O arquivo a ser gerado pela impressora fiscal para ser enviado ao SEFAZ - SP,  é gerado através da DLL ou software específico fornecido pelo fabricante da impressora fiscal.Algumas destas (principalmente matriciais), não possuem memória fiscal, sendo assim, é necessário configurar a DLL para utilizar o HD como memória fiscal da impressora, então à partir deste arquivo de memória fiscal (.RFD ou .MFD) é gerado o arquivo da Nota Fiscal Paulista para envio ao SEFAZ - SP.

No momento da geração dos arquivos, principalmente das impressoras (Bematech, Daruma, Sweda, entre outras) que utilizam software específico para tal tarefa, estas não deverão ser utilizadas para efetuar nenhuma tarefa além da geração dos arquivos CAT-52 / Ato COTEPE 17/04, e este processo também não deverá ser interrompido assim que iniciado, isso implicará na perda dos dados da MFD.

Configurações no Linx Big

Entre no menu Configurações > Filiais > Vendas > Configurações Gerais e Impressão e marque a opção Solicitar CPF do cliente na venda.



Figura 01 - Habilitar Nota Fiscal Paulista no Linx Big


Então ao efetuar uma venda, o sistema solicitará o número do CPF ou CNPJ, conforme mostra a Figura 02, se informar um destes, ao  clicar no botão ou pressionar Enter, será feita uma consulta ao número digitado para validação do mesmo, sendo válido a venda poderá prosseguir normalmente. Se o cliente não desejar a NF - Paulista, basta  clicar na tecla Esc ou pressionar o botão .



Figura 02 - CPF ou CNPJ para Gerar Nota Fiscal Paulista

Configurações da DLL Bematech

TELEFONE SUPORTE DESENVOLVEDOR BEMATECH

  • 0800-644-2362

Informações retiradas diretamente do site da Bematech


A Bematech implementou em sua dll de alto-nível BemaFI32.dll, o controle e geração do arquivo da portaria CAT-52 (layout para as impressoras fiscais matriciais) e Ato COTEPE 17/04 (layout para impressoras fiscais térmicas com MFD) automaticamente.

Basta atualizar a BemaFI32.dll juntamente com as dll's BemaMFD.dll, BemaMFD2.dll e o arquivo de configuração BemaFI32.ini, no diretório de sistema do Windows (C:\Windows\System32, por exemplo).

As chaves das seções [Sistema], [SoftwareHouse] e [ECF], no arquivo BemaFI32.ini, devem ser configuradas da seguinte forma:


Path=C:\Bematech
[SoftwareHouse]
COO=.................................Informe nesta chave o último COO da impressora, antes da atualização da nova dll, com o tamanho de 6 bytes. 
Ex: imprima uma Leitura X e coloque o COO desta Leitura X nesta chave.
NumeroAplicativo=Informe nesta chave um Id para sua aplicação, com o tamanho de 2 bytes. Ex: 01
CNPJ=...............................Informe nesta chave o CNPJ/CPF da Software House ou desenvolvedor autônomo, com até 14 bytes. Sem máscara.
IE=.......................................Informe nesta chave a Inscrição Estadual da Software House, com até 14 bytes. Sem máscara. Caso não possua pode deixar em branco.
IM=.....................................Informe nesta chave a Inscrição Municipal da Software House, com até 14 bytes. Sem máscara. Caso não possua pode deixar em branco.
RazaoSocial=................Informe nesta chave a Razão Social da Software House, com até 40 bytes.
NomeAplicativo=.......Informe nesta chave o nome do aplicativo de automação comercial, com até 40 bytes.
Versao=............................Informe nesta chave a versão do aplicativo de automação comercial, com até 10 bytes. Ex: 01.00.05
Linha1=.............................Informe nesta chave comentários do programa aplicativo, com até 42 bytes. Caso não possua pode deixar em branco.
Linha2=.............................Informe nesta chave comentários do programa aplicativo, com até 42 bytes. Caso não possua pode deixar em branco.
[ECF]
IM=.....................................Informe nesta chave a Inscrição Municipal do estabelecimento que possui a ECF, com até 20 bytes. Sem máscara. Caso não possua pode deixar em branco. 
UF=.....................................Informe nesta chave a Unidade da Federação do estabelecimento que possui a ECF, com até 2 posições. Esta chave deve possuir o valor SP (UF=SP) obrigatoriamente para que a dll possa gerar o arquivo.

Exemplo

[SoftwareHouse]

COO=003351

NumeroAplicativo=01

CNPJ=1111111111111111

IE=22222222222

IM=3333333333

RazaoSocial=EMPRESA DE SOFTWARE TESTE

NomeAplicativo=APLICATIVO TESTE

Versao=2.0

Linha1=LINHA1 TESTE

Linha2=LINHA2 TESTE

[ECF]

IM=444444444444444

UF=SP

Se a impressora fiscal utilizada for MP-20 FI II ou MP-40 FI II, a chave Impressora na seção [MFD] deve possuir o valor 0 (Impressora=0), caso contrário esta chave deve possuir o valor 1 (Impressora=1).

Configurando estas chaves, a dll estará controlando os dados para a geração da CAT-52 ou Ato COTEPE 17/04.


Existem 3 situações:

  1. Quando for executada a Redução Z pela aplicação de automação comercial;

  2. Quando a impressora emitir automaticamente a Redução Z às 02:00 horas da manhã e, posteriormente, for aberto o cupom fiscal e;

  3. Quando a impressora emitir automaticamente a Redução Z quando for ligada no dia seguinte e, posteriormente, for aberto o primeiro cupom fiscal do dia.


