O Meu Crediário é um sistema que integra com o Microvix POS e a partir dele é possível realizar uma análise para concessão de crédito em vendas no crediário, ele consultará os principais órgãos de proteção de crédito simultaneamente para calcular o risco de cada cliente e sugerir limites seguros.


Nota

  • O Meu Crediário não faz parte do produto padrão, para viabilizá-lo à sua empresa é necessário entrar em contato com setor Comercial da Linx.
  • Esta integração estará disponível a partir da versão 6.0.9.0 do Microvix POS.


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização

  • Em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Crediário, o campo "Chave de acesso Meu Crediário" deve estar preenchido. O repasse desta informação é de responsabilidade da Meu Crediário.

Chave de acesso


Teste de comunicação ok 


Executando a Rotina

Após a configuração, é possível acessar o Microvix POS e efetuar vendas utilizando a integração com Meu Crediário, no entanto, se a chave de acesso não estiver configurada, ao acessá-lo o sistema exibirá a seguinte mensagem:


Alerta de configuração de chave


Se tudo estiver corretamente configurado, após inserir os itens e clicar "Pagamento", na aba Meu Crediário serão exibidas as informações para análise de crédito do cliente inserido. 


Meu crediário


  • Cliente;
  • CPF;
  • Em aberto: serão exibidas parcelas/faturas em aberto;
  • Valor: permite definir o valor que será pago em crediário;
  • Botão "Atualizar valor das parcelas": caso o valor seja alterado, através deste botão serão atualizados os valores correspondentes as parcelas;
  • Motivo: caso o valor do saldo esteja zerado, ou seja, o cliente possua um valor total em aberto maior ou igual ao valor de limite calculado, ou a contratante tenha estabelecido alguma política de crédito que bloqueie a venda, será exibido o motivo neste campo;
  • Órgãos de proteção de crédito: status do cliente perante aos órgão de proteção de crédito;
  • Limite sugerido: este valor representa o valor total de limite do cliente se não possuir parcelas em aberto e não for impedido de comprar por alguma política de crédito estabelecida pela contratante.
  • Total em aberto: valor total em aberto para o cliente em questão;
  • Saldo de Limite: valor do limite disponível (descontando o valor em aberto do cliente);
  • Planos de pagamento disponíveis: as opções de parcelamento exibidas na listagem serão as disponibilizadas pela Meu Crediário, serão apresentadas as seguintes informações:
    • Perfil: representa o nível de risco que aquela opção de pagamento representa se for selecionada, os perfis considerados serão os seguintes:
      • F - Política de Crédito: propostas que aderiram à uma ou mais políticas de crédito. Políticas de crédito são regras que alertam ou restringem a venda para perfis específicos e propostas.
      • E - Risco Muito Alto: vendas neste perfil sem garantias reais, não são recomendadas, o risco de inadimplência é muito alto. Vendas neste perfil costumam ter inadimplência próxima à 30%. Você corre o risco de não receber 3 a cada 10 vendas realizadas neste perfil.
      • D - Risco Alto: vendas neste perfil costumam ter inadimplência próxima à 20%. Você corre o risco de não receber 2 a cada 10 vendas realizadas neste perfil. Se você deseja vender mesmo assim, é indicado ser rigoroso no preenchimento do cadastro cliente e solicitar valor de entrada superior a 40%.
      • C - Risco Médio: vendas neste perfil costumam ter inadimplência próxima à 8%. Você corre o risco de não receber 1 a cada 10 vendas realizadas neste perfil. Se você deseja mesmo assim, é indicado solicitar ao cliente um valor de entrada.
      • B - Risco Baixo: este perfil não representa risco significativo para sua venda, mas sempre mantendo seus cuidados cadastrais. Vendas neste perfil costumam ter inadimplência inferior à 2%.
      • A - Risco Muito Baixo: para classificarmos uma venda com perfil A é por que temos muitos motivos bons para isso. Tente não perder vendas deste perfil, mas sempre mantendo seus cuidados cadastrais. Vendas neste perfil costumam ter inadimplência inferior à 0,5%.
    • Plano;
    • Entrada: valor de entrada quando necessário;
    • Parcela;
    • Restrição de Venda: ação tomada quando o plano for selecionado, podem ser do tipo: Vende (finaliza a venda normalmente), Autoriza (solicita autorização de um usuário com permissão para liberação de crédito) e Bloqueia (impede a efetivação do pagamento).


Após selecionar o plano desejado serão apresentadas todas as informações, basta confirmar e finalizar o pagamento normalmente.


Confirmar plano 


Parcelamento


Caso o plano selecionado possuir a restrição de venda "Autoriza" e o usuário que está operando o sistema não possuir permissão para liberação de crédito será necessário informar credencias que permitem a liberação. 


Liberar venda


Nota

Para que seja possível autorizar o parcelamento a permissão "Liberar limite de crédito" deve estar marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS.

Caso o cliente esteja negativado, ao acessar a aba Meu Crediário será exibido o motivo. 


Cliente negativado

  • Sem rótulos