Figura 01 - Erro de Classe Terapêutica


Solução Rápida
  • Verificar se o cadastro do Controle Especial no cadastro do produto foi alterado entre o período da entrada e o da venda.
  • Corrigir no cadastro do produto na aba Outros Dados na seção Diversos na opção Controle Especial, porém se isso não for possível:
    • Encerrar o Inventário na Anvisa e refazê-lo;
    • Aguardar o término do estoque do produto e corrigir o cadastro na próxima compra.


Solução Detalhada

Esse problema ocorre devido ao produto estar sendo enviado ao SNGPC com o controle especial diferente do que esta no inventário inicial, por exemplo, se um produto for enviado no inventário inicial como controlado e futuramente for alterado para antimicrobiano, ou vice- versa acaba gerando esse erro.


01 - Para corrigir o problema abra o cadastro do produto (menu Cadastros > Produtos > Produtos, ou pelo botão   na barra de menu rápido), e filtre o produto com o erro e vá até a aba Outros Dados na seção Diversos na opção Controle Especial.

 

Figura 02 - Cadastro de Produtos - Aba Outros Dados


02 - Se o produto voltou com o erro em questão e em seu cadastro está como Antimicrobiano (SNGPC) então deve ser alterado para Controlado, para isso no campo "controle especial" coloque "sem controle especial", vá na aba Dados e no grupo do produto, coloque um grupo de controlados, se no cadastro ele estava como controlado, então retire ele do grupo, vá na aba Outros Dados e coloque no campo "controle especial", o valor "Antimicrobiano (SNGPC)".


03 - Porém caso o controle especial dele realmente esteja errado na Anvisa, então a correção deve ser feita através da finalização do inventário e transmissão de outro.