Para saber detalhes das operações  clique no tópico desejado.

- Emissão de DANFE na transferência

Para iniciar o processo vá ao menu Operacional > Transferência, informe a filial ou loja, que já deve estar cadastrada, uma observação e no campo Barras/Nome (F2) o(s) produto(s).



Figura 01 - Transferência Entre Filiais


Para emissão de NF-e de transferência, é necessário que os CNPJ´s das lojas sejam contínuos.


Após  clicar em , o sistema irá abrir a tela de emissão de nota e acionar o certificado ao salvar.

Quando  clicar em  no certificado, o DANFE será exibido, e caso alguma informação ou alguma parte anterior do processo tenha falhado, uma mensagem de erro será exibida onde cada erro pode se referir a uma advertência.

No final desse arquivo poderá ser visto no Anexo A, os possíveis erros e soluções para os mesmos. 


- Emissão de DANFE para empresa/cliente (notas fiscais de referência ao cupom fiscal (ECF))

As empresas que exigem a nota fiscal para seus convênios com as drogarias, não podem simplesmente pedir apenas a nota fiscal.

Faz-se necessário a impressão do cupom fiscal, e posteriormente, a impressão da nota fiscal de Referência ao cupom fiscal.

O código de operação fiscal utilizado é o 5.929 - Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal.

Abaixo segue o procedimento para emissão deste tipo de nota, geralmente emitidas no fechamento do convênio.

Para iniciar o processo, vá ao menu Operacional > Notas Fiscais > Emissão de Notas Fiscais de Referência, e selecione a empresa e o período que deseja para que o DANFE seja gerado com os valores devidos, conforme mostra o exemplo abaixo.


Importante que todos os dados cadastrais da empresa (destinatário) e/ou cliente estejam devidamente preenchidos, em seus respectivos cadastros.



Figura 02 - Notas Fiscais de Referência (Com Empresa Definida)

Para imprimir a(s) nota(s) selecione-a(s) com o botão F5 ou F6 e  clique em ou atalho F10 e será exibido o Certificado digital e o DANFE.

E assim que confirmar, serão apresentados os produtos e demais dados da nota fiscal onde é necessário salvar.


Para imprimir notas sem definir a Empresa (Vendas à Vista) siga os procedimentos do artigo Impressão de Notas Fiscais para Venda ao Consumidor.

Caso algum erro ocorra durante a geração do DANFE, consulte o Anexo A, citado anteriormente para obter a resolução do problema.

- Emissão de DANFE para devolução ao fornecedor

Da mesma forma que os fornecedores emitem notas dos produtos para as lojas, quando uma empresa está qualificada à emissão de NF-e, esta deverá efetuar o processo de devolução através de Nota Fiscal Eletrônica.

Para isso vá ao menu Operacional > Devolução (Fornecedor), informe o nome do fornecedor e o número da nota em que existem os produtos a serem devolvidos.

Em seguida informe a quantidade que será devolvida.


Figura 03 - Devolução de Produtos ao Fornecedor


Este processo pode ser desfeito a qualquer momento pelo menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ao efetuar o cancelamento o sistema chamará o certificado digital para efetuar o cancelamento também no portal da Nota Fiscal Eletrônica.

- Emissão de DANFE para devolução ao cliente

A cada cancelamento de venda efetuada ao cliente, deverá ser emitido um DANFE referente à venda cancelada para que seja feita a devolução.

Para isso vá ao menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, localize a venda efetuada e realize o cancelamento convencional (Cancelar Lançamento - F5).

Observe na tela abaixo, que será exibido o botão .


Figura 04 - Devolução ao Cliente


Poderão ser geradas as notas tanto selecionando a linha com valor positivo quanto com valor negativo (conforme exemplo da Figura 04), pois internamente o sistema é capaz de identificar quais valores utilizar para compor a nota.

Ao pressionar o botão para geração da nota será exibida a seguinte tela:


Figura 05 - Seleção de Produtos da Nota de Devolução


Após marcar quais produtos serão devolvidos, confirme-os e finalize conferindo os dados na nota que será gerada e após salvar a mesma o DANFE será emitido.

