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Funcionamento do aplicativo IntegracoesEcommerce.exe com a Configuração da Vannon

Para o perfeito funcionamento deste aplicativo é necessário que a versão do Linx Farma BIG seja no mínimo a 2.3.2.0, onde os mesmos executáveis já estão disponíveis para utilização.

Configurando o aplicativo

 

  • Passo 1: Com o integracoes.exe atualizado, a informação da nova integração adicionada é disponibilizada, juntamente com a opção de seleção de qual loja virtual estará configurada.

 

Figura 01 - Integrações Linx Farma BIG
 

  • Passo 2:  Selecione qual loja virtual será utilizada. Para a exemplificação deste documento será utilizada a loja virtual "Vannon". Ao selecionar a loja virtual que será utilizada, o logotipo da mesma será exibida no lugar do logotipo da Linx Farma BIG.  Clique sobre o Logotipo da Vannon.

 

Figura 2 - Integração da loja virtual
 

  • Passo 3: Após selecionar qual loja virtual será utilizada, a caixa de seleção "Habilitada" deve estar selecionada. Este procedimento deve ser efetuado por um supervisor com a permissão "PERMITIR HABILITAR INTEGRAÇÕES". Esta permissão encontra-se no menu Cadastros > Usuários > Grupos de Usuários na aba Permissões Supervisor.

 

    Nota

Dúvidas sobre cadastro de grupos de usuários ?  Verifique o artigo Cadastro de Usuários - Grupos
 

  • Passo 4: Com a integração habilitada, as demais configurações para pleno funcionamento devem ser efetuadas. Para isso, basta  clicar no logotipo da loja virtual para que abra a tela de atividades, que será descrita posteriormente, e depois no botão .

 

Figura 03 - Configurações da Integração - Aba Geral
 
Sendo:
 - As vendas sempre são efetuadas por um usuário, o mesmo padrão é utilizado para uma venda na loja virtual, sendo assim, um usuário deverá ser informado para que todas as vendas efetivadas na loja virtual sejam amarradas ao seu código. Todos os usuários ativos e que são vendedores estarão listados para a seleção.
 - Esta opção define se o sistema irá efetuar uma transação TEF, caso configurado. Esta configuração é necessária para atender a necessidade de lojas virtuais que não possuem integração com as operadoras de cartão de crédito, tendo assim a transação TEF sendo efetuada pelo sistema de Vendas (Vendas.exe). Tendo a maioria independência nesta questão.
 - O Endereço do WebsService de integração, é a URL disponibilizada pela empresa responsável pelo desenvolvimento da loja virtual, onde há uma API de integração disponibilizando os métodos para efetuar as rotinas cabíveis.
 - Em alguns casos há a necessidade de autenticação para ter acesso a API. Desta forma, deve-se informar o usuário e senha que serão utilizados.
 - Mesmo procedimento acima.
 

Figura 04 - Configurações da Integração - Aba Condições de Pagamento, Preço e Produto
 
 - Um cliente que compra na loja virtual, talvez não seja um cliente da loja física. Sendo assim há a necessidade de se cadastrar este cliente no Linx Farma BIG. Para efetuar o cadastro, é necessário ter uma empresa, aqui descrita como "Empresa Loja Virtual", agregando todos estes e os demais. Esta empresa também terá papel fundamental nos próximos itens.
 - Levando a empresa selecionada como parâmetro, caso a loja deseje enviar os preços de seu cadastro utilizando uma tabela de descontos, deve-se marcar a opção "Utilizar tabela de descontos no envio de preços" e logo abaixo selecionar qual tabela de desconto será utilizada. As tabelas exibidas são as permitidas pela empresa configurada como "Empresa Loja Virtual". Para maiores detalhes de como os preços serão obtidos,  clique no botão .
 - Demonstra a relação entre os tipos de pagamento retornados pelo WebService com as condições de pagamentos disponíveis na "Empresa Loja Virtual". Deve-se para cada tipo de pagamento retornado, selecionar qual será a condição subsequente utilizada na Venda  clicando duas vezes rapidamente em cima da coluna "Utilizar Condição de pagamento" referente ao tipo de pagamento desejado, ou  clicando duas vezes pausadamente, o botão   (três pontos) será exibido para seleção quando acionado.
 
Caso o tipo de pagamento não for "Cartão" uma mensagem será exibida informando que este tipo de pagamento não terá parcelamento, mesmo que a venda no e-commerce seja parcelada.
 
