar Cliente BIG Convênios: Ao pressionar sobre o botão , abrirá a guia Empresas e Conveniados do programa "Big Convênios" para fidelizar o cliente.
  • Convênio: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com as informações do convênio a que pertence o cliente.
  • Vendedor:F2 - Consulta Vendedor. Informe o código do vendedor que está fazendo o registro da venda.
  • Forma de Pagamento:F2 - Consulta Forma de Pagamento. Informe o código da forma de pagamento que será feito o registro da venda.
  • Tele Entregas: Marque este campo caso a venda seja tele entregas. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos.

Observações: Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "Venda NF-e"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

  • CFOP: Selecione o Código Fiscal de Operações (CFOP). Para que o usuário possa escolher o CFOP, deve primeiramente informar o cliente, pois o sistema valida se os CFOP's possíveis são estaduais ou interestaduais.
  • Série: Selecione a série da nota fiscal que está sendo registrada. Para que seja possível alterar a série da nota fiscal deve ter sido executado o processo de Inicialização de série. Após, é necessário cadastrar as séries que a empresa trabalha no programa de Manutenção de Filiais. Se o sistema estiver configurado para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica no ambiente de Produção, são exibidos apenas os sequenciamentos de nota fiscal do tipo "Nota Fiscal Eletrônica".
  • Fita-detalhe: Conforme os produtos são lançados, o sistema mostra ao lado direito a fita com todos os produtos digitados, quantidade, valor unitário, % de desconto, valor total e unidade de medida. Ao informar um produto que tenha mensagem cadastrada, antes deste cair na fita-detalhe a mensagem é exibida ao usuário. Campo não editável
  • Total Bruto: Neste campo o sistema informa o total bruto da compra do cliente, ou seja, o valor total da compra sem os descontos dos produtos. Campo não editável
  • Promoção média: O sistema informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção. Campo não editável
  • Valor desconto: Neste campo o sistema traz o valor em espécie do desconto de promoção concedido na venda. Campo não editável
  • % Desconto: Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. O percentual informado neste campo somente incidirá sobre os produtos que não estão em promoção. Para que seja permitido informar este desconto, é necessário que esteja liberado no Cadastro de Tipo de Produto a opção "Liberar desconto à vista Balcão".
  • Total Compra: Este campo mostra o valor final da compra do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém este arredondamento segue algumas regras:
    • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.
    • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.
    • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.
    • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.
    • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.
      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45 – Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.
  • Número Requisição: Este campo é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".
  • Dólar/Peso/Guarani/Euro: Nestes campos o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai. Para que estes campos sejam mostrados é necessário configurar a cotação das moedas em Parâmetros > Parâmetros > Cotação.
  • Observações:
    • A partir do release 148.0 será possível ajustar valores dos produtos antes de finalizar a venda, assim como atual funcionamento do programa Pré-Vendas.

Informações Importantes

  • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:
    • Não será permitido efetuar lançamentos com data retroativa cuja data estiver dentro do período de um Lote da Contabilidade que já esteja fechado e/ou exportado. Se sim apresentará a mensagem "O dia "xx/xx/xxxx" está com o movimento contábil fechado para a filial "XX". Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".

VENDA À VISTA

      As vendas da farmácia podem ser realizadas em diferentes formas de pagamento. A mais usual é a venda à vista, que na Nota Fiscal M1 também deve ser feita para clientes cadastrados no sistema e com CPF/CNPJ informado.

      No fechamento da venda à vista o sistema solicita ao usuário o mapa de caixa em que será paga a conta, conforme cadastrados nas Condições de Pagamento do sistema. O troco, quando existente, é informado automaticamente pelo sistema a fim de facilitar ao caixa.

 VENDA A PRAZO

      Para efetuar vendas a prazo o cliente precisa estar cadastrado no sistema. Isso se deve ao fato de que serão gerados títulos ativos no nome do cliente para que sejam pagos futuramente, no vencimento de cada data-base.

