Como configuro mais de uma forma de pagamento para clientes a prazo?

Os clientes cadastrados no Postofácil geralmente utilizam a forma de pagamento Nota a Prazo, pois possuem um ciclo de consumo onde ao chegar ao fim, são realizados fechamentos e então efetuado os pagamentos daquilo que foi consumido. Caso o cliente a prazo em algum momento opte por efetuar o pagamento de outra forma (além da nota a prazo), é necessário que alguns parâmetros do cadastro do cliente estejam configurados.


Como fazer?

A configuração é realizada através do menu Cadastros  Clientes  Aba Parâmetro FORMA(S) DE PAGAMENTO PERMITIDA(S) PARA ESTE CLIENTE NO CAIXA FÁCIL WINDOWS:




Importante

Quando o cliente é cadastrado por padrão vem selecionado todas as opções de formas de pagamento, ou seja, o cliente pode utilizar todas as formas que existe no sistema, porém para deixar uma forma de pagamento especifica é necessário selecionar somente ela.


Conforme destacado na imagem acima, as formas de pagamento disponíveis são:


Formas de pagamento:
  • TODAS:  Habilita no caixa todas as formas de pagamento para o cliente.
  • DINHEIRO: Habilita no caixa a forma de pagamento dinheiro no caixa.
  • CARTÃO DÉBITO: Habilita no caixa a forma de pagamento de cartão de débito.
  • CARTÃO CRÉDITO: Habilita no caixa a forma de pagamento de cartão de crédito.
  • CHEQUE PRÉ: Habilita no caixa a forma de pagamento de cheque pré datado.
  • CHEQUE A VISTA: Habilita no caixa a forma de pagamento de cheque a vista.


Após definir as formas de pagamento desejadas, basta clicar em Gravar.

No caixa, no momento de escolher a forma de pagamento a ser utilizada, ao clicar no botão Formas de Pgto será apresentada a tela para que o usuário indique a forma de pagamento:



Caso o usuário selecione alguma opção que não esteja habiliada no cadastro do cliente, será apresentado a seguinte mensagem:




Observações:


Não é permitido realizar o pagamento mesclado (utilização de mais de uma forma de pagamento em uma mesma venda) com a forma de pagamento Nota a Prazo.

1 comentário

  1. Anônimo

    O mais recomendado seria que todos os clientes fossem definidos como todas as formas de pagamento pois, acontece sempre de um cliente que costuma pagar "A Prazo" querer quitar na hora uma compra pra não aparecer na conta mias tarde.