Normalmente a emissão própria de entrada é utilizada quando o prazo de cancelamento de uma emissão de nota fiscal de saída é ultrapassado.

Passo 01

Para emissão da nota de entrada pelo Linx Big realize o cadastro da Operação Fiscal no menu Cadastros > Fiscais > Operações Fiscais > Edição.

Figura 01 - Cadastro de Operações Fiscais

Sempre selecione o Tipo Entrada e marque a opção Emissão Própria.

Toda informação fiscal a ser cadastrada deve ser solicitada ao contador, inclusive o CFOP, CST PIS e COFINS e CST ICMS/CSOSN na aba CST/CFOP.

Na Tela inicial existem algumas opções para marcar, como Tributar ICMSTributar ICMS ST, essas informações são preenchidas apenas se na nota precisar sair tributação em determinados itens, onde deve ser verificado a configuração tributária (Cadastros > Fiscais > Configurações Tributárias).

Antes de qualquer inclusão de alguma informação fiscal confirme o preenchimento destas opções com a contabilidade. 

Passo 02

Deve ser cadastrado a Série para esta operação no menu Configurações > Configurações Nota Fiscal > Cadastro de Serie.

Informe o modelo (55 para emissão eletrônica e 01 para bloco manual), informe a Série na qual a numeração será compartilhada, informe a Operação (Outras Operações) e somente marque a opção Utilizar NF-e se o cliente realmente emitir nota fiscal eletrônica.

Passo 03

Vá até o menu Operacional > Emissão de Notas Fiscais de Outras Operações > Produtos, informe a operação tribuária cadastrada no campo Operações, incluía o fornecedor e os itens da nota e salve a nota, (se o cliente emitir Nota Fiscal Eletrônica, selecione o certificado) e a nota será emitida.