      As datas-bases dos títulos são definidas no cadastro das condições de pagamento. Já a data de fechamento e vencimento do título é configurada no Cadastro de Convênios.

      Ao finalizar uma venda oriunda de pré-venda, o sistema faz novamente a verificação de situação do cliente e do convênio, e caso tenha sido alterado o valor da venda ou o cliente, também refaz a validação do limite de crédito do mesmo.

Limite de Crédito

      O ponto mais importante a ser dito nas vendas a prazo se refere ao controle do limite de crédito que o cliente terá disponível para suas compras. Para controlar o limite de seus clientes, a farmácia deverá configurar o valor no Cadastro de Clientes e a forma de controle do limite no Cadastro de Convênios. Veja mais informações sobre o cálculo do limite no manual de Cadastro de Clientes.

Nota Promissória

      Na impressão da nota promissória o sistema imprime o número da parcela e o número total de parcelas em que foi efetuada a venda. Por exemplo: Em uma venda em 3 parcelas, as notas promissórias da primeira, segunda e terceira são impressas com as informações "Parcela 1/3", "Parcela 2/3" e "Parcela 3/3", respectivamente. Este processo facilita a separação de notas para envio à central de convênios, onde pode ser identificada facilmente a parcela a que se refere determinada nota fiscal.

Juros na venda

      As farmácias que desejarem cobrar acréscimo de seus clientes no momento da venda podem fazê-lo configurando essa opção no Cadastro de Convênios. Além disso, é necessário informar o percentual de juros que deseja cobrar dos clientes no cadastro da Condição de Pagamento. Esta funcionalidade somente pode ser utilizada nas vendas a prazo, visto que possui databases dos títulos para configurar os percentuais de juros.

      No momento de finalizar a venda, o sistema informa o valor das parcelas e as datas de vencimento, já calculadas com o valor do juro. Se o cliente preferir dar uma entrada na venda o valor restante é recalculado para cada parcela da venda.

VENDA CHEQUE PRÉ-DATADO

      Para realizar vendas na condição cheque pré-datado, assim como nas vendas a prazo, é preciso que o cliente esteja cadastrado no sistema. Isso se deve ao controle dos cheques recebidos pela farmácia, que somente são compensados na data do 'BOM PARA'.

      Na venda com cheque pré-datado o sistema solicita informações do cheque que está sendo emitido pelo cliente (Cheque, Data de bom para, Valor...), podendo fazer o recebimento em até 20 cheques.

      Sempre que realizada uma venda na condição de pagamento "cheque" é lançado um título pago no movimento de títulos do cliente e um lançamento ativo no Controle de Cheque, que deve ser baixado no momento em que o cheque for compensado pelo banco.

      Se na condição de pagamento estiver configurada para não sugerir data de 'BOM PARA', esta data vem em branco, porém o sistema utiliza os dias informados na condição de pagamento para cálculo de data limite de bom para. A partir de X dias, solicita ao usuário a senha de liberação.

VENDA COM CARTÃO

      Pelo fato de as vendas com cartão de crédito precisarem do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) instalado e de imprimir o cupom fiscal juntamente com o comprovante de crédito e débito, as vendas nesta modalidade de pagamento somente podem ser realizadas pelo programa Cupom Fiscal.

TELE ENTREGA

      Quando o cliente solicita uma mercadoria para que seja entregue em algum local específico, essa venda é chamada "tele-entrega". Nas vendas tele-entregas o sistema solicita ao vendedor a confirmação dos dados de entrega do(s) produto(s), tais como: telefone do cliente, endereço, bairro, complemento, próximo, "troco para", etc.

      Se a farmácia estiver usando o módulo de controle de tele-entregas, o sistema solicitará o troco e esse só poderá ser igual ou maior que o valor da venda. O controle dos lançamentos de troco no caixa é explicado no manual de processos de Tele-entrega.

