O relatório dedo duro, tem por objetivo trazer a comparação entre o valor que foi praticado na venda o que havia no cadastro.

Os relatórios ficam no menu Gerencial > Dedo Duro.

Existem dois modos de Relatório:

  • Analítico
  • Sintético

Modo analítico


Figura 01 - Dedo Duro Analítico


Primeiramente deve-se selecionar os produtos que vão entrar na seleção:

  • Produtos com Desconto Automático,
  • Produtos com Desconto Manual,
  • Produtos sem Promoção e
  • Produtos com Promoção.


Em seguida deve-se marcar os grupos de produtos (F5 - Marca/ F6 - Marca Todos/ F7 - Desmarca Todos).

Em seguida tem a opção se deseja ver somente de um balconista, e exibir somente os ativos no cadastro.

Por fim selecione o período para o relatório.

O relatório traz os dados:

  • Data e Hora da venda, 
  • Número de Lançamento, 
  • Código da Empresa (caso seja venda a vista estará em branco), 
  • Produto, a Quantidade, 
  • Preço do Cadastro e 
  • Preço Praticado (ambos unitários), 


Os dois próximos campos "Tot. Cad." e "Tot. Prat." correspondem ao valor unitário multiplicado pela quantidade vendida, os dois últimos campos correspondem ao valor de diferença (em valor e em percentual), o SubTotal é a somatória dos valores apenas do usuário, e o campo "Totalização" corresponde a soma de todos os usuários.


Figura 02 - Relatório Dedo Duro - Analítico

Modo sintético


Figura 03 - Dedo Duro Sintético


O modo sintético, além de possuir os mesmos filtros, permite também que seja filtrado as empresas.

Por padrão, a visualização das vendas a vista e a prazo são separadas, porém pode ser desfeita essa opção, também pode ser selecionado o grupo.

Os campos dos relatório, correspondem ao valor total de cadastrado e praticidade, e a diferença entre ambos, em valor e porcentagem, é feito a separação entre vendas a vista e a prazo, ordenado por usuário e agrupado por grupo de produto.


Figura 04 - Relatório Dedo Duro - Sintético