Neste relatório, a farmácia informa qual é o convênio que desejar fazer o fechamento, e o sistema relacionará todos os clientes que compraram na farmácia com seu saldo devedor.

O fechamento só acontecerá quando o mesmo for feito oficialmente, caso contrário, o relatório pode ser emitido quantas vezes forem necessárias.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Relatórios > Contas a Receber > Fechamento de Convênios

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultas
ALT + I:Para Imprimir
ALT + F:Sair

Configurações por Usuário 

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários através do menu Parâmetros > Usuários, informando o usuário que deseja configurar.

Na aba "Módulos", selecione a categoria "004 Relatórios" e localize a opção "Fechamento de Convênios".


Figura 01 - Cadastro de Usuários


Selecione a opção "Consulta Produtos" e  clique em  para que o usuário informado tenha acesso ao programa.

Feito isso, clique em .


Figura 02 - Configurações de Acesso ao Programa


Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guias

  • Desmarque a Guia 1 para liberar o desconto associação somente para os produtos que não estão em promoção (default é para todos os produtos vendidos). "observação" o sistema considera produtos em promoção para os produtos que em seu cadastro tenha no campo "% promoção" liberado a seguinte regra: "Quando comprar maior ou igual a 1 qtde... X % de desconto";
  • Desmarque a Guia 2 do programa Fechamento de Convênio para o usuário, o sistema emite o relatório imprimindo o CPF do cliente no lugar do RG;


Relatório Fechamento Convênio

Para acessar o Relatório de Fechamento de Convênio, vá até o menu Relatórios > Contas a Receber > Fechamento de Convênios.


Figura 03 - Fechamento de Convênio


Nesta tela é necessário que o usuário selecione as filiais desejadas, em seguida, informar o tipo de relatório, se: Analítico (emite as compras totalizadas, e sai logo abaixo a nota que o cliente comprou) ou Sintético (emite as compras dos clientes totalizadas).

Deve ser selecionado o tipo de filtro, se por: (convênio ou clientes). Quando selecionado por cliente deverá informar a matrícula do cliente no convênio ou buscar o cliente através do "F2".

O usuário deverá informar o intervalo de convênio/cliente, caso desejar emitir o fechamento "geral",  informe somente os intervalos descritos a seguir. São apenas informados os clientes e/ou convênios que estiverem cadastrados no sistema com situação normal, bloqueado e suspenso.

Selecione os tipos de convênio que deseja fazer o fechamento, selecionando aqui os tipos de convênio sem informar o intervalo de códigos é possível fazer, simultaneamente o fechamento de todos os convênios daquele tipo. Por padrão, vem desmarcado apenas o tipo particular, pelo fato deste convênio geralmente ser fechado individualmente por cliente.

Selecione o filtro de data, por: data de fechamento ou data de emissão. 

Em sequência, informe o intervalo de data de emissão/fechamento, conforme selecionado anteriormente.

Se o usuário desejar emitir em anexo ao relatório de fechamento de convênio a relação dos produtos que cada cliente comprou no mesmo período do fechamento, marque o campo imprimir relatório com produtos, caso desejar trazer o NCM dos produtos, marque a opção imprimir NCM.

O campo quebra de página, possibilita que o usuário selecione como gostaria que o relatório fosse ordenado, podendo ser:

  • Nenhuma: ao selecionar essa opção o relatório será apresentado como é atualmente;
  • Cliente: nessa opção os produtos serão agrupados por cliente, buscando a informação de quais produtos cada cliente do convênio que comprou no período estipulado na pesquisa e ainda com o valor pago pelo mesmo;
  • Convênio: ao selecionar essa opção os produtos serão agrupados por convênio, ou seja, mostrará os produtos que foram adquiridos. O relatório apresentará a quantidade, produto e o valor total dos mesmos, não será apresentado o preço unitário da venda, pois poderão ocorrer alterações de preço no determinado período. Por exemplo: reajuste de preços;

O campo imprimir indicativo de receita será habilitado quando estiver marcado o campo "imprimir relatório com produtos?", e quando selecionado imprimirá uma coluna indicativa se a venda foi feita com prescrição médica ou não.

Quando no campo tipo de relatório estiver selecionado a opção "analítico" e o tipo de filtro  por "cliente", o campo imprimir dependentes ficará disponível, quando marcado serão impressos todos os títulos de compras realizadas pelos clientes e posteriormente serão agrupados os títulos por dependente, desta forma será identificado qual é o dependente responsável por determinadas compras.

Para emitir uma relação das requisições com seus números de valores respectivamente, marque o campo correspondente em tela "imprimir número de requisição?" esta opção é usada para as farmácias que utilizam no cadastro de convênios as requisições como obrigatórias.

Para ordenar o relatório por matrículaimprimir a conta contábil do cliente no relatório, imprimir recibo de entrega, marque os respectivos campos informado em tela no programa. 

O fechamento de convênio apenas será efetuado se marcado o campo "processar oficial gerando chave de convênio?", caso contrário só emitirá o relatório quantas vezes forem necessárias, marcando como oficial, a partir deste momento o usuário não conseguira alterar os títulos que foram fechados e será gerado um título "virtual" para o convênio que fica disponível para pagamento no programa de "Pagamento de Convênios".

O programa de "Fechamento de Convênio" tem opção de emitir a 2ª via do relatório de fechamento, boleto e geração do arquivo texto para o convênio .Para o usuário poder alterar novamente algum convênio ou título que foi fechado, deve acessar o programa de fechamento de convênios, "estornar" o fechamento, alterar o que for necessário e refazer o fechamento.


Na impressão do relatório, onde é mostrada a descrição "(Mnl)", indica que este título foi incluído manualmente na conta do cliente.

Quando venda parcelada, o sistema imprime no relatório de fechamento de convênio, além do número da parcela, também o número total de parcelas em que foi feita a venda. Por exemplo: para uma venda feita em três vezes, no relatório do primeiro fechamento seria impresso "1/3", no segundo fechamento "2/3" e no último fechamento "3/3".


Ao realizar o fechamento do convênio o sistema verifica se a data de vencimento configurada no cadastro do convênio é 28, 29, 30 ou 31. Caso caia em algum desses dias, verifica ainda se no mês em questão o calendário possui esta data. Se não houver no calendário o dia correspondente, a data de vencimento é fixada no último dia do mês, conforme seu calendário.