Uma característica normalmente associada ao desempenho de um scanner é o tempo que o equipamento demora para digitalizar um documento.

Isso pode ser influenciado por vários fatores, entre eles, a resolução desejada, o número de passadas do carro do sensor e as características do programa de digitalização.

  • Os computadores com portas USB 2.0 (alta velocidade) digitalizam mais rapidamente do que os computadores com portas USB 1.1, se estiver utilizando uma porta USB 2.0 com o digitalizador, certifique-se de que a porta está de acordo com os requisitos de sistema.
  • O nível de resolução ou de cor pode estar definido com um valor muito alto, experimente digitalizar o original com uma definição de Resolução inferior para acelerar a digitalização. Altere as configurações de resolução e de cor para o valor correto para o trabalho.
  • O padrão do sistema é em cores, o que torna a digitalização mais demorada, mesmo quando digitalizando um documento monocromático. Se adquirir uma imagem por meio de TWAIN ou WIA, poderá alterar as configurações de modo que o original seja digitalizado em escala de cinza ou em preto e branco.
  • Se alguém enviou um trabalho de impressão ou de cópia antes de tentar digitalizar, a digitalização começará se o scanner não estiver ocupado, no entanto, como a impressora e o scanner compartilham memória, a digitalização pode ser mais lenta.