Primeiramente deve-se gerar o relatório no caminho Meus Relatórios > Estoque > Posição de Estoque (Inventário) no período desejado, geralmente este relatório é muito solicitado no início do ano pelos contadores das lojas, onde solicitam que sejam entregue o relatório com data do dia 31/12/xxxx para que possam fazer as apurações fiscais dos valores de estoque total da loja.

Dúvidas de como encontrar e instalar os relatórios ?  Verifique o artigo Repositório de relatórios (meus relatórios).


Ao gerar este relatório muitas vezes o valor mostrado na coluna Total Preço Custo Médio ou Valor Total (Coluna que dependendo se o relatório estiver desatualizado vai apresentar o nome Valor Total) está diferente do valor do qual o contador passou como sendo o Valor correto de seu Inventário.

Por este motivo se faz necessário apurar o que deve ser modificado no Linx Big e acertar.

Para fazer este acerto,  clique na coluna Total Preço Custo Médio para que ela ordene os dados, ou  clique com o botão direito do mouse em cima da coluna Total Preço Custo Médio (ou Valor Total) e em seguida  clique na opção "Ordenar Descendente", para que o relatório apresente os valores individuais de cada produto ordenando do maior valor para o meno valor, esta seleção é fundamental para facilitar a identificação dos produtos que estão causando divergências no valor total do estoque.


Figura 01 - Relatório Posição Estoque (Inventário)


Ao ordenar os valores, copie o código do produto que aparece em primeiro lugar dos maiores valores e entre no cadastro deste produto através do menu Cadastro > Produto > Produto ou pelo menu rápido , em seguida  clique na aba Edição e observe as informações mostradas na aba Dados do produto.


Figura 02 - Cadastro de Produtos


Existem alguns campos nesta aba que devem ser analisados são eles:

  • Pço Compra Cx* (Preços compra Caixa),
  • Und. por Cx* (Unidades Por Caixa),
  • Pço Compra Un.* (Preço Compra Unitário) e
  • Preço Ult. Ent* (Preço Última Entrada).


Verifique se o campo  Pço Compra Cx está mostrando o valor da caixa cheia do produto (Sem fracionamento), depois verifique se o campo Und. por Cx está mostrando as unidades corretas que vem daquele produto, se o produto não for fracionado a quantidade ficará em 1, se o produto for fracionado digite a quantidade correta do fracionamento deste produto.

Em seguida verifique se o campo Pço Compra Un. trás o valor correto de custo da unidade deste produto, caso esteja trazendo um valor divergente do real,  clique neste campo e altere digitando a informação correta.

Por último verifique se o campo Preço Ult. Ent está trazendo o valor correto da última entrada do produto.

Caso o produto seja fracionado este campo deve sempre conter o valor pago pela unidade do produto e não o valor cheio da caixa deste produto.


Feito estas verificações, prossiga para outra aba chamada Inf. Gerenciais, dentro desta aba a primeira opção que aparece é a chamada Dados Gerenciais, nesta aba verifique se já existe uma cadastro de custo médio para a loja em que está fazendo este acerto, se já existir, verifique se o valor que aparece na coluna Custo Médio está condizente com o custo real do produto, caso não esteja  clique em , selecione a filial dentro da tela que será aberta e no campo Prc. Custo Médio faça o preenchimento do valor correto.

Este mesmo processo será feito caso não exista ainda nenhum registro criado nesta tela Dados Gerenciais.


Figura 03 - Inclusão do Custo Médio


Após este processo, vamos a última parte da correção, dentro desta mesma aba Inf. Gerenciais  clique na opção chamada Histórico Custo Médio e em seguida  clique no botão .

Será mostrada uma tela onde consta todo o histórico de valores de entradas deste produto e do qual foi construído a média de custo deste produto.


Figura 04 - Manutenção Histórico Custo Médio


Observe se não está sendo mostrado nestes históricos, alguma data onde os valores dos campos PMC Anterior, Valor Entr. Uni. Líqu. e PMC Posterior estejam muito divergentes dos reais valores de custo do produto, por exemplo, ao invés de terem informado o valor unitário do produto, informaram o preço da caixa cheia.

Caso se depararem com estes valores errados, digite os valores corretos nestas 3 colunas e depois  clique no  ou através das teclas de atalho Ctrl + G, e por fim no botão .

Em seguida feche o relatório Posição de estoque (Inventário) e gere novamente este mesmo relatório no mesmo período e as informações de estoque estarão corrigidas.

Para melhor efeito e diminuição dos valores mostrados no relatório este processo deverá ser feito em todos os produtos que apresentam valores de custo altos no estoque.

Se ainda aparecer valores errados no relatório, observe se a data do acerto feito na ferramenta Manutenção de Contas está registrada antes da data da geração do relatório, caso esteja no mesmo dia ou dia posterior a data da geração do relatório este processo não terá efeito.

Esse procedimento vale também para corrigir o custo médio dos produtos no relatório de lucratividade.