O módulo de Entradas do aplicativo Silo Digital possibilita ao contratante do serviço obter automaticamente, através do uso do certificado A1, documentos NF-e emitidos por terceiros, ou pela própria raiz de CNPJ contra a drogaria, e também, a possibilidade da recepção e armazenamento de documentos eletrônicos de documentos capturados através de serviço de e-mail específico para esta finalidade.

A consulta e obtenção de documentos através de consulta via chave do DANFE também é prevista pelo módulo, tanto em documentos já armazenados no Silo Digital, como em documentos existentes no ambiente da SEFAZ.

Através de um painel de acompanhamento específico para documentos de Entradas, é dada a possibilidade de visualizar informações pertinentes ao registro que são exclusivas do Silo Digital, tendo como exemplos, se tal registro está pendente ou não de processamento pelo Linx Farma Big, ou ainda, status da manifestação do destinatário.

Tais funcionalidades serão integradas a rotina de operação de importação de NF-e já existente no Linx Farma Big.

A rotina de entrada de mercadorias permanece com as mesmas funções, porém agora com um layout bem distribuído e funcional, apenas algumas telas sofrerão alteração em seu layout, porém são mudanças intuitivas, que possibilitarão ao usuário um melhor gerenciamento e agilidade no processo.

Abaixo algumas telas dentro do processo de entrada que sofreram essas alterações e um breve descritivo de suas novas funcionalidades.

Manutenção de NF-e/XML

É a tela que dá a possibilidade do usuário lidar com os documentos XML recebidos de terceiros, efetuando associações dos itens constantes no documento fiscal com o cadastro do Linx Farma Big, visualizando informações fiscais do documento recebido e também, caso seja necessário, efetuando a comunicação do documento fiscal utilizando função de comunicação entre filiais.

Através desta tela, são visualizados documentos XML que foram importados através do diretório padrão de NF-e, previamente configurado, e também obtidos através de consulta direta ao site da SEFAZ.


Figura 01 - Manutenção de NF-e/XML


Vale ressaltar que as mesmas funcionalidades existentes anteriores ao silo digital, permanecem nessa tela, porém agora melhor distribuída em um layout mais enxuto e funcional.

Algumas validações foram adicionadas para utilização do botão 

  • Caso a filial esteja com o Silo Digital ativo, a pesquisa utilizará os mecanismos fornecidos pelo webservice do Silo Digital;
  • Caso a filial esteja com o Silo Digital não ativo, a pesquisa utilizará o programa ImportaNFe, já utilizado atualmente no processo habitual, ou seja, nada mudará;
  • Caso a filial esteja com o Silo Digital ativo na filial, no entanto, no momento da pesquisa não for possível acessar o webservice do Silo Digital, o programa ImportaNFe será liberado para uso.


Para visualizar os detalhes da NF-e basta  clicar em .



Figura 02 - Detalhes da NF-e


Destaca-se o botão  que conta com as opções de Manifestação do destinatário e Histórico de manifestação de destinatário, possibilitando um melhor gerenciamento.



Figura 03 - Manifestação de Destinatário



Figura 04 - Histórico de Manifestação de Destinatário


Tela de processamento de NF-e

Tela auxiliar a Manutenção de NF-e/XML de Entrada com a função de orientar o usuário sobre os status de processamento dos documentos XML presentes em diretório.

Para o Silo Digital Entradas foi desenvolvida uma tela de "feedback" para o usuário, que exibirá o fluxo de consultas dos arquivos XML, considerando o uso, ou não, do Silo Digital, que antecederá a tela processamento de NF-e.

A tela de processamento de NF-e exibirá o resultado após a busca por documentos, via diretório ou via Silo Digital, tiver sido concluída.

Serão exibidos ao usuário a quantidade de documentos processados, aptos para Entrada ou Conferência, e dará a possibilidade de visualização dos registros que por
algum motivo, não poderão ser movidos para a tela de Manutenção de NF-e/XML de Entradas.



Figura 05 - Processamento NF-e


Importa NF-e

Este programa até então dava suporte à consulta de documentos NF-e diretamente no site da Secretaria da Fazenda através da chave do DANFE.

Em casos de impossibilidade de acesso e uso do serviço do Silo Digital (por instabilidade ou inacessibilidade por qualquer motivo), o uso do ImportaNFe será utilizado para que não afete a rotina de entrada do usuário.

No entanto, assim que retomada a conexão com serviço do Silo Digital, será restabelecido o uso da funcionalidade de Consulta através de chave do DANFE via Silo Digital.

Nesta tela de consultas, onde é utilizado o número da chave da DANF-e permanece sendo válido o serviço para usuários não contratantes do Silo Digital, e para os contratantes, somente valerão desse recurso caso o próprio Silo Digital esteja temporariamente indisponível.


Rotina de manifestação do destinatário

Esta rotina trata-se de um conjunto de eventos que como o próprio nome já sugere, permite que o destinatário da NF-e se manifeste sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal.

Para contratantes do Silo Digital, através da tela de Manutenção de NF-e/XML de Entradas, será dada a possibilidade de sinalização de opções de Manifestação do Destinatário de forma "Conclusiva": Operação concluídaOperação Não Realizada e Operação Desconhecida.

Para contratantes do Silo Digital a Manifestação do Destinatário é habilitada automaticamente, e também, não será desmarcada, dando a possibilidade ao usuário de evitar
penalidades previstas pela Secretaria da Fazenda quanto a falta de sinalização de tais eventos em documentos que já tenham sido declarados como "Ciência da Emissão".

A Manifestação do Destinatário para contratantes do Silo Digital deverá ser garantida pelos mecanismos do Silo Digital. Isto quer dizer que,

Quando efetuada uma Manifestação do Destinatário via Sistema Linx Farma Big (pela tela de Manutenção de NFe/XML de Entradas, pela tela de Manutenção de Notas Fiscais, pela tela de Entradas/Compras ou Conferência de NF), a informação será enviada ao webservice do Silo Digital, que se encarregará que a Manifestação seja realizada.

Para não contratantes do Silo Digital, a rotina de Manifestação do Destinatário permanece com o mesmo funcionamento atual, fazendo uso do Certificado Digital configurado localmente.

Assim que o documento XML é obtido através do Silo Digital, automaticamente é sinalizado como "Ciência da Emissão".

Ao final da entrada das mercadorias, no processo normal de digitação, será exibida a mensagem de manifestação do destinatário, caso isso não tenha sido feito anteriormente.



Figura 06 - Confirmação de Manifestação do Destinatário


Ao  clicar em  será direcionado para a tela da Figura 02.

Ao  clicar em  a entrada será finalizada normalmente, sendo possível efetuar a manifestação através do menu em destaque na figura.



Figura 07 - Alerta Manifestação do Destinatário