Foi adicionado ao menu Fiscal > Escrituração Fiscal PIS/COFINS a opção Apuração do Lucro Presumido, que será utilizado para duas funções básicas: exibir o total de apuração do cliente no Regime Lucro Presumido e gerar um relatório com estes dados prontos, que poderá ser enviado ao contador para que este possa enviar essas informações já processadas ao site da Receita Federal, sem que seja necessário efetuar cálculos.

Os dados que serão utilizados para compor o faturamento, serão os cupons fiscais de vendaas notas fiscais de venda modelo 01 e 55 e notas de venda consumidor modelo 02, além das notas de devolução cliente que serão utilizadas para abater do faturamento.

O cálculo para a apuração do Lucro Presumido será baseado nos seguintes dados do Cadastro do Produto: CST's de Saída de PIS e COFINS.

Observe abaixo como será a utilização do novo módulo.

Ao escolher a opção Apuração do Lucro Presumido (deve ser liberado nas permissões do usuário para aparecer no menu Fiscal) será aberta a seguinte tela:



Figura 01 - Apuração do Lucro Presumido


Inicialmente deve-se informar o período para a apuração e em seguida selecione uma das opções para cálculo: por raiz de CNPJ ou por filial.

Se escolher a primeira opção, o botão  ficará habilitado para verificar quais são as filiais que possuem a mesma raiz de CNPJ.

Se escolher a segunda opção, o botão ficará desabilitado e então será possível selecionar qual filial terá o cálculo efetuado.

Para obter a apuração do faturamento  clique no botão .

Serão preenchidos os campos e colunas de acordo com a apuração.

Os valores aparecerão separados em duas abas Apuração da COFINS e Apuração do PIS.

Por essa tela também será possível Gerar dados retroativos para PIS/COFINS para que a apuração possa ser feita com valores corretos.

Para enviar esses dados ao contador, em forma de arquivo ou impresso,  clique no botão  ou pela tecla de atalho F5 e será exibido um relatório semelhante ao seguinte:



Figura 02 - Relatório de Apuração do Lucro Presumido