Todas as partes do sistema que envolvem cálculo de vencimentos, fechamentos e cobrança de juros e multas foram alteradas para facilitar a manipulação dessas informações, principalmente quando as empresas não controlam vencimento.

Cadastro de empresas

Nas versões anteriores, o Cadastro de Empresas possuía apenas um campo para definir a quantidade de dias que haveria de tolerância para cobrar juros após o dia de recebimento das empresas.

Se a empresa controlasse vencimento, esses dias de tolerância seriam acrescidos após o dia de recebimento, por exemplo, a empresa com recebimento para o dia 10 e 5 dias de tolerância para cobrar juros, então a partir do dia 15 começaria a cobrar juros, desde que não fossem dias úteis, senão, somaria-se 5 dias aos dias úteis.

Se a empresa não controlasse o vencimento, normalmente, usava-se somar os dias para vencimento com os dias de tolerância, por exemplo, ao invés de informar 10 dias de tolerância para cobrar juros de uma venda com vencimento depois de 30 dias, ou seja, cobrar juros depois de 40 dias da venda, informava-se os 40 dias direto no campo para que o sistema "entendesse" que deveria cobrar os juros 40 dias após a venda.



Figura 01 - Controla Data de Vencimento


Dessa maneira não havia como saber qual era o vencimento da empresa e nem quantos dias havia de tolerância após o mesmo, apenas a partir de quantos dias deveriam ser cobrados os juros.

Para contornar essa situação e melhorar a visualização dessas informações foi adicionado um campo para separar o dia de vencimento e os dias de tolerância para cobrar juros, específico para empresas que NÃO controlam vencimento.


 
Figura 02 - Campos de Dias de Vencimento e Tolerância para Cobrar Juros Separados


Lembrando que o campo Qtde de dias de tolerância para cobrar juros após o vencimento, continua funcionando da mesma maneira, porém, a partir de agora poderá ser usado tanto para empresas que controlam vencimento quanto para empresas que não controlam vencimento.

Quando a opção Controla Data de Vencimento estiver marcada, o campo Qtde de dias para vencimento será desabilitado e vice-versa.

Ao atualizar a versão corrente do sistema para esta versão (2.1.0.0), todas as empresas que possuem o campo de dias de tolerância para cobrar juros preenchido, sofrerão a alteração em que esses dias serão trocados de campo.

Os dias do campo Qtde de dias de tolerância para cobrar juros passarão automaticamente para o campo Qtde de dias para vencimento, ou seja, todos os cadastros dessas empresas, deverão ser revisados para recalcular esses dias, se julgar necessário.

Cadastro de clientes

No Cadastro de Clientes foi trocado o tipo do campo Cobrar Juros (aba Outros Dados seção Contas a Receber) que antes era um "check" que marcava se o sistema deveria calcular juros do cliente ou não e a partir dessa versão será um "combo" que conterá os valores Sim e Não.



Figura 03 - Cobrança de Juros


Se o campo Cobrar Juros estiver com a opção Sim e os campos Juros Dia (%) e Multa (%) estiverem zerados, o valor dos juros será calculado a partir dos valores definidos no cadastro da empresa à qual o cliente está associado.

Se esses campos estiverem preenchidos, então o sistema aplicará esses valores na conta do cliente após o vencimento.

Se a opção Não estiver selecionada, não será cobrado nenhum tipo de juro, mesmo que no cadastro da empresa esteja definido algum valor.


Contas a receber

Visualmente não houve nenhuma mudança na tela de Contas a Receber, entretanto, por causa da nova forma de cálculo de vencimentos, juros e multas, todas as contas que forem feitas a partir dessa versão, serão calculadas baseando-se nas novas configurações citadas acima.

No momento em que for feita a pesquisa da empresa e do cliente, todas as contas que foram feitas nas versões anteriores serão recalculadas de acordo com essas novas configurações.

Relatórios

Devido à essas mudanças, alguns relatórios que mostram vencimentos, juros e multas também foram alterados, como:

  • Menu Financeiro > Extrato de Conta;
  • Menu Financeiro > Rel. Contas a Receber > Convênio Analítico por Funcionário;
  • Menu Financeiro > Rel. Contas a Receber > Cobrança.


Etiquetas de clientes

Da mesma maneira que os relatórios foram alterados, a geração das Etiquetas (Mala Direta) para Clientes também passou por essas modificações para que os campos que mostram os valores de vencimento, juros e multas sejam aplicados conforme configurado no cadastro de cada cliente.


Vendas convênio

Os parcelamentos feitos nas vendas do tipo convênio tiveram alteração em sua formação devido à essas mudanças de cálculo.

Os parcelamentos serão aplicados conforme regras de configuração já mencionadas nos tópicos iniciais.