Assim como nos processos anteriores, se for apresentado algum erro, o mesmo poderá ser consultado no Anexo A.


- Emissão de DANFE no lançamento de perdas

Depois de informar, no Lançamento de Perdas, o código de barras do produto, uma observação, um fornecedor válido e os produtos com seus respectivos motivos de perda e lotes, conforme o exemplo abaixo, pode-se gravar a operação e em seguida o DANFE será emitido.


Figura 06 - Emissão de DANFE no Lançamento de Perdas


Ao gerar o DANFE pode ser que aconteçam os seguintes erros:

→ dVal - Data de validade inválida ou inexistente no cadastro do produto;

→ dFab - Data de fabricação inválida ou inexistente no cadastro do produto;


Para corrigir é necessário cancelar a perda e ir ao Cadastro do Produto e alterar a data errada (pode ser usado o atalho F10 no Cadastro de Produtos), em seguida o produto poderá ser inserido novamente na perda.


- Emissão de notas de remessa para conserto

Conforme Figura 07 abaixo:


Figura 07 - Nota fiscal de Remessa para Conserto


Ao  clicar na "lupa" é possível escolher o cadastro do fornecedor, o qual irá receber o produto para manutenção.

Os dados do produto são inseridos manualmente, onde:


- Emissão de DANFE para outras operações

Após acertar/efetuar todos os cadastros de operações e configurações tributárias, poderá ser feita a emissão das notas de algumas operações, como: Bens do Ativo e Produtos, conforme será mostrado abaixo.


Não será possível a emissão de nenhuma nota por meio desses módulos sem antes efetuar todas as configurações tributárias, todas elas serão necessárias e utilizadas neste momento.

É necessário que seja cadastrada uma série específica para a emissão dessas notas fiscais, que é a série de "Outras Operações", conforme já foi mencionado nos tópicos anteriores.

Para a emissão de notas, tanto de Bens do Ativo quanto de Produtos, a operação fiscal deve ser do tipo Saída, lembrando apenas que para Bens do Ativo, deve estar com o campo correspondente marcado e para Produto, o contrário, não deve estar com essa opção marcada, senão a operação fiscal não será exibida.

- Notas Fiscais de outras operações - Bens do ativo

Depois de cadastrar os bens do ativo e desejar emitir notas para os mesmos, vá ao menu Operacional > Notas Fiscais > Emissão de Notas Fiscais de Outras Operações > Bens do Ativo e será exibida a seguinte tela:


Figura 08 - Emissão de Notas Fiscais de Bens do Ativo


Informe a Operação Fiscal do tipo Saída, previamente cadastrada e os dados de sériedatas de emissão saída/entradahorário saída/entradaemitenteUFCNPJ/CPF, já serão preenchidos automaticamente.

Informe o Cliente, pois, trata-se de uma operação de saída, (se fosse de entrada deveria ser informado o Fornecedor) e também serão preenchidos automaticamente os campos UF, CNPJ/CPF e IE/RG.

No campo Pesquisar informe o nome do Bem Ativo também cadastrado previamente.

Também é possível ratear os valores entre os itens adicionados à grade, para isso selecione no botão  ou atalho F9 e será aberta a seguinte tela:


Figura 09 - Rateio de Valores


Informe os valores de frete, outras despesas acessórias e desconto e ao confirmar com ou F3, será feito o rateio em cada item conforme sua representatividade no total da nota fiscal.

As teclas de atalho F2F3 e F4 são apenas para colocar o foco do cursor nos campos Operação, Destinatário e Pesquisar respectivamente.

Os cálculos tributários serão efetuados de acordo com as configurações feitas em todos os cadastros anteriores.

Se desejar saber como está sendo feita a composição dos cálculos, caso tenha alguma informação incorreta e queira corrigir, pressione a tecla F11 - Saiba de onde vem os cálculos conforme destaque na Figura 09 acima e será exibida uma tela semelhante a Figura 10  abaixo:


Figura 10 - Composição dos Cálculos 


As informações dessa tela poderão ser variáveis, pois, dependerão exclusivamente de cada configuração feita nos cadastros explicados no artigo principal, Novas Configurações/Operações Fiscais.