      No caso de uma venda onde a presença do comprador for igual a "1-Operação não presencial pela Internet", antes de concluir o faturamento e logo após a tela de tele-entrega, será aberta uma nova janela solicitados as "Informações do Transporte". Nessa tela será necessário preencher todas as informações conforme o processo de transporte a ser utilizado para venda. Porém, vamos destacar aqui o grupo "Dados do Frete" que possui alguns processos específicos.

  • Grupo: Dados do Frete
  • Valor: Aqui será carregado o valor de frete da tele-entrega de maneira automática. Quando valor da tele-entrega for igual à "0,00", será liberado o campo para que o mesmo seja informado manualmente;
  • Frete por conta: Nesse menu o usuário poderá selecionar as seguintes opções:
    • 0-Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF);
    • 1-Contratação do Frete por conta do Destinatário (FOB);
    • 2-Contratação do Frete por conta de Terceiros;
    • 3-Transporte Próprio por conta do Remetente;
    • 4-Transporte Próprio por conta do Destinatário;
    • 9-Sem Ocorrência de Transporte.

Observação: Até a versão 3.1 da NF-e tínhamos apenas 4 opções nesse menu, contudo, com a implementação da versão 4.0 da NF-e, foram adicionadas novas opções.

  • Quando utilizado NF-e 3.1, o código 3 será gerado como código 1 na NF-e. O código 4 será gerado como código 2 na NF-e.
  • Quando utilizado NF-e 4.0, serão mantidas os códigos conforme descrito acima na geração da nota.


  • Algumas regras quanto a Informações de Transporte:
    • Quando informado o valor, não será permitido selecionar a opção "9-Sem ocorrência de transporte";
    • Quando informado valor, por padrão será selecionado a opção "3-Transporte próprio por conta do remetente", permitindo que seja trocado pelo usuário se necessário;
    • Quando não informado valor, será permitido selecionas as opções "1, 2, 4 e 9".
    • Quanto ao "XML NF-e", será gerado no XML da NF-e as informações de "Frete por conta" conforme a opção selecionada.

PSICOTRÓPICOS

      Nas vendas de produtos controlados pelo SNGPC o sistema solicitará ao vendedor algumas informações exigidas e transmitidas a ANVISA, que são:

