Sumário

Conceito

Por meio da intranet Linx é realizado o controle de versões mínimas do sistema, além de garantir aos clientes a utilização de versões atuais, contemplando melhorias liberadas pela Linx, deixando o contribuinte em conformidade com a legislação fiscal e evitando o uso de versões antigas. Também proporciona uma maior praticidade, já que o próprio sistema fará o aviso da necessidade de atualização da versão e levará o usuário para a tela de atualização. Desta forma, quando o sistema identificar que a estação não possui a versão mínima exigida, será realizada a atualização desta, por meio do atualizador automático.

Adiante veremos o funcionamento do controle de versões e atualização automática.



Notificações e Atualização

A partir da versão 3.2.5.75 ou 3.2.6.10, quando o sistema identificar que existe uma versão mínima superior a versão utilizada, o sistema vai realizar automaticamente o download da versão, armazenando no diretório C:\autosystem\update. Após concluído o download ao tentar acessar os executáveis main.exe ou paf.exe do AutoSystem em estações que estiverem desatualizadas, será emitida uma notificação inicial de atualização, onde será informado o prazo máximo de utilização do sistema, conforme exemplo abaixo:


Mensagem apresentada em ambiente Windows


Ao clicar em Não, o sistema fará o login, porém só será possível acessar o sistema, até a data e horário informados na mensagem.

Clicando Sim, o sistema fará a substituição dos executáveis e demais arquivos de forma automática, agilizando o processo de atualização.

Ambiente Linux

Em ambiente Linux, é apresentada a notificação de versão desatualizada, ao clicar em Sim, será executado o comando "as_update", cujo progresso poderá ser acompanhado no log, por meio do comando "tail -f", conforme imagem abaixo:



Importante

Cabe ressaltar que na atualização automática é criado um backup do sistema na pasta "Backup" raiz de instalação do AutoSystem. Se a atualização for realizada por meio do executável "manutenção.exe", não será feita a criação desse backup.


Após a atualização da versão do AutoSystem, caso o cliente possua o módulo MID-e Client ativo e configurado na estação, será feita a verificação de versão mínima. Sendo encontrada uma versão inferior à versão que consta no FTP Linx (diretório de compartilhamento), o sistema fará o download do instalador na pasta raiz do sistema e iniciará a atualização do MID-e Client, como mostra o exemplo abaixo:



Atualização do Mid-e Client, por questões de compatibilidade, ocorrerá apenas em estações que utilizam sistema operacional Windows.


Ambiente PAF-ECF

No ambiente PAF-ECF o procedimento será conforme mencionado no início do guia. A mensagem de alerta para atualização do sistema será apresentada 30 dias antes da data de vencimento da versão, conforme abaixo: 



Ao clicar em Sim, será possível realizar a atualização do sistema, conforme o procedimento já citado anteriormente.



Versão Bloqueada

Caso a versão não tenha sido atualizada e já tenha alcançado o prazo exibido na mensagem de alerta, será apresentada a seguinte mensagem:

Mensagem apresentada em ambiente Windows


O sistema então realiza a atualização automaticamente após o OK do usuário. Caso isto não ocorra, o usuário ficará impedido de acessar o sistema.


Ambiente PAF-ECF

No ambiente PAF-ECF o procedimento será o mesmo. A mensagem de alerta de versão bloqueada será conforme abaixo:

 

 Mensagem apresentada em ambiente Windows



Informações Técnicas

Versão

Hierarquia de Atualização 


ClienteRedeUFDistribuidoraGeral
X




X




XX



X


X





X


  • O controle de versão mínima será feito pela Linx por UF, Distribuidora, CNPJ e rede (prazos diferenciados), não sendo necessário entrar em cada CNPJ individualmente. Será possível gerar atualizações e comunicados por lote selecionado ou estação em geral;
  • A versão mínima requisitada estará gravada na chave (autosystem.key) e no banco de dados, de forma que a primeira estação a ser iniciada no dia corrente fará a consulta na intranet, e gravará a informação no banco de dados, as demais estações consultam diretamente do banco.
  • Quando o sistema identificar que a informação na chave autosystem.key é mais atual que a informação gravada na base de dados, a versão a ser considerada será a versão que está na chave.
  • No caso de clientes com cadastro em situação "Inativo" e "Bloqueado", será mantido o mesmo comportamento atual;
  • As notificações exibidas no sistema, referentes à atualização da versão, não serão apresentadas ao acessar os executáveis do  "Troca de Óleo", "Concentrador" e "Config Local" em estados participantes da legislação do PAF-ECF.


