Essa página mostra como efetuar os lançamentos de cartões de crédito/débito pelo controle financeiro.

Esta operação somente poderá ser realizada com o Controle Financeiro previamente habilitado e em pleno funcionamento!


Foi adicionado ao Controle Financeiro a opção de Lançamento de Movimentações com Cartões que será feito a partir da gravação no banco de dados, de todas as transações com cartão seja crédito ou débito, ou por meio de arquivos eletrônicos contendo todas as movimentações dos cartões.

Os dois tipos de lançamento serão explicados mais abaixo. 

Movimentação de Cartões nas Versões Anteriores

Nas versões anteriores, o controle dos lançamentos de cartões podia ser feito automaticamente por meio de uma configuração dentro do Cadastro de Tipo de Pagamentos.


Figura 01 - Movimentação Financeira Automática do Tipo Cartão


Com a opção Gerar movimentação financeira automaticamente marcada, era necessário informar a conta e os planos de contas referentes à despesa e receita para o lançamento.

Assim que fosse efetuado o fechamento de caixa e a conciliação bancária, os lançamentos seriam feitos automaticamente, nos respectivos conta e planos de contas.

Essa maneira de controlar os lançamentos de cartão funciona bem para o tipo débito, pois, o recebimento é no dia seguinte, logo o previsionamento, acontece de forma correta, entretanto, para os cartões do tipo crédito, não era possível ter esse tipo de certeza, pois nem sempre o dia de recebimento seria o programado, desta maneira, comprometendo o previsionamento.

Por esse motivo, foi criada essa nova alternativa de efetuar lançamentos para cartões, onde ficará a critério do usuário qual das maneiras utilizar.

Se o usuário optar por utilizar essa nova forma de lançamento, então deverá desmarcar a opção "Gerar movimentação financeira automaticamente" do tipo de pagamento, pois, se permanecer marcada, haverá duplicação de registros nas movimentações, deixando o fluxo de caixa errado!

E mesmo desmarcando a opção as informações de conta e plano de contas permanecerão habilitadas para preenchimento, pois, ainda serão utilizadas. 


Para utilizar a nova forma de lançamento de movimentação de cartões no Controle Financeiro, inicialmente, os tipos de pagamento correspondentes aos cartões de crédito e débito devem estar previamente cadastrados, conforme exemplo da Figura 01 acima, não esquecendo de desmarcar a opção citada no parágrafo anterior.


Movimentação de Cartões na Versão Nova

Após o fechamento diário das vendas, deverão ser feitos os previsionamentos dos lançamentos, para isso, vá ao menu Financeiro > Controle Financeiro > Arquivo > Novo > Lançar Movimentações de Cartões.


Figura 02 - Lançamento de Movimentações de Cartão


Para a geração dos lançamentos existem duas opções nesta tela, conforme seguem modelos abaixo que poderão ser seguidos, de acordo com o que se adequar melhor.


Lançamento a partir dos registros gravados no banco de dados 

Existem vários filtros que poderão ser feitos, o mais comum será por período de vendas (data), também poderá ser informado o NSU, que é um número único de transação obtido no momento da autorização e poderá ser localizado no Comprovante de Crédito ou Débito na linha REF. HOST., entretanto este não é o número da autorização em si, o número da autorização é impresso na linha anterior.

Poderão ser efetuados filtros por  ou pela tecla de atalho F4 ou por  ou pela tecla de atalho F8, por padrão ambas virão com todas marcadas, mas se desejar  clique nos respectivos botões para selecionar determinadas filiais ou operadoras.

Por padrão também virá marcada a opção Não Previsionada, mas se desejar, marque uma das outras opções (Previsionada / Todas) e  clique em  ou pela tecla de atalho F3 para finalizar a consulta e serão exibidas as transações gravadas conforme exemplo da Figura 02 acima.

Se desejar visualizar os detalhes de cada transação, selecione o registro desejado e  clique na aba Detalhes da Movimentação ou F2.


Figura 03 - Detalhes da Movimentação

Os detalhes da movimentação não poderão ser alterados, nem apagados, pois, são informações provenientes da transação no momento da venda e terão efeito apenas para consulta. 


