Nota
Essa funcionalidade foi habilitada a partir do Service Pack 3 do Linx POS 7.6.
Pedido Pick-up in Store
- O pedido é feito pelo e-Commerce.
- O e-Commerce envia os dados à loja por meio do Serviço de Integração de Dados – serviço executado pelo servidor da loja.
- O pagamento já foi efetuado no e-Commerce (tabela LOJA_PEDIDO_PGTO).
- Para que a venda seja concluída, é necessário que o cliente vá até a loja e retire a mercadoria. Lembre-se, o pedido não deve ser pago, pois o mesmo já foi pago no e-Commerce.
- Na tela de pagamento será gerada automaticamente uma parcela no valor dos itens do pedido (essa parcela não é possível ser alterada, uma vez que a mesma já foi paga).
- É possível inserir itens adicionais à venda, efetuar desconto nos itens e/ou no subtotal e efetuar troca.
- Ao inserir itens adicionais à venda, é necessário indicar a forma de pagamento e a parcela referente ao item adicional que não está pago.
Efetuando venda de um pedido Pick-up
1.No menu principal, acesse a opção Vendas.
2. No menu lateral, clique na opção Tickets, PVs e DAVs (F4).
3. Em seguida, selecione a opção Orçamentos OMS e adicione os filtros desejados.
Parametrização
Para a efetivação dos pedidos do tipo Pick-up foi criado o parâmetro OMS_PICKUP_AUTOMATICO.
Caso esse parâmetro estiver habilitado na tabela PARAMETROS, a venda será finalizada de forma automática, sem necessitar da intervenção do operador.
4.Após consultar um pedido, selecione a linha do pedido desejado ou dê um duplo clique nela.
Clique em OK.
5. Será exibido o alerta de atenção para efetivar o orçamento.
Clique em Sim para efetivar.
Clique em Não para não efetivar. Então, será retornado para a tela de consulta de orçamentos.
6. Ao clicar em Sim, será iniciada a efetivação do orçamento (início da venda).
7. Selecione Pagamento (F3).
8. Escolha uma forma de pagamento e selecione Finalizar (F2) para concluir a venda.
Tipo de pagamento
Note que para pedidos do tipo Pick-up, na tela de pagamento, a parcela já enconcontra-se paga e não é possível alterá-la, pois a mesma foi gerada de forma automática pelo e-Commerce.
Para integração com o Linx ERP, essa parcela será gerada com o tipo de pagamento = Y (Pagamento OMS) e W (Frete OMS).
Exemplo de Venda Pick-up com item adicional:
Exemplo de Pagamento Pick-up com item adicional = parcela adicional possui o valor da diferença:
Pedidos Pick-up com desconto no subtotal
Atenção
Para pedidos do tipo pick-up que possuírem desconto no subtotal da venda, atualmente existem as seguintes restrições de operação:
- Não é possível adicionar itens à venda.
- Não é possível efetuar troca de itens que não sejam itens do pedido.
- Caso seja efetuada a troca de itens do pedido, será feita a devolução que irá gerar créditos no Linx OMS.
Observe a seguir que o Linx POS sempre exibirá a mensagem de bloqueio nas operações para alguns cenários com desconto no subtotal.
A. Ao tentar efetuar uma troca de um item existente no pedido, mas sem associá-lo ao OMS.
B. Ao tentar adicionar itens à venda, será exibida uma mensagem indicando que não é possível essa operação.
C. Ao tentar efetuar uma troca de um item existente no pedido, mas sem associá-lo ao OMS.
D. Na tentativa de adicionar um item à venda (Tabela de Preços).
E. Na tentativa de trocar um item existente no pedido e não associá-lo ao OMS (Tabela de Preços).
Observe a seguir um cenário com desconto no subtotal.
- Na tentativa de trocar um item existente no pedido e associá-lo ao OMS:
2. Clique no botão Pagamento (F3).
3. A forma de pagamento e a parcela serão preenchidas automaticamente.
4. Ao finalizar a venda, será exibida a mensagem indicando o valor do crédito gerado no OMS.
5. Aguarde o encerramento da venda.
Efetuando o cancelamento da venda de um pedido Pick-up
O pedido do tipo Pick-up originou-se do e-Commerce e é administrado pelo Orçamento OMS, como informado anteriormente.
Caso seja necessário efetuar o cancelamento da venda, será gerado um crédito no Linx POS para o cliente utilizar em uma outra compra, uma vez que o pedido já foi pago no e-Commerce.
1.No menu principal, acesse a opção Vendas.
2.No menu lateral, clique na opção Tickets, PVs e DAVs (F4).
3.Em seguida, selecione a opção Orçamentos OMS e adicione os filtros desejados.
4.Após a consulta do pedido OMS, dê um duplo sobre ele e clique em OK.
5.Será exibido o seguinte alerta
Clique em Sim para efetivar.
Clique em Não para não efetivar. Então, será retornado para a tela de consulta de orçamentos.
6.Ao clicar em Sim, será iniciada a efetivação do orçamento (início da venda).
7.Selecione Cancelar (F7).
Clique em Sim para confirmar o cancelamento.
8.Então, informe o motivo do cancelamento e clique em OK.
9.Será exibida a mensagem indicando que o crédito referente ao valor pago será gerado para o cliente.
10.Ao clicar em OK, novamente será exibida a tela para efetuar a nova venda.