Foi adicionada ao sistema a opção de Gerar Dados Retroativos de PIS e COFINS, a fim de corrigir os registros de notas e cupons fiscais que estão sem CST e alíquotas de PIS/COFINS gravados dentro de um determinado período, para que os arquivos do SPED PIS/COFINS sejam gerados sem erros desse tipo.

Essa opção estará disponível apenas para as empresas que são optantes pelos regimes: Lucro Presumido ou Lucro Real.

Para verificar o tipo de Regime Tributário ao qual a empresa está configurada, vá ao menu Configurações > Filiais > Dados da Filial/Contabilista > Dados Fiscais campo Regime Tributário


Para acessar a geração de dados retroativos vá ao menu Fiscal > Escrituração Fiscal PIS/COFINS > Gerar dados retroativos de documentos fiscais e se a empresa não estiver configurada com um dos regimes citados acima, será exibida a seguinte mensagem:



Figura 01 - Mensagem de Configuração do Regime Tributário


Se a configuração estiver conforme solicitada na mensagem, aparecerá a seguinte tela:



Figura 02 - Geração de Dados Retroativos


Informe o período que deseja gerar os dados e siga a ordem numerada indicada na figura.

É necessário que o CST PIS/COFINS de Entrada e Saída (Cadastros > Produtos > Produtos > aba Informações Fiscais) de cada produto esteja preenchido corretamente. 


A opção Substituir CSTs já preenchidos terá a função de sobrescrever os CSTs que foram gravados anteriormente nas notas ou cupons fiscais.

As opções   e   terão a função de selecionar todas as notas e cupons fiscais do período escolhido e acertar os CSTs de cada um de acordo com a configuração do Cadastro de Produtos, por isso, a necessidade de que os campos correspondentes estejam preenchidos com a informação correta.

As opções   e  terão a função de selecionar todas as notas e cupons fiscais do período escolhido e aplicar os cálculos de valores de PIS e COFINS e outras alíquotas, baseando-se na CST informada no Cadastro de Produtos.