Introdução
Ações em Infraestrutura
Perguntas Frequentes - FAQ
Em situações onde há o aumento drástico do volume de transações, como em eventos tipo o Natal, pode ocorrer da SEFAZ ficar indisponível e isso acarreta nos ambientes acatarem a contingência (emissões offline), de modo a gerar filas de envio e recebimento de notas, levando um tempo acima do normal para autorizações e/ou cancelamentos.
Nestes casos, é necessário aguardar a normalização do webservice ou, até mesmo, o consumo da fila de contingência.
O Circuit Breaker é uma feature do MS Azure utilizada para quando se há falhas na entrega de mensagens, ativando a contingência, sendo uma alternativa compliance com a SEFAZ. Em qualquer parte do processo, quando algum problema operacional atinge um percentual expressivo, as transações continuam ocorrendo offline. O Ambiente fica operando neste fluxo por 25 minutos, dando o devido tempo para que a SEFAZ também se reestabeleça, após esse período, tenta voltar ao modo online e em caso de sucesso, segue desta forma. Caso o webservice da SEFAZ permaneça inoperante, o ambiente continua em emissões offline por mais 25 minutos, realizando tentativas de retorno para o online enquanto durar o evento de indisponibilidade.
A entrada e saída deste status é totalmente automatizada.
Para consultar o status de disponibilidade da SEFAZ, veja os links abaixo:
NFC-e: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp
NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx?versao=0.00&tipoConteudo=Skeuqr8PQBY=
Este retorno indica que o Fiscal Flow tentou enviar a nota para a SEFAZ, mas não conseguiu obter retorno, devido a problemas no webservice de autorização.
Nesta situação, a nota pode ou não ter chegado na SEFAZ e sido processada, por isso o Fiscal Flow devolve esse status para que ela seja incluída no processo incompleto e posteriormente inutilizada (se não chegou na SEFAZ) ou cancelada por substituição (caso tenha sido recepcionada pela SEFAZ) e as próximas são emitidas em contingência até que a comunicação com a SEFAZ seja restabelecida.
O processo correto é aguardar até que esteja em um dos status finais.
Para consultar mais retornos do Fiscal Flow, veja o link abaixo:
Este retorno significa que a nota foi emitida em contingência e está na fila para ser enviada ou está aguardando o retorno de contingência da SEFAZ.
Quando este processo for finalizado, em uma consulta receberá o status de autorizada.
Para consultar mais retornos do Fiscal Flow, veja o link abaixo:
Não.
De acordo com o inciso II do parágrafo 2º da cláusula décima primeira do Ajuste SINIEF 19/2016 é proibida a inutilização de NFCe emitida em contingência.
Notas emitidas em contingência devem ser corrigidas para posteriormente serem autorizadas. Caso seja necessário realizar o cancelamento, será necessário realizar a autorização.
Para NFC-e, o cancelamento por desistência, o prazo é de 30min. Já para que seja feito o cancelamento por substituição, o prazo são de 168 horas (7 dias).
NFC-e - Prazos para Cancelamento
Para NFe o prazo de cancelamento é de 24 horas.
Caso os prazos já tenham expirados, a alternativa é realizar o cancelamento extemporâneo (trâmite Cliente-SEFAZ) ou realizar uma nota de devolução.
Neste caso, se este status permanecer por mais de 10 minutos, contate a equipe Fiscal Flow.
Ao consultar uma nota e ela estiver em um dos status abaixo, basta aguardar sua resolução, pois eles são intermediários, ou seja, a nota está em transição entre o status incial e o final:
- Enviando para contingência
- Aguardando retorno da contingência
- Processo incompleto
- Cancelamento agendado
- Inutilização agendada
Uma nota ao se encontrar em um status final, nada mais se pode fazer a respeito, ou seja, não é possível sua reversão:
Os status finais de uma nota são:
- Cancelada
- Inutilizada
- Denegada