  • Produto: esse campo é preenchido automaticamente com o produto vinculado a venda.
  • CR e Médico: Informar o CR/UF do profissional que prescreveu a receita.
    • Devido ao fato de que o arquivo de exportação da ANVISA não suporta CRN - Conselho Regional de Nutrição, ao tentar informar um Nutricionistas na dispensação de produtos controlados pela vigilância sanitária, o sistema não permitirá a conclusão apresentando mensagem informativa.
  • Uso prolongado: somente estará disponível quando o produto selecionado estiver substância principal que gere informações ao SNGPC ou for antimicrobiana, se for SIM a validade máxima será de 90 (noventa) dias contados a partir da data atual.
  • Solicitar Receita: essa informação é preenchida automaticamente conforme configurações efetuadas nos programas "Tipo de Produto" e "Cadastro do Produto". (campo não editavel)
  • Vencimento dias: essa informação também é preenchida automaticamente conforme configurações efetuadas nos programas "Tipo de Produto" e "Cadastro do Produto". (campo não editavel)
  • UF/Receita: nesse campo deverá informar a Unidade Federativa (UF) da receita prescrita e na sequencia o número da receita apresentada pelo cliente ao farmacêutico, caso não tiver, o farmacêutico poderá deixar esse campo em branco que o sistema informará automaticamente um número de receita controlada pela farmácia de acordo com seqüência informada nos parâmetros do sistema. O sistema aceita até 16 dígitos no número da receita, isso porque o número da receita azul é maior que das receitas brancas.
    • Observamos que a informação da UF é importante pois alguns medicamentos de controle especial a receita só poderá ser dispensada no Estado emissor da mesma.
  • Qtde: informe a quantidade prescrita na receita, por padrão estará informada a quantidade dispensada na fita detalhe, o sistema validará que o valor deverá ser maior ou igual ao da fita detalhe.
  • Data prescrição da receita: Informe a data da receita apresentada pelo cliente ao farmacêutico. Essa data será transmitida ao SNGPC. Lembramos ainda que o vencimento da receita é de responsabilidade do farmacêutico e não do SoftPharma, portanto, o aceite ou não da venda com a receita apresentada é de responsabilidade do farmacêutico. Caso seja informada uma receita já vencida, no caso das vendas para Farmácia Popular, a venda poderá ser bloqueada.
  • Data e Vcto da Receita: informar a data da prescrição e do vencimento da receita. Quando a(s) data(s) informada(s) estiver(em) vencida(s) exibirá uma mensagem "Receita vencida há XX dias". E quando não estiver vencida: "Receita vencerá daqui há XX dias".
  • CID: Campo não obrigatório para fins de informar o código internacional de doenças.
  • Associadas: Essa informação é somente exigida ou solicitada quando a farmácia está exportando as informações de vendas com receituários aos institutos de pesquisas, não tendo relação nenhuma com o SNGPC.
  • Dados do Paciente: Informe os dados do paciente (em que será administrado o medicamento). Estas informações são exibidas nos relatórios de movimentação de psicotrópicos.
    • Nome: O sistema traz automaticamente o nome do cadastro de clientes. Caso o paciente do medicamento não seja o mesmo do cadastro de clientes essa informação deve ser alterada, pois estar informações são lançadas no controle de psicotrópicos que são enviados para a ANVISA. Esta informação é obrigatória.
    • Dt Nascimento: informe a data de nascimento do paciente.
    • Endereço; Nr. e Telefone: O sistema traz automaticamente o endereço informado no cadastro do cliente no campo "Endereço", podendo ser alterado conforme houver necessidade. Esta informação é obrigatória.
    • Sexo: informe o sexo do paciente.


  • Dados do Comprador: Informe os dados do comprador do medicamento. Estar informação são exportadas para a ANVISA pelo arquivo XML.
    • Nome: O sistema traz automaticamente o nome do cadastro de clientes, podendo alterar conforme a necessidade.
    • Tipo de Documento: O sistema traz automaticamente o tipo de documento apresentado pelo cliente à farmácia como sendo o seu RG, mas a ANVISA aceita todos os tipos de documentos apresentados nesta opção, podendo o vendedor selecionar o desejado e informar seu respectivo número. Lembramos que essa informação não é validada pelo SoftPharma, somente captamos essa informação e transmitimos ao SNGPC.
    • Documento: De acordo com o documento anteriormente selecionado, informe aqui seu número. O sistema traz automaticamente o número do documento informado no campo "Identidade" do cadastro do cliente. Esta informação é obrigatória.
    • Órgão Expedidor: Selecione o órgão expedidor do tipo de documento selecionado anteriormente.
    • UF: Informe o estado que foi expedido o documento informado anteriormente.

Importante!

      • Não é permitida a venda de itens psicotrópicos que estejam sem saldo em estoque, mesmo que o sistema esteja configurado para aceitar estoque negativo.
      • Mesmo que o sistema inteiro esteja parametrizado para que não repetir itens na venda, na venda de psicotrópicos os itens serão repetidos pois é necessário informar o lote de cada item.
      • se a data da receita estiver vencida, será exibida uma mensagem nesta tela informando desta situação, e o campo 'Data receita' é carregado com base na data informada no campo 'Data prescrição receita' para o primeiro produto da venda. Se a data atual for mantida ou alterada, a data será replicada para todos os produtos.
      • Os campos serão liberados conforme o tipo de produtos (psicotrópicos, antimicrobianos e uso veterinário), pois para cada um deles a ANVISA solicita determinadas informações.

