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Normalmente somos contatados por clientes que se deparam com o preço de venda de um produto que foi alterado "automaticamente" e precisamos evidenciar aos mesmos que isso na maioria das vezes, não trata-se de um erro do sistema e sim alguma intervenção operacional de um usuário do portal. Como levantar essas evidências?

Melhor Solução

Primeiramente, é preciso considerar que grande parte dos acionamentos sobre alteração "automático" de preço de venda de produtos trata-se de regra de integração da rede do cliente junto ao portal franqueadora, mas que não é de conhecimento do mesmo. Para validar que uma alteração automática de preço seja de custo ou venda é proveniente de integração, basta consultar os materiais disponíveis que já são de conhecimento do suporte (Tools e Share).

Isso porque nos relatórios que serão tratados neste Share, não são gravadas alterações provenientes de integração. Assim, o único modo prático de evidenciar é definindo um preço X em um dia, e no outro dia verificar que o preço voltou para Y. Dessa forma se evidencia tal integração existente.


Quando não se tratar de integração, será indicado a seguir os procedimento que devem ser tomados na análise.


Pegando como exemplo um produto que inicialmente tinha preço de venda R$ 209,90, realizamos 4 rotinas dentro do sistema que podem alterar o preço de venda do produto e posteriormente alguém da loja não responsável pela alteração, pode ligar supondo uma alteração "automática" e que poderemos evidenciar usando o relatório de Histórico de status de produtos + Pesquisar logs.


Rotinas realizadas:


Alteração do preço de venda pelo relatório Lista de preços (Suprimentos > Estoque > Relatórios > Lista de preços); definido R$ 219,90
Alteração do preço de venda pelo relatório Manutenção (Suprimentos > Estoque > Relatórios > Manutenção); (definido R$ 229,00)
Alteração do preço de venda pelo Cadastro do produto (Suprimentos > Estoque > Produtos); (definido R$ 239,00)
Entrada de nota fiscal (Manual) reajustando custo atualizando: Preço de venda.(definido R$ 247,78)

*Conforme print abaixo, feita entrada alterando o campo grifado para Preço de venda, sendo que o padrão é Markup. Dessa forma, como alteramos o custo do produto teste de 78,00 para 90,00 durante a inserção dele na nota, o preço de venda foi impactado após finalização da entrada e teve seu valor aumentado para o valor acima. Muitos clientes não sabem que marcando essa opção ao invés de manter Markup, o preço de venda será alterado automaticamente quando manipular o preço de custo na entrada, seja pra mais ou pra menos, fazendo com que proporcionalmente ao Markup presente no cadastro do produto, fique definido um novo preço de venda maior ou menor.



HISTÓRIO DE STATUS DE PRODUTOS


Acessando este relatório, com base nas rotinas realizadas acima, pode-se confirmar todas as alterações feitas no preço de venda (e também no preço de custo caso alterar o botão "Listar"). No relatório será possível evidenciar a Data e Login das alterações, informações necessárias para o tópico seguinte que é a consulta de Logs.

A geração do relatório é simples, na caixa produto basta pesquisar pelo código analisado e definir um período de análise. Também é preciso alterar o Listar para Preço de venda.

Lembrando que o preço de venda inicial era de R$ 209,90 e o primeiro registro do relatório já é a alteração feita no Lista de preços e assim sucessivamente.



Obs: Quando houver Login (7), trata-se de um login genérico do próprio ERP que realiza ajustes/adequações do preço de venda de acordo com novo markup definido através de entradas de notas. Estes registros podem ser desconsiderados pois não são erros, o sistema apenas precisar gravar os registros no relatório pois são alterações automáticas para definir o preço de venda correto pós entrada.


PESQUISAR LOGS


Tendo a data e o login responsável, basta acessar: Empresa > Segurança > Pesquisar logs > E preencher o período da alteração assim como usuário. Em empresas, selecionar Todas.



Seguem os resultados nos logs referente as páginas de cada rotina que houve alteração dos preços:



/gestor_web/produtos/reajusta_preco.asp > Lista de preços

/gestor_web/produtos/relatorio_manut_salvar.asp > Manutenção

/gestor_web/produtos/inclusao_produtos_new_final.asp > Cadastro do produto

/gestor_web/produtos/grava_entrada_compras.asp > Entrada de compras


Veja que em todos os detalhamentos dos logs (exceto Lista de preços), não consta evidentemente a alteração de preço de venda X > Y. Mas, a combinação do registro de novo preço de venda no relatório de histórico de status mais a descrição dos logs de que o Markup foi alterado, já indica totalmente de que teve realmente alteração no preço de venda naquela determina rotina dos logs. Na entrada de compras, a alteração é evidenciada pelo custo alterado, que conforme já dito, altera proporcionalmente o preço de venda.

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