Foi adicionado ao Cadastro de Produtos um campo específico para definir o status do produto, inativo ou não.

Esta configuração já existia, porém, utilizava-se o campo indevido, no caso, campo Tipo.

Essa configuração precisou ser alterada devido as validações realizadas no Cadastro de Produtos e também devido a geração do arquivo SPED Fiscal.

O campo criado chama-se Inativo e possui os valores Sim (produto inativo) e Não (produto ativo).



Figura 01 - Campo Inativo

Certifique-se que se o produto for inativado, o mesmo não deve possuir estoque.


No campo Tipo foram trocadas as opções para definição de cada produto.

Agora poderá ser escolhido entre: Material de Uso e Consumo, Mercadoria para Revenda ou Serviço.

O produto deverá ser classificado como Material de Uso e Consumo quando for para consumo interno da loja, por exemplo: algodão, álcool, produtos de higienização e limpeza em geral etc.

Neste caso, esses produtos não terão movimentação, ou seja, não serão contabilizados em estoque, não poderão ser feitos cancelamentos nem devoluções e não entrarão no acompanhamento de produto.

A opção Mercadoria para Revenda deve ser utilizada para substituir a opção Produto que existia antes para diferenciar Inativos e Serviços.

No geral, sua função é a mesma.

A opção Serviço também funciona da mesma maneira como antes. Lembrando apenas das configurações que devem ser feitas para os Totalizadores Fiscais desse tipo.