1. Lotes & Vencimentos

      Toda a venda de produtos controlados e também de produtos vinculados a tipos de produtos que tenham controle de lotes e vencimentos, será verificada a quantidade existente em cada lote disponível no estoque e solicitado para que seja selecionado o lote e a quantidade que está sendo vendida. Caso a quantidade a ser vendida do produto ao cliente for maior que a existente em um lote, o vendedor deverá informar o produto e a quantidade do lote a ser vendido e depois informar o produto novamente e o outro lote vendido e sua quantidade.

Observações:

    • Quando a quantidade de um lote for vendida totalmente, o sistema automaticamente elimina o lote zerado do cadastro do produto.
    • Quando marcado o parâmetro "No controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos?" em Parâmetros (guia Estoque), no momento da venda de algum item que tenha controle de lotes, o sistema sugerirá a dispensa dos lotes mais antigos primeiro, exibindo uma mensagem ao usuário caso este tente dispensar lotes mais novos e solicitando que seja informada a senha de liberação de estoque para dispensar mesmo assim os lotes mais novos.

2. Posologia

      Para utilizar a impressão de posologias, é necessário primeiramente configurar uma impressora para a impressão das etiquetas de posologia em Parâmetros > Rótulos e Posologia. O usuário tem a opção de imprimir a posologia tanto na pré-venda quanto no caixa, no momento da finalização da venda. Caso tenha necessidade de informar uma posologia para cada item vendido deve ser configurada uma estrutura de posologia no Gerador de estrutura de posologia. A partir do momento em que a posologia é impressa na pré-venda, não é mais solicitada a impressão da mesma no caixa, no momento da finalização da venda.

      Quando utilizada impressão de posologia por item (com estrutura de posologia), o campo de digitação da posologia fica limitado ao tamanho do campo que está configurado na estrutura. Além disso, ao atingir o limite de caracteres em uma linha da estrutura, o texto a seguir é automaticamente direcionado para a próxima linha da estrutura. Pressionando Enter por duas vezes seguidas, automaticamente o foco vai para a tecla Ok, onde, se pressionado mais uma vez, fecha a tela de posologia.

      Quando a farmácia utiliza tele-entrega centralizada, é possível imprimir a posologia na finalização da venda, na filial destino da mercadoria, visto que as informações de posologia são enviadas juntamente com a pré-venda para que a impressão seja feita no caixa.

      Quando desmarcada a opção para "Emitir controle pré-venda", a pré-venda não é impressa e, automaticamente, a impressão da posologia é solicitada somente no caixa, no momento da finalização da venda.

      Caso a farmácia tenha estrutura de posologia por item, na tela de informação de CRM é preciso, sobre cada item, teclar F6 e registrar as informações que deseja que sejam impressas na etiqueta de posologia do item.

      Para realizar a impressão das posologias é preciso configurar a impressora de posologia como "Padrão Windows". Essa configuração é feita no Cadastro de Parâmetros (guia Impressoras).

MÚLTIPLOS VENDEDORES

      Para utilizar o processo de múltiplos vendedores em uma venda é preciso configurar o sistema para tal. Para isso, acesse os parâmetros do sistema, e na guia Vendas, marque a opção "Aceitar múltiplos vendedores na venda?". É interessante também marcar a opção "Pedir senha do vendedor ao iniciar a venda?" pois desta forma, um vendedor não terá acesso a alterar os itens lançados por outro, a menos que tenha sua senha. Esta alteração visa atender as necessidades dos clientes que desejam separar as vendas de perfumaria e medicamentos, por exemplo, onde a comissão da venda é paga para a perfumista e para o balconista.

Atenção: Para utilizar múltiplos vendedores é preciso entrar em contato com a SoftPharma para executar um processo de inicialização de vendedores – UPD156 - que deve ser feito manualmente.

