Sumário



1 Conceito

A integração do AutoSystem com o AME Digital possibilita aos clientes efetuarem o pagamento dos produtos/combustíveis por meio de um aplicativo instalado em seu smartphone.

É necessário apenas a leitura de um QR Code, gerado em tela ou impresso no momento da compra.

Além da autonomia no momento de pagar uma compra, o cliente também será beneficiado com uma economia de tempo no atendimento, evitando assim, a formação de filas nos estabelecimentos.


2 Requisitos

Para utilizar a integração AME Digital no estabelecimento, será necessário atender aos principais requisitos:

  • Ser cliente BR;

  • Na Intranet, o módulo Integração AME Digital deve estar habilitado para ativar a integração no estabelecimento;

  • A versão mínima exigida para esta integração é 3.2.6.70.


Configurando o AME Digital

Para que a integração funcione corretamente, é necessário que algumas configurações sejam realizadas, conforme a seguir:


3.1 Configurações

Acessar o módulo Gerencial e no menu Configurações > Módulos, selecionar a opção AME Digital > Configuração.

Na tela de configuração, habilitar a opção Ativar integração AME Digital e preencher os dados de Usuário e o Token, disponibilizado pelo AME para o cliente, por CNPJ. Clicar em Salvar-F5.



Caso o cliente não queira mais utilizar o AME Digital, basta apenas desabilitar a opção Ativar integração AME Digital.


3.2 Criando um Motivo de Movimentação

Para criar um motivo de movimentação, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Motivos de Movimentação. Será apresentada a seguinte tela:



Devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar/selecionar a conta AME Digital, que foi criada anteriormente no plano de contas;
  • Conta creditar: informar a conta de Ponto de Venda;
  • Tipo Movto: selecionar a opção Forma de pagamento, nos dois campos.

Na guia Informações, subguia Informações, no campo Informações adicionais, selecionar a opção AME Digital

Já nos campos Tipo pag. NF-e / NFC-e ou Tipo pagamento CF-e, preencher a informação conforme o tipo de documento fiscal utilizado no estabelecimento.

Para concluir clicar em Salvar.


Importante

Não é possível configurar o comprovante de pagamento para o AME Digital. O modelo é fixo, onde serão geradas duas vias (do posto e a do cliente).


3.3 Vinculando o Motivo de Movimentação

É necessário realizar o vínculo do motivo de movimentação à chave do AutoSystem. Para isto, acessar o módulo Gerencial, menu Configurações > Parâmetros > Motivos de Movimentação. A seguinte tela será apresentada:



Na tela de configuração, deve-se localizar a chave criada AMEDIGITAL e no painel Informações, no campo Motivo, selecionar o motivo de movimentação cadastrado para o AME Digital, conforme visto anteriormente. Para concluir, clicar em Salvar informações.

Com as configurações acima, já é possível utilizar o AME Digital no sistema.

Importante

Para ambientes com PAF-ECF, não é possível imprimir o QR Code de venda na ECF Fiscal. O QR Code deve ser configurado para utilizar uma impressora não fiscal, em Configuração da Estação > Impressoras.


4 Venda com Forma de Pagamento AME Digital



Importante

Na finalização da venda, ao ser apresentada a tela de Pontuação da BR Premmia, caso o cliente queira pontuar e o pagamento for com AME Digital, o CPF do cliente não deve ser preenchido no AutoSystem. Isto porque existe a opção de pontuar utilizando o aplicativo da AME. Portanto, para que não haja duplicidade, a orientação é não realizar a pontuação Premmia no AutoSystem, orientando o cliente a pontuar utilizando o aplicativo da AME.

No módulo Caixa, após selecionar os produtos, utilizar a tecla de atalho A (finaliza venda com AME Digital) ou selecionar a forma de pagamento pelo F5. Após, a tela de QR Code será apresentada:



Com isso, a leitura do QR Code AME Digital poderá ser feita pelo cliente através do aplicativo em seu smartphone e a venda será finalizada automaticamente.

Caso haja necessidade, o QR Code também pode ser impresso:



Importante

Não é possível efetuar a venda com mais de uma forma de pagamento, somente utilizando o AME Digital.


4.1 Cancelando o QR Code

É possível cancelar um QR Code gerado porém, deve-se confirmar com o cliente se o mesmo já efetuou o pagamento deste.

No cancelamento do QR Code, ao clicar no botão Cancelar, a seguinte mensagem será apresentada:



Importante

Caso o cliente já tenha efetuado o pagamento e o usuário do sistema clicar em Sim e Cancelar o QR Code, a venda ficará registrada e o estabelecimento não receberá o valor. 


5 Cancelamento da venda

O cancelamento pode ser feito no módulo Caixa através do menu Operações > Cancelar última venda. Será apresentada a seguinte tela:



Ao clicar no botão SIM, o sistema notifica que há venda com o AME Digital e dá início ao processo de cancelamento:




Ao clicar em NÃO, a venda não será cancelada.

No aplicativo do cliente, será apresentado como Reembolso recebido:






  • Sem rótulos