Assunto

ECF - Impressora Fiscal EPSON - Erro de comunicação

Melhor Solução


1- Abra o programa do Fabricante "EPmfd" caso não tenha instalado no computador realize o download aqui


2- Verifique se a impressora esta comunicando junto ao Software do Fabricante clicando em "Verificar estado da impressora"

conforme a imagem abaixo:



3- Caso a impressora não tenha comunicado fazer as seguintes validações:


  • Verifique se a impressora esta ligada, caso não esteja ligue e teste novamente;
  • Verificar os cabos de energia e conexão entre a impressora e o computador, após verificar realizar o teste novamente;
  • Verificar o cabo que sai da impressora e esta conectado no computador trocando de Porta USB preferencia pela que fica atrás do computador;
  • Não conectar o cabo da impressora em Switch USB ou qualquer tipo de Multiplicador de portas USB externo pois pode faltar energia e perder comunicação com frequência;
  • Caso problema persista será necessário acionar o fabricante no telefone abaixa:

    Capitais e regiões metropolitanas: 3004-6627
    Outras localidades: 0800 377 6627


4- Após comunicação junto ao Software EPmfd fazer as seguintes validações:


  • Campo "Data/hora da impressora" precisa ser menor que 1 hora do relógio do computador para abrir o POS;
  • Campo "Impressora Online" indica que há comunicação entre a impressora, caso esteja Offline indica que não há comunicação;
  • Campo "Modo fiscalizado" indica que a impressora esta lacrado e disponível para uso, caso tenha outro estado entre em contato com o fabricante;
  • Campo "Modo de operação normal" indica que a impressora esta disponível para uso, caso tenha outro estado entre em contato com o fabricante;
  • Campo "Período de vendas aberto - Redução Z pendente " indica que há uma redução pendente e esta deve ser emitida para abrir o POS.
  • Botão "Imprimir RZ pendente" disponível para clicar conforme imagem acima indica que há uma redução z pendente e deve ser emitida para o POS funcionar;
  • Botão "Cancelar documento aberto" disponível para clicar indica que há documento fiscal ou não fiscal pendente e deve ser cancelado para o POS Funcionar;
  • Solicitar que verifique a bobina de papel, se estiver acabando substituir e imprimir uma leitura x conforme opção no menu lateral.


5 - EPmdf comunica com a impressora e o POS não, foi verificado todos os passos do item 4 e continua com problema:


  • Feche o Software EPmfd e o POS;
  • Será necessário atualize a DLL da impressora pois esta desatualizada realizando o download aqui
  • Acesse C:\Windows\System32 ou C:\Windows\SysWOW64 e substitua pela nova InterfaceEpson.dll;
  • Após substituir clique com botão direito do mouse em cima da InterfaceEpson.dll, acesse Propriedades > Guia Segurança > Editar > Adicionar > escreva "todos" > Clique em Verificar nomes > OK > OK > Aplicar > SIM > OK > OK ;
  • Abra o POS e realize os testes, caso continue com erro de comunicação será necessário acionar o N2 de POS.



  • Sem rótulos