      O processo deve funcionar da seguinte forma:

  • O primeiro vendedor abre uma pré-venda informando os itens que são de sua área. A partir de então, o cliente pode "circular" pela loja adquirindo mais produtos, que podem ser adicionados em sua pré-venda por outro vendedor, utilizando a opção "Editar pré-venda" (Ctrl + O na pré-venda). Dessa forma, cada vendedor recebe a comissão referente aos itens que adicionou à pré-venda do cliente.
  • Um vendedor não tem acesso a alterar as promoções negociadas por outro vendedor, nem tampouco editar ou remover os itens lançados pelo outro.
  • Quando utilizado o processo de múltiplos vendedores e desmarcado o parâmetro "Pedir senha do vendedor ao iniciar a venda", o sistema solicita apenas o código do vendedor, não sendo necessário informar sua senha.
  • No formato de múltiplos vendedores, o sistema utiliza o processo de repetir itens ao processar a venda, mesmo que o respectivo parâmetro esteja desmarcado nos parâmetros do sistema, visto que um vendedor não pode editar um item lançado por outro e este deve ser considerado um novo item, diferente do já adicionado.
  • Com relação aos descontos negociados, uma sugestão é que a farmácia trabalhe com a configuração de Desconto por Item, para evitar que um vendedor de Perfumaria, por exemplo, informe um desconto alto, interferindo nas negociações de Éticos ou Psicotrópicos.
  • Nos relatórios e nos lançamentos de nota fiscal em que a venda foi feita utilizando múltiplos vendedores, sempre é exibido o vendedor "990-VARIOS". Dessa forma é possível saber que houve mais de um vendedor, e deve-se emitir um relatório por item da nota, por exemplo, Espelho de Nota Fiscal, onde ao lado de cada item é mostrado o vendedor que o lançou.
  • Na Razão de Produtos, pós-venda e controle de Psicotrópicos, o sistema lança sempre o vendedor que fez a lançou o item na nota.

PBM'S

      Os PBM's são planos de beneficiamento de medicamentos e são promovidos pelos laboratórios aplicando descontos, benefícios ou bonificações às farmácias que possuem integração com os mesmos.

      As vendas para PBM's devem ser feitas apenas em Cupom Fiscal ECF, sendo que alguns permitem a utilização de pré-vendas. Para maiores informações acesse o manual de processos de Funcionamento dos PBM's.

INSTITUTOS DE PESQUISA

      Os institutos de pesquisa são empresas que fazem a coleta das informações das vendas de medicamentos a fim de produzir pesquisas e relatórios que permitem identificar perfis de compra de cada região, desempenho das farmácias, etc. Essas informações são ainda enviadas aos laboratórios para que os mesmos possam realizar parcerias com as farmácias conforme o perfil de venda de sua empresa.

      Para realizar a exportação de dados aos institutos de pesquisa é preciso que a farmácia configure o Cadastro de tipo de produto ou o Cadastro de Laboratório, marcando o Instituto para o qual deseja exportar as informações. Com isso, ao realizar uma venda com produtos deste tipo e/ou laboratório, serão solicitadas as informações de prescrição médica deste produto.

      Para maiores informações sobre os Institutos de Pesquisa, leia o manual de processos de Institutos de Pesquisa.

NF-e

      Se configurada como ambiente de Homologação, quando a série M1 estiver configurada para emissão de NF-e o sistema segue os mesmos passos da emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

NFS-e

      Antes da emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) é necessário que a farmácia proceda com a geração do Recibo Provisório de Serviços (RPS). O RPS corresponde a uma numeração sequencial crescente, devendo ser convertido em NFS-e no prazo estipulado pela legislação municipal que define a NFS-e.

      As vendas contendo serviços (ISS) e mercadorias (ICMS), podem ser realizadas de forma direta pelo programa "Vendas NFS-e" ou por meio das vendas: ECF, NF-e, NFC-e e S@T, o Softpharma gerará o RPS e posterior à venda o usuário deverá realizar o comando de envio do mesmo à Prefeitura para então a NFS-e ser gerada. Ou seja, o processo será o seguinte:

