O Portal da Nota Fiscal Eletrônica passou por algumas mudanças significativas nos últimos dias, causando alguns transtornos para os usuários do Linx Big no momento da digitação do DANFE para importação dos dados da NF-e.

O sistema disponibiliza uma opção de digitação do número do DANFE no ato da entrada de mercadorias (menu Operacional > Entrada / Compra, selecione o fornecedor e pressione a tecla F11 - Importar NFe, desta forma, sendo possível a captura dos dados da NF-e diretamente do site da SEFAZ, bastando informar a chave da NF-e e o código da imagem que aparece.

 


Figura 01 - Importação NF-e - Digitação Número do DANFE

 

Entretanto, não é só o Linx Big que possui essa facilidade, outros sistemas de empresas de variados setores também trabalham com esse tipo de opção, o que estava ocasionando uma grande sobrecarga no site da SEFAZ, devido à massa de acessos simultâneos. 

A fim de acabar com essa sobrecarga, o portal foi alterado de forma que não será mais possível capturar os dados da nota como antes, pois, os campos foram convertidos em imagens, o que estava fazendo com que algumas informações ficassem zeradas no Linx Big, após a importação dos dados.

Por esse motivo a opção de Digitar o número do DANFE será descontinuada, devendo os usuários, a partir de agora, optarem pela opção Importar arquivo XML, que é o arquivo que deve ser enviado por e-mail ou disponibilizado para ser baixado pelo próprio emitente, neste caso, o fornecedor da mercadoria.

De acordo com a Legislação, tanto o emitente quanto o destinatário devem possuir esse arquivo XML armazenado digitalmente, para que possa ser apresentado quando solicitado.

Segue abaixo texto transcrito da Legislação:

Conforme Cláusula décima do AJUSTE SINIEF 07/05, o emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.

Caso as empresas não guardem os devidos arquivos estarão passíveis de autuações, pois a fiscalização vai exigir o arquivo em caso de fiscalizações.

O prazo para guardar os arquivos é de 5 anos de calendários fechados mais o ano corrente.

Utilizando a importação dos arquivos pelo Linx Big, fica garantido que os XML's serão armazenados em banco, havendo até mesmo backup dos mesmos.

Sendo assim, quando forem solicitados pelos órgãos fiscais, será mais fácil resgatá-los para apresentação.