- NOTAS FISCAIS DE OUTRAS OPERAÇÕES - Produto

Emissão de Notas Fiscais de Produtos (Operacional > Notas Fiscais > Emissão de Notas Fiscais de Outras Operações > Produtos) é bem semelhante a de Bens do Ativo, a diferença básica é que neste serão informados os produtos do Cadastro de Produtos.


Figura 11 - Emissão de Notas Fiscais de Produtos


Todos os requisitos necessários (configurações tributárias), para a emissão de notas de Bens do Ativo, também serão utilizados para essa emissão, exceto o cadastro de bens do ativo.

Aqui nessa tela também serão encontrados os mesmos recursos da outra tela de emissão de notas apresentada anteriormente como: Rateio de impostos (F9)Composição de cálculos (F11)Atalhos para foco (F2, F3 e F4) etc.


O produto poderá estar cadastrado com os tipos: Mercadoria p/ Revenda, Material de Uso e Consumo ou Serviço que as notas poderão ser emitidas normalmente para qualquer um desses tipos

- Emissão de DANFE pelo módulo vendasNFe.exe

O módulo de vendas diretas para outro CNPJ chamado VendasNFe, nada mais é do que uma tela de vendas apta à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.

Esse módulo tem um custo adicional mensal para a loja, portanto, deve ser consultado e explicado ao cliente para sua prévia autorização.

Sem esse módulo, o cliente ficará limitado às emissões realizadas dentro do Linx Farma Big.

Abaixo a Figura 12, mostra o visual da tela de VendasNFe, note a descrição em amarelo: Nota Fiscal (confirmando que este executável serve para emissões de Notas Fiscais).


Figura 12 - Vendas NF-e


De modo geral o módulo funciona exatamente como a tela de vendas convencional, entretanto, exige alguns requisitos para ser 100% utilizável, conforme segue abaixo:

→ Cadastrar os CFOP's com a operação Venda (Cadastros > Fiscais > CFOP's);

→ Cadastrar uma Operação Fiscal de Venda (Cadastros > Fiscais > Operações Fiscais);


O Cliente para qual a venda for efetuada deve estar com os dados cadastrais corretos como: Nome/Razão, CNPJ/CPF, IE/RG e dados do endereço de entrega, principalmente a UF para efeito de calculo de Imposto (Cadastros > Clientes);

Centros de Distribuição que utilizarem vendas com substituição tributária deverão ter os percentuais definidos nos grupos dos produtos (Cadastros > Produtos > Grupos > aba Substituição Tributária) ou diretamente nos produtos (Cadastros > Produtos > Produtos > aba Substituição Tributária).


No módulo VendasNFe sempre será obrigatório identificar o cliente na venda.

Não haverá venda ao consumidor

Anexo A

Nota fiscal eletrônica - possíveis erros de cadastro

Identificação da NF-e:

natOp - Descrição do CFOP
 
Emitente da NF-e:

CNPJ - CNPJ do emitente
xNome - Razão social do emitente
xLgr - Endereço do emitente
nro - Número do endereço
xBairro - Bairro do endereço
cMun - Cidade do emitente
xMun - Cidade do emitente
UF - Estado do emitente
CEP - CEP do emitente
Fone - Telefone do emitente (máximo 10 caracteres)
IE - Inscrição estadual do emitente

Destinatário da NF-e:

CNPJ - CNPJ do destinatário
xNome - Razão social do destinatário
xLgr  - Endereço do destinatário
nro - Número do endereço
xBairro - Bairro do endereço
cMun - Cidade do destinatário
xMun - Cidade do destinatário
UF - Estado do destinatário
CEP - CEP do destinatário
Fone - Telefone do destinatário (máximo 10 caracteres)
IE - Inscrição estadual do destinatário


Os campos necessários do emitente e destinatário são iguais, então quando alguma divergência ocorrer em um dos campos mencionados acima, checar nos dois tipos de cadastro.