  • Durante a venda será gerado o RPS – Recibo Provisório de Serviço e em um segundo momento o usuário deverá acessar o programa "Gerenciador NFS-e" para efetuar o comando de envio dos RPS, registrados no sistema, para a Prefeitura e a mesma aprovar ou não a geração das NFS-e. Lembrando que para cada RPS será gerado uma NFS-e.
    • Para as vendas realizadas através do ECF ou pelo equipamento S@T, será permitido avançar a venda, contendo itens com ISS, sem discriminação alguma.
    • Nas vendas NF-e e NFC-e o sistema respeitará as parametrizações realizadas nos programas Configurações NF-e e Configurações NFC-e, referentes à permissão de venda conjugada:
      • Quando MARcado – Permitirá a emissão conjugada de mercadorias (ICMS) com itens ISS.
      • Se DESmarcado – Não será possível a inserção de itens ISS na venda de mercadorias.
  • A impressão do RPS será realizada em relatório gerencial. Esta forma de emissão da NFS-e é chamada de "emissão conjugada", ou seja, no cupom fiscal irá conter as mercadorias e os serviços, cada qual tributando conforme alíquota previamente definida, seja ICMS (mercadorias), seja ISS (serviços). A geração do RPS será realizada automaticamente, daí o nome de conjugada.

      Para o lançamento dos serviços podem ser utilizados os programas de pré-venda, orçamento ou de vendas diretas. As mudanças nas telas para ambos os programas são exatamente as mesmas. Estas alterações passam a ser vistas quando liberado o produto "48-NFS-e" para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade.

      Existe uma fita detalhe auxiliar na tela de vendas para a exibição dos itens de serviços e manipulação, inseridos na venda. Dessa forma fica mais fácil ao usuário analisar os itens de mercadorias e serviços da venda.

      Para a geração das notas contendo itens ISS é necessário que o cliente esteja cadastrado na base de dados, não sendo possível a emissão para o cliente Balcão. Esta validação deve acontecer porque, para a emissão da NFS-e é obrigatório que o sistema disponha de determinadas informações, como CPF, endereço do cliente, etc.

      Após o lançamento dos serviços na tela de venda, na impressora é registrado o cupom/nota fiscal e um relatório gerencial com as informações do RPS para os serviços prestados. Para isso é necessário que na impressora e no SoftPharma tenha sido cadastrada a alíquota de ISSQN correspondente.

      O RPS não representa a venda do serviço, mas sim um recibo que será convertido em uma NFS-e. Esta conversão ocorre a partir da transmissão do RPS e aprovação por parte do órgão municipal (Prefeitura).

      Para a geração de um RPS é preciso que o serviço esteja configurado com todas as informações obrigatórias à venda de prestação de serviços. São elas: código da atividade, natureza de operação, CNAE (conforme publicação realizada pelo município), código de tributação municipal e alíquota de ISS. Esta configuração é feita no programa Cadastro de produtos.

Saiba Mais

  • Como configurar as vendas para quantidade 1 automaticamente?

Acesse o Cadastro de Parâmetros (guia Vendas) e desmarque a opção "Pedir quantidade na venda".


  • Como bloquear os descontos de determinado tipo de produto?

Acesse o cadastro de tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:

      • "Liberar desconto no balcão"  - Para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.
      • "Liberar desconto no convênio tele entrega" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.
      • "Liberar desconto no cheque pré-datado" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.

Se o sistema estiver configurado para "repetir itens" na venda - Esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema estiver com a Guia 1 do programa "Cupom Fiscal" DESmarcada. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Nota Fiscal M1 - FAT104" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.
  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele-entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele-entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.
  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.
  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo *est198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F4 ou F6), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.
  • Com um duplo clique em um item do view e a guia 01 estiver desmarcada, apenas os campos % Desconto e Quantidade podem ser editados, porém o item não pode ser excluído.
  • Para venda direta em NF-e será permitido que o usuário altere o preço de venda o item quando a filial possuir o produto "67 – Integração VTex" e/ou "77 - Integração Redes Associadas/Vannon" liberados e a guia 01 desmarcada.
  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.
  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.
  • Desmarque a guia 4 para que, ao excluir um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.
  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).
  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.