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Para os processos de venda que envolvam entrega, sejam pedidos feitos por meio de canais digitais (whatsapp, por exemplo), teleatendimento ou até presencial, disponibilizamos a funcionalidade de Venda Delivery, no Linx POS, que viabiliza o acréscimo de frete na venda. A seguir, detalhamos os procedimentos para configuração e utilização desse tipo de operação.

Este recurso foi liberado a partir da versão Linx POS 7.7 SPK 2 HF 008.


Os parâmetro detalhados a seguir devem ser configurados na retaguarda, para refletirem no PDV. Todos eles são passíveis de variação por loja.

ParâmetroDescriçãoValor padrão
DELIVERY_HABILITAQuando verdadeiro, habilita as operações de venda ao consumidor final para entrega.False
DELIVERY_FRETE_MINIMODefine o valor mínimo do frete nas operações de Venda Delivery. Valor 0 indica frete grátis0
DELIVERY_INDPRES_NFEIndicador de presença padrão em venda delivery com NF-e.

Os indicadores possíveis são os previstos para o campo indPres de NF-e e NFC-e, que são:

  • 1-Operação presencial (aplicável para NF-e, quando o cliente compra na loja e pede para entregar);
  • 2-Operação não presencial, pela Internet (aplicável para NF-e, quando o pedido do cliente chegou por um meio que utiliza a Internet);
  • 3-Operação não presencial, Teleatendimento (aplicável para NF-e, quando o pedido do cliente foi realizado por telefone);
  • 9-Operação não presencial, outros.
3
DELIVERY_ALT_INDPRES_NFESe verdadeiro, o usuário pode alterar o indicador de presença em NF-e. Permite alterar o indicador de presença para os conteúdos: 1, 2, 3 ou 9.F
DELIVERY_TRANSPORTADORACódigo da transportadora padrão em Venda Delivery, para NF-e e NFC-e.NÃO HÁ
DELIVERY_ALT_TRANSPORTASe verdadeiro, permite o usuário alterar a transportadora na loja, podendo ser inclusive um fornecedor diferente do configurado no parâmetro DELIVERY_TRANSPORTADORA.

Se o conteúdo for .F., existem dois cenários possíveis:
  • se o parâmetro DELIVERY_TRANSPORTADORA estiver vazio ou com conteúdo inválido (código da transportadora não existe na tabela TRANSPORTADORAS ou a transportadora está inativa), o sistema permite ao usuário escolher a transportadora;
  • se o parâmetro DELIVERY_TRANSPORTADORA estiver com conteúdo válido, então o usuário não poderá escolher a transportadora.
T
DELIVERY_NFESe verdadeiro, indica NF-e como o documento fiscal a ser emitido para Venda Delivery.F
DELIVERY_VIAS_RELATORIOIndica a quantidade de vias do relatório de entrega. Se conteúdo for menor ou igual a zero, o sistema não imprimirá relatório. Agora, como outros valores positivos, emite o relatório na quantidade de vias indicada.0

O Linx POS permite a utilização da Venda Delivery na gravação de uma pré-venda, orçamento ou venda. Para isso siga os passos abaixo.

Por enquanto, esse recurso não está habilitado para funcionar em ambientes ECF. Qualquer alteração nesse sentido será informada na área de release notes, da versão liberada que possuir a melhoria.

  • Abra o Linx POS, na função Pré-atendimento ou Atendimento, informe os dados do cliente, do vendedor, e então bipe os produtos, ajustando suas quantidades, quando necessário;
  • Caso tenha alguma promoção disponível, você poderá ativá-la;
  • Em seguida, clique no botão Entrega e Salvar(F3), no caso de uma pré-venda, ou Entrega e Pagamento (F3), no caso de uma venda. Com isso, um pop-up se abrirá para que você configure os dados da entrega. Se for um Orçamento, o pop-up abrirá ao clicar em Entrega e após em Sugestão de Pagamento.
  • Nesse formulário, você primeiro deverá informar qual a transportadora responsável pelo envio. No vídeo abaixo, vamos trabalhar com o procedimento permitindo a escolha da transportadora, entre as opções já cadastradas;
  • Após selecionar o fornecedor do envio, você deverá preencher o campo Frete com o valor de cobrança, em Reais, para o envio da mercadoria;
  • Continuando, você poderá apontar o endereço da entrega, utilizando aquele informado no cadastro do cliente, ou digitando um novo, ao escolher essa opção;
  • Ao finalizar essas etapas, clique em Utilizar;
  • Caso seja um pré-atendimento, saia da tela, e vá para o modo Atendimento, resgatando a pré-venda ou orçamento na opção Tickets, PVs e DAVs;
  • Após clicar no botão Pagamento (F3), no modo Atendimento, escolha a forma de pagamento, entre opções disponíveis, e por fim, clique em Finalizar (F2);
  • O sistema fará a emissão do documento fiscal. No documento fiscal DANFE, quando se tratar de ambiente NFC-e, o frete será sinalizado com este termo mesmo, porém em ambiente SAT, o valor do frete será sinalizado na nota como "Acréscimo".



Quando o parâmetro DELIVERY_VIAS_RELATORIO estiver com o valor maior do que zero, ao finalizar o pagamento, e solicitar a impressão completa, além do documento fiscal, o sistema também emitirá relatório de entrega, conforme exemplificado no vídeo a seguir:


Além de utilizar a gravação de pré-atendimento e venda, no Linx POS, é possível também efetuar uma venda ou resgatar um orçamento ou pré-venda pela tela de Gerenciamento Fiscal.

Na opção do vide a seguir, utilizamos como exemplo, o resgate de um Orçamento. Porém o procedimento no geral, é semelhante ao descrito no item "Gravar Pré-Atendimento ou Venda com Entrega".

  • Após gravar o pré-atendimento, no menu principal, escolha a opção Caixa, e em seguida, Gerenciamento Fiscal;
  • Clique então em Nota Fiscal de Venda, na parte inferior da imagem;
  • Uma nova tela se abrirá, no menu lateral, clique em Novo;
  • A tela com a mesma estrutura do modo Atendimento abrirá, você poderá registrar toda a venda a partir daí ou resgatar um pré-atendimento utilizando o botão Tickets, PVs e DAVs (F4), no menu lateral;
  • Em seguida, clique em Pagamento (F3). Não esqueça apenas que se for uma venda, registrada do zero, antes de seguir para o pagamento, você precisará clicar em Entrega para registrar as informações do Delivery;
  • Ao selecionar a forma de pagamento, clique em Finalizar (F2);
  • Um pop-up se abrirá para que você confirme os dados da nota fiscal: tipo de cliente, de frete, volumes, entre outros. Ao finalizar, clique em OK;
  • O sistema fará a emissão do documento fiscal. No documento fiscal DANFE, quando se tratar de ambiente NFC-e, o frete será sinalizado com este termo mesmo, porém em ambiente SAT, o valor do frete será sinalizado na nota como "Acréscimo".

  • Sem rótulos