Produtos da NF-e:

cEAN - Código de barras do produto
xProd - Descrição do produto
NCM - Código NCM do produto
genero - Gênero do produto
CFOP  - CFOP do produto
uCom - Unidade de comércio do produto
uTRIB - Unidade de comércio do produto
CST - Código de Situação Tributária
pRedBC - Percentual de redução da base de cálculo
pICMS - Percentual referente ao cálculo da base do ICMS
pICMSST - Percentual referente ao cálculo da base do ICMS por Substituição Tributária
pMVAST - Percentual do IVA


O campo CST representa 3 campos no cadastro de produtos do Linx Farma Big.

Ele pode ser o "Sit. Trib.", "CST PIS" ou "CST COFINS".

Portanto quando acusar erro neste campo no layout do arquivo XML gerado pelo sistema, conferir estes 3 campos.

Manutenção de notas fiscais

Dentro da tela principal de Manutenção de Notas Fiscais (menu Operacional > Notas Fiscais > Manutenção de Notas Fiscais) existe o botão , ao selecionar esse botão serão exibidas as opções conforme Figura 13 abaixo:


Figura 13 - Opções da Manutenção de NF


Cancelamento de NF

Para cancelar uma nota fiscal eletrônica há um período determinado por cada SEFAZ de estado.

Verifique na própria SEFAZ do estado do cliente esse período.


Exclusão de NF

Após Cancelar a nota, ela pode ser excluída. 


Alteração linear

Esta opção é utilizada para atualizar dados das notas de entrada.


Buscar retorno NF-e

Pode ocorrer de o Sefaz do estado estar instável e com isso não ser possível buscar o retorno da nota no momento da emissão.

Apresentará a mensagem no momento da emissão que não foi possível buscar o retorno.

Isso não quer dizer que a nota não foi emitida e deverá emiti-la novamente, apenas quer dizer que não foi comunicada ao SEFAZ, sendo assim é necessário buscar o retorno manual neste menu.


Imprimir Danfe

Imprime o Danfe novamente na tela, para visualização ou reimpressão da nota.


Inutilizar número da NF-e

Esta opção não é mais utilizada por este menu.. é utilizada pelo menu Operacional > Notas fiscais > Inutilizar números da NFe.


Figura 14 - Inutilizar Número da NF-e


  • Número Inicial: Primeiro número a ser pulado
  • Número Final: Último número a ser pulado
  • Série: Escolha a série utilizada na emissão
  • Justificativa: Motivo pelo qual estes números foram pulados.

EXEMPLO 1:

Suponha que a NF número 10 foi pulada... Com isso o número inicial e número final serão 10.

EXEMPLO 2:

Suponha que as NFs números 10 e 11 foram puladas... Com isso o número inicial será 10 e o final será 11.

EXEMPLO 3:

Porém caso as NFs números 10 e 12 forem pulados... Não é possível inutilizá-los como no Exemplo 2 acima. Ou seja, eles devem ser inutilizados separadamente.

  • Número inicial 10 e final 10
  • Número inicial 12 e final 12


Enviar NF-e por e-mail

Esta opção é utilizada para enviar o XML para o e-mail do destinatário da nota.

Para isso a configuração da Filial precisa estar correta.

Entre no menu Configurações > Filiais > Dados da Filial/Contabilista nos campos "Dados para envio da NF-e".


Figura 15 - Configurações Filiais - Dados do E-mail para Envio de NF-e

  • Email NFe: Email da drogaria
  • Senha: Senha utilizada para acessar este e-mail da drogaria
  • Host e Porta: são configurações particulares do provedor do e-mail.
  • Ao  clicar no botão , será exibido alguns exemplos de host e porta, exceto o provedor hotmail que não possibilita mais esse processo, devido a bloqueios.


Importar Xml NF-e

Esta opção é utilizada para importar o XML da nota emitida para consulta no manutenção de notas fiscais.

No momento da emissão pode ocorrer algum erro, fazendo com que a nota não fique disponível para consulta nesta tela.


Gerar PDF Danfe

Ao gerar o PDF do DANFE, o mesmo é salvo por padrão na pasta do sistema. Normalmente encontrada em C:\SistemaBIG.


Gerar carta de correção eletrônica (CC-e)

Geração de carta de correção eletrônica, para saber mais sobre o procedimento completo Alterações da carta de correção eletrônica - CC-e.