 - No Botão   é possível definir os grupos desejados utilizando-se das teclas padrão de marcação do Linx Farma BIG.
 

Figura 05 - Configurações da Integração - Aba Execução
 
 - Esta grade exibe quais são as operações implementadas para a loja virtual que está sendo configurada.
 - Esta é a parte mais importante da configuração, onde deve-se informar quais serão os horários de execução de cada operação mencionada no item anterior, ou seja, quais os momentos que o aplicativo descrito irá se comunicar com a loja virtual efetuando a operação a que se refere.
 

Detalhamento das operações disponíveis para a Vannon

 
- Importação de vendas efetuadas na loja virtual

  • O horário para a operação de importar pedidos deve estar previamente cadastrado nas configurações já citadas.
  • Após a execução do aplicativo efetuando a operação de importação de vendas (pedidos), uma cesta entrega será criada com as informações contidas na loja virtual.

O ícone da entrega no controle de entregas fica configurado para "Loja virtual".

Figura 06 - Controle de Entregas - Loja Virtual

Atualmente não existe parcelamento para entregas, porém a venda na loja virtual permite o pagamento parcelado, sendo assim quando houver parcelas, uma tela com o parcelamento (conforme padrão do sistema e vendas) é aberto já configurado com a quantidade que a venda foi parcelada.

  • Figura 07 - Parcelamento

    Na finalização da entrega o parâmetro de "Efetuar transação de cartão de crédito", item   da Figura 03,  será verificado para decidir se irá efetuar a transação TEF ou não (em caso da condição estar configurada para se utilizar TEF no Linx Farma BIG). Este procedimento é transparente para o usuário.

    - Envio de estoque e preços para a loja virtual
    - Vannon realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo Linx Farma BIG e consumido pelo e-commerce.
  • Produtos Controlados não podem ser comercializados por loja virtual (é recomendado que os tipos Antimicrobiano e Serviço sigam a mesma regra).
  • Dados necessários no cadastro de produto variam de ecommerce (obrigações padrões do Linx Farma BIG já suprem essas necessidades).
  • Nome principal do produto será usado pelo e-commerce, recomendado utilizar o campo "Descrição do produto para Etiqueta" como descrição para a loja virtual (uso configurado no integrador).
  • Será enviado apenas o estoque final do produto.
  • Estoque será enviado com base em movimentações reais.
  • Não será considerada nenhuma operação de inventário para o valor final do estoque.
  • Estoque enviado é gravado no banco de dados em tabela auxiliar.
  • Ao realizar a operação de envio de estoque é verificado o valor final do estoque informado na tabela auxiliar e comparado com a tabela de estoque do Linx Farma BIG, caso exista diferença será enviado o valor do estoque final dos produtos.

    Este procedimento leva em consideração o parâmetro de utilização da tabela de desconto. Caso esteja habilitado, o "preço de" e "preço por"  serão calculados conforme regras atuais de desconto aplicadas na venda.

    Figura 08 - Produto - Preço De / Por

    Ao contrário, o preço 1 do cadastro de produto principal será assumido como "preço DE" e o preço 2 do cadastro de produto será o "preço POR".

    - Atualização de status
  • Conforme configurado os horários de execução,  a rotina de atualização de status é executada. A rotina consiste em atualizar a situação do pedido na loja virtual conforme sua situação no Linx Farma BIG.

Quando um pedido é importado para o sistema de vendas, o status dele é PAGO, para cada ação aplicada no pedido, uma atualização de status pode ser realizada. Atualmente, o status Efetuado, Pago, Concluído e Cancelado estão previstos, porém a integração descrita apenas os status Concluído e Cancelado serão implementados, perante as condições e regras de negócio da empresa desenvolvedora da loja virtual.

Demonstração de atividades e notificações

Atualmente é possível verificar o plano de execução das integrações acessando o aplicativo Integracoes.exe e  clicando no botão , e será exibida uma tela mostrando a sequencia de execução de todas as rotinas configuradas no aplicativo, desta forma, permite-se um planejamento de execução mais apurado, visto que o usuário pode visualizar se uma operação prioritária está sendo executada após rotinas de menos prioridade.

Figura 09 - Tarefas Agendadas

Uma forma mais detalhada de visualizar as últimas tarefas executadas é acessando a integração do e-commerce configurado,  clicando em seu logotipo.
Na Figura 10 abaixo são exibidas as notificações recebidas do e-commerce.

Figura 10 - Integração Ecommerce - Aba Notificações

  • Sem rótulos