Para gerar a movimentação financeira, marque os registros desejados com F5 ou F6 e  clique no botão  e depois na opção Gerar Marcados (F11).


Figura 04 - Gerar Movimentação Financeira a Partir das Transações do Banco de Dados


Após  clicar na opção será exibida a seguinte tela:


Figura 05 - Lançamento do Previsionamento 


Observe que são exibidos os Totais Bruto e Líquido, de acordo com a quantidade de registros selecionados na tela anterior.

Total Líquido levará em consideração o percentual de Taxa de Desconto configurada anteriormente no tipo de pagamento correspondente ao Cartão utilizado no momento da venda. 

Escolha a data prevista para o crédito, os outros campos serão preenchidos automaticamente, também de acordo com o que foi configurado anteriormente no Tipo de Pagamento utilizado na venda.

Essas informações poderão ser alteradas nesse momento, entretanto, não é aconselhável, pois, as mesmas não serão mais condizentes com as configurações feitas específicas para o Tipo de Pagamento referente ao Cartão em questão. Faça isso apenas se houver mesmo necessidade!

Lançamento a partir dos arquivos de extrato eletrônico 

Em seguida  clique no botão  ou F3 e o lançamento será enviado para a Movimentação de Contas com status Previsionado.

Esses arquivos poderão ser obtidos somente com a operadora de cartão Redecard e, para isso, entre em contato com a mesma para contratar o serviço e a própria operadora fornecerá mais informações de como acessar o site para adquirir os arquivos necessários. 


Para a leitura dos arquivos após a aquisição dos mesmos, salve-os em um diretório específico ou dentro da pasta do C:\\sistemabig, em seguida no próprio sistema, vá ao menu Configurações > Filiais > Financeiro e configure o diretório desejado no campo Caminho dos arquivos de Extrato Eletrônico.


Figura 06 - Configuração do Caminho para Leitura dos Arquivos de Extrato Eletrônico


Em seguida vá ao menu Financeiro > Controle Financeiro > Arquivo > Novo > Lançar Movimentações de Cartões > Gerar Lançamento > Gerar por arquivo de Extrato Eletrônico.


Figura 07 - Leitura dos Arquivos de Extrato Eletrônico


Serão listados todos os arquivos existentes no diretório e seus respectivos tipos de movimentação.

O nome dos arquivos não será padronizado, dependerá da operadora do cartão, apenas o formato destes será sempre em .TXT.

 Clique sobre o arquivo que deseja ler inicialmente e em seguida no botão  ou F3.


Figura 08 - Resumo de Vendas


A movimentação contida no arquivo eletrônico será montada em blocos na tela, por isso, o nome de Resumo de Vendas.

Nota-se a formação de blocos pelas colunas Valor Bruto e Valor Líquido e esses blocos se darão por cada fechamento que houver durante a movimentação diária na loja.

Mais abaixo poderão ser vistas algumas totalizações, do lado esquerdo, referentes ao arquivo de extrato eletrônico e, do lado direito, referentes às movimentações encontradas no sistema.

Se não houver nenhuma informação localizada no sistema, pode haver alguma inconsistência quanto aos fechamentos de caixa.

O correto é que as informações encontradas no sistema possuam informações semelhantes e possam ser confrontadas com o arquivo eletrônico. 


Em seguida  clique no botão  ou F3 e será exibida uma tela semelhante a tela da Figura 05 mais acima, excluindo apenas a data de previsão de recebimento e os totais bruto e líquido que já estarão inclusos no arquivo.

Após a confirmação do previsionamento os resumos serão lançados na Movimentação de Contas.


Figura 09 - Movimentação de Contas - Lançamento Automático Cartões

Após a leitura do tipo Crédito, este não será mais exibido na tela para seleção do Arquivo de Extrato Eletrônico.

Para a leitura dos arquivos do tipo Débito, proceda da mesma maneira do tipo Crédito.

As Conciliações poderão ser efetuadas da maneira convencional ou por Conciliação por arquivo OFX (financeiro), conforme desejar.