A partir da versão 2.4.5.0 de 02/08/2016 foi adicionado um bloqueio para exclusão de clientes que contenham histórico de vendas.

Por padrão essa operação de exclusão de clientes com histórico de vendas será bloqueada, sendo necessário a liberação de permissão de supervisor que será explicada abaixo.

A operação de exclusão de cliente com contas a receber em aberto permanece proibida.

Clientes sem contas a receber em aberto e sem nenhum histórico de vendas permanece liberada mediante NOVA permissão do cadastro de grupo de usuários.


Ao tentar efetuar a exclusão do registro do cadastro do cliente no menu Cadastros > Clientes ou através do botão  na barra de menu rápido, será exibida uma mensagem de confirmação da exclusão do registro.


Figura 01 - Confirmação de Exclusão 


Ao  clicar no botão  (sem a permissão configurada) será retornado o aviso que não é possível excluir o cliente, com o caminho para as configurações necessárias para tal procedimento.


Figura 02 - Aviso de Exclusão de Cliente


Inicialmente a Filial deverá estar habilitada para permitir a exclusão de clientes, para isso vá até o menu Configurações > Filiais > Convênio e no canto inferior direito marque a opção "Permitir excluir cadastros de clientes com histórico de vendas (Somente com Senha Supervisor)" na seção Exclusão de Clientes.


Figura 03 - Configurações de Filiais Aba Convênio


Salve a configuração no botão  ou através das teclas de atalho Ctrl + G.

Em seguida vá até o menu Cadastros > Usuários > Usuários filtre o usuário desejado e vá até a aba Permissões Supervisor e localize a permissão PERMITIR EXCLUSÃO DE CLIENTES COM HISTÓRICO DE VENDAS.


Figura 04 - Cadastro de Usuários


Salve a alteração no botão  ou através das teclas de atalho Ctrl + G.

Também será necessário liberar no grupo do usuário a opção para exclusão de cadastro de clientes, para isso vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuário, filtre o
grupo desejado e na aba Edição (F2) selecione a opção em destaque na figura abaixo:


Figura 05 - Cadastro de Grupo de Usuários


Terminada essa última configuração o usuário (que seja supervisor) terá a possibilidade de excluir o cliente mesmo que possua histórico de vendas, porém essas liberações serão gravadas no relatório "Supervisor - BOM DIA".

Ao tentar excluir o cliente que não possua contas a receber em aberto, porém com histórico de vendas será exibida a mensagem abaixo, solicitando a senha de supervisor do usuário que liberará a exclusão.


Figura 06 - Liberação do Supervisor