Nas impressoras fiscais matriciais, a dll irá criar e manter um arquivo de extensão ".rfd" durante o movimento do dia (este arquivo corresponde ao Registro de Fita-Detalhe e seu conteúdo é criptografado).

Quando ocorrer uma das 3 situações acima, a dll irá converter este arquivo em um novo arquivo (sem extensão ".rfd") no formato e layout da portaria CAT-52, pronto para ser validado no site da SEFAZ-SP.

Nas impressoras fiscais térmicas, a dll irá gerar o arquivo final diretamente da MFD (Memória de Fita-Detalhe) da impressora, quando ocorrer uma das 3 situações acima, ou seja, a dll fará o download da MFD do dia do movimento, e criará o arquivo no formato e layout do Ato COTEPE 17/04.

O arquivo da portaria CAT-52 ou Ato COTEPE 17/04 é gerado no caminho configurado na chave Path do arquivo BemaFI32.ini. Além do arquivo final, o arquivo ".rfd" ou ".mfd" também é gerado neste caminho. 

Geração do Arquivo CAT-52 / Ato COTEPE 17/04

- Pelo WinMFD2

A Bematech disponibiliza em seu site um aplicativo chamado WinMFD2 que possibilita a geração do arquivo da portaria CAT-52 e Ato COTEPE 17/04 retroativo nas impressoras fiscais térmicas e matriciais.

Para utilizar este programa siga os seguintes passos:

Passo 01

Entre no menu Comunicação e selecione a porta de comunicação onde a impressora está conectada, como mostra a Figura 03, em seguida neste mesmo menu escolha o modelo da impressora.


Figura 03 - Porta de Comunicação



Figura 04 - Modelo da Impressora

Passo 02

Depois entre no menu Arquivo e escolha a opção CAT-52 e será exibida a tela seguinte:



Figura 05 - Opções para Geração do Arquivo


  • Gerar diretamente da impressora: Gera diretamente da impressora fiscal termica MFD.
  • Gerar do arquivo MFD (Memória de Fita Detalhe): Gera a partir do arquivo de download da MFD.
  • Gerar do arquivo RFD (Registro de Fita Detalhe): Gera a partir do arquivo .RFD da impressora fiscal.
  • Arquivo de Origem: Busca o arquivo .RFD ou .MFD de origem para a geração.
  • Path de Destino: Indica o local onde será gravado o arquivo final.
  • Período: Seleciona o intervalo de dada para a geração.

Normalmente utiliza-se a opção Gerar Diretamente da Impressora, quando esta é térmica, sendo matricial deve-se utilizar a opção Gerar do Arquivo RFD - Registro de Fita Detalhe.

Passo 03

Após definir o caminho onde os arquivos serão salvos e o período,  clique no botão .

A geração do Ato COTEPE 17/04 diretamente da impressora, leva aproximadamente 30 segundos para um dia de movimento com 350 cupons fiscais emitidos.

- Pelo Microterminal SB-2010 / SB-2011 / SB-3010

A geração do arquivo para os microterminais fiscais Bematech ocorrerá somente se a impressora fiscal utilizada por eles for térmicas (MFD).

Desta forma, a impressora deverá ser conectada a um computador com o aplicativo WinMFD2 instalado, e proceder conforme orientações acima (tópico pelo WinMFD2).

Para os microterminais que usam impressoras fiscais matriciais a geração do arquivo para a portaria CAT-52 não será possível, pois ambos os equipamentos (microterminal e impressora fiscal matricial) não possuem memória para armazenamento e emissão dos registros da portaria.

Nomenclatura do arquivo

O arquivo gerado para a portaria CAT-52 e Ato Cotepe 17/04 possui um conteúdo de texto, visível pelo "Bloco de Notas (notepad)" do Windows (por exemplo). Entretanto, sua nomenclatura é definida da seguinte forma:

Nome do arquivo no formato FFM12345.DMA, sendo:


FF

é a identificação do fabricante da impressora fiscal.

M

é a identificação do modelo da impressora fiscal.  

12345

são os cinco últimos dígitos do número de série da impressora fiscal. 

DMA
 

são a identificação do dia, mês e ano do movimento, codificados com números de 1 a 9 para os dias compreendidos entre 01 e 09, e letras de A a Z compreendendo os dias acima de 09, sendo que o dia 10 corresponde a letra A, dia 11 a letra B, dia 12 a letra C e, assim, sucessivamente. Isso também se aplica para o mês e ano.

Exemplo:

BEE28347.1C7, sendo:


BE

identifica Bematech.

 

E

identifica o modelo MP-2100 TH FI, onde:  

 

 

Modelo ECF

Valor

 

MP 20 FI II

6

 

MP 40 FI II

8

 

MP 25 FI

B

 

MP 50 FI

C

 

MP 2000 TH FI

D

 

MP 2100 TH FI

E

 

MP 3000 TH FI

F

 

MP 6000 TH FI

G

 

MP 6100 TH FI

28347

cinco últimos dígitos do número de série da impressora fiscal.

 

1C7

identifica o dia 01 de dezembro de 2007.

 

Dúvidas sobre as configurações e geração da NF-Paulista - Daruma (Matricial ou Térmica) ?  Verifique o artigo Configuração e Geração da Nota Fiscal Paulista - Daruma Matricial e Térmica.