Os processos indicados abaixo têm como objetivo informar ao usuário os procedimentos à serem realizados para efetuar os testes com vendas no valor igual a "Zero" para os produtos que seguem na listagem contida no Lista de Homologação Farmácia Popular e Gratuidade dos Medicamentos.

Os itens contidos na listagem deve seguir o mesmo preço definido para os comprimidos, quem irá definir o valor dos comprimidos será o princípio ativo do item, o qual também deverá estar preenchido corretamente no cadastro do produto. Cada princípio ativo indica um valor para comprimido onde estará multiplicando a quantidade de comprimidos na caixa pelo valor definido para o princípio ativo, sem o valor do item estar cadastrado de acordo com o que é solicitado pela farmácia popular os testes não terão êxito.

Por Exemplo

PROPRAMED 40 MG 40 COMP

  • Princípio Ativo:  Cloridrato de propanolol 40 mg, comprimido 0,08
  • O valor da caixa para a farmácia popular será de : 40 * 0,08 = 3,20


O processo inicial a ser realizado é solicitar juntamente com a central da "Farmácia Popular" uma senha disponível para o CNPJ que esteja com formato de emissão em modo de homologação, isso vale para os usuários que já utilizavam o modo de produção, caso o cliente ainda esteja realmente em homologação não será necessário efetuar essa solicitação de senha, pois será usada a senha que foi enviada pela Farmácia Popular anteriormente. 


Farmácia Popular (DataSus)

Ligação gratuita - 136 - opção 8 - opção 1 

http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular/contatos

Email - [email protected]


Após ter a senha em mãos o usuário terá que acessar o seguinte link: https://farmaciapopular-portal-homologacao.saude.gov.br/farmaciapopular-portal/login.jsf, onde será exibida a tela abaixo:


Figura 01 - Troca de Senha


Ao acessar essa página, inicialmente o usuário deverá alterar a senha fornecida pela farmácia popular.

Para efetuar esse procedimento digite o Código do Usuário no campo Usuário e a senha fornecida no campo Senha. Em seguida será exibida uma tela que solicitará a informação do usuário, senha atual, nova senha e a confirmação da nova senha, após o preenchimento dos dados   clique em Alterar Senha.

A nova senha deverá conter 8 dígitos em formato Alpha Numérico (Poderá conter letras e números). 

Configurações no Linx Big

Após efetuar o procedimento de troca de senha o próximo passo será efetuar o cadastro no Linx Big Farma. 

Passo 01

Acesse no Linx Big Farma o menu Configurações > Filiais > PBM  seção Farmácia Popular, onde estarão definidos os campos Usuário e Senha com os dados adquiridos, o campo Tipo de Comunicação deverá ficar igual a Datasus e em Ambiente marque a opção Homologação.


Figura 02 - Configurações Linx Big 

Passo  02

O segundo passo é a marcação do uso do PBM "Farmácia Popular", essa opção geralmente não estará marcada para quem nunca usou o benefício, caso queira marcar basta acessar o menu Configurações > Fechamento da Venda  e vá na opção Farmácia Popular.


Figura 03 - Configurações de Fechamento da Venda 

Passo 03

Essa etapa da configuração se resume na instalação do Certificado Digital utilizado para autorização das vendas diretamente na Farmácia Popular, a instalação desse arquivo é feita diretamente na página da Internet, onde para cada modo existe um link:

  • Homologação

→ acesse o link: https://200.214.130.41:9443/farmaciahomologa/services/ServicoSolicitacaoWS

  • Produção

→ acesse o link: https://200.214.130.55:9443/farmaciapopular/services/ServicoSolicitacaoWS


No início da instalação para efetuar os testes utilize o link de Homologação.

Ao acessar este link será exibida a tela abaixo:


Figura 04 - Instalação do Certificado Digital em Modo de Homologação


 Clique na opção Continuar neste Site (Não recomendado), então será exibida a tela abaixo da qual deve-se  clicar com o botão direito do mouse sobre a parte branca e em seguida escolher a opção Propriedades.


Figura 05 - Instalação do Certificado Digital em Modo de Homologação


Em seguida será exibida a tela abaixo:

Ao  clicar em  será exibida a tela de instalação.


Figura 06 - Instalação do Certificado Digital em Modo de Homologação


Na sequência,  clique em .


Figura 07 - Instalação do Certificado


Em seguida  clique em  nas próximas duas telas.

Para finalizar a instalação, basta  clicar em .

Esses passos para instalação do certificado são os mesmos para Homologação ou Produção, apenas o link de cada ambiente mudará. 

Passo 04

Acesse a tela de vendas informe o usuário, a empresa e o cliente desejado.

Em seguida informe o item que faz parte da listagem disponível no link citado no início deste artigo.


Figura 08 - Venda Teste Para Ambiente de Homologação 

Passo 05

Após inserir o item na tela de vendas pressione a tecla Esc, selecione a opção a opção  e em seguida na opção .

 

Figura 09 - PBMs


Figura 10 - Pré Autorização


  • CRM - Definir um Médico para computar a venda.
  • UF do Conselho -  Definir a UF Conselho de acordo com o cadastro médico.
  • Data da Receita - Pode deixar a data atual por se tratar apenas de testes, quando for vendas reais deverá conter a data original da receita.
  • CPF - Esse CPF poderá ser definido de acordo com a listagem fornecida e disponibilizada no link citado anteriormente (quando for efetuar vendas reais esse campo deverá conter um CPF válido de cliente).
  • Qtde Apres. - Quantidade de comprimidos na caixa.
  • Qtde Prescrita - Nesse campo é definida a quantidade que o médico prescreve na receita para o paciente tomar por dia, porém, para os testes será necessário ter a quantidade que baterá como se fosse usar a caixa dentro de 1 mês, por exemplo, se o produto tiver 30 comprimidos na caixa a Qtde Prescrita terá que ser 1.


Após o preenchimento de todas as informações corretamente,  clique em  ou na tecla de atalho F3 e aguarde até obter a resposta com o número de pré autorização.


Figura 11 - Pré Autorização Realizada com Sucesso


Após obter a pré autorização clique em  ou atalho F3, então o sistema será direcionado à tela inicial de vendas, em que será necessário pressionar tecla Esc para finalizar a venda.

Observe na figura acima que a coluna Total Cliente estará com o valor zero, ou seja, o produto foi bonificado 100% pela farmácia popular e o cliente não pagará por nada.


Figura 12 - Pagamento da Venda


Após a impressão do cupom de venda faltará somente uma fase dos testes para conclusão que será a fase do cancelamento.

O cliente deverá acessar o menu Operacional > Consulta e Cancelamentos, no campo Num. Lanç. poderá digitar o número de lançamento existente no cupom fiscal, impresso na linha Número de Controle.

Após digitar o número poderá pressionar a tecla Enter e então será selecionada a venda realizada anteriormente que deverá ser cancelada.

Selecione-a e  clique na tecla de atalho F5 - Cancela Lançamento.


Figura 13 - Cancelamento da Venda


Assim que o usuário efetuar todos os processos necessários, ele deverá solicitar pelo mesmo contato citado inicialmente uma senha para utilização do modo de produção, onde deverá reconfigurar o sistema baseado nesta senha, onde seguirá também o mesmo processo para instalação do certificado para produção.