Atualização

  • Ao atualizar a versão, a fim de garantir uma cópia de segurança da última versão, será gerada na pasta raíz de instalação do AutoSystem, uma pasta backup com um arquivo .zip do sistema, sendo substituído o último backup. Nesse processo não serão consideradas as pastas Log e backup, evitando assim maiores volumes em sua criação.
  • Todos os processos que estiverem em andamento durante a atualização, serão finalizá-los, e logo após a atualização do sistema todos os processos finalizados anteriormente serão iniciados automaticamente. 


Controle de Versão MID-e

  • Foi criado um controle de versão mínima para o MID-e cliente, de forma que ao iniciar, o PAF.exe ou do Main.exe o sistema verifica se a versão mínima do MID-e client é superior a versão instalada, quando for, será realizada a atualização automaticamente, quando o MID-e client estiver instalado na estação local.

A mensagem abaixo será apresentada ao usuário:


  • Quando o MID-e client estiver em estação remota, e a versão do MID-e client for menor que a mínima exigida, o sistema bloqueia a inicialização do PAF.exe, até que a versão do MID-e client seja realizada. As rotinas gerenciais que utilizam o MID-e client também serão bloqueadas até a sua atualização.


A mensagem abaixo é apresentada ao usuário ao tentar acessar qualquer rotina gerencial que utilize o MID-e client:



A mensagem abaixo é apresentada ao usuário ao tentar acessar o PAF.exe:



Após a conclusão da atualização a mensagem abaixo é apresentada:



Banco de Dados

  • A estrutura de verificação de banco de dados foi alterada para validar se a tabela está bloqueada somente nos casos em que tenham ocorrido alterações na estrutura da tabela, cuja versão está sendo atualizada. Isto evitará conflitos na atualização na estrutura de banco de dados quando houver outras estações com funcionalidades em execução, por exemplo: PDV, gerencial, etc.



  • Na abertura do sistema, é feita a verificação se no banco de dados possui todas as views, caso não possua alguma, esta será recriada com base na estrutura da versão que está sendo atualizada. Este procedimento foi desenvolvido para evitar os possíveis problemas que eram enfrentados em campo referente à view "empresa" e "empresa_local".




Configurações para Servidor de Atualização

Alguns estabelecimentos possuem servidor de atualização "próprio", o qual tem como objetivo manter os arquivos de atualização em um diretório controlado pelo cliente e fazer as estações atualizarem a partir deste servidor para a versão "homologada pelo cliente" dentro das versões liberadas.

A seguir veremos como configurar um servidor "próprio" de atualização.


Importante

Cabe ressaltar que esta é uma configuração opcional. Caso não seja configurada, a atualização funcionará com a atualização padrão do AutoSystem nos servidores da Linx. Porém se for configurada, o diretório precisará de manutenção para manter sempre disponível os arquivos de uma versão ativa do AutoSystem (não bloqueada). 


Configuração da Estação

No módulo Configuração da Estação (config_local.exe), guia Atualização, será configurado o tipo de atualização desejada e o diretório de onde os arquivos, necessários para o funcionamento desta rotina, serão requeridos. 



No painel Opção de Atualização é possível selecionar em que tipo de diretório serão baixados os arquivos necessários para a atualização. Os tipos de atualização são:

  • NFS – Network File System: um protocolo que permite acessar e modificar arquivos de uma rede;
  • FTP – File Transfer Protocol: um protocolo de transferência de arquivos.

Ao selecionar a opção NFS – Network File System será habilitado o campo Diretório, conforme abaixo:



Neste campo deve ser informado o caminho de onde os arquivos, para a atualização, serão requeridos.


Ao selecionar a opção FTP – File Transfer Protocol serão habilitados alguns campos, conforme abaixo:



  • Servidor: informar o servidor onde o FTP está hospedado;
  • Usuário: informar o nome de usuário de acesso ao FTP;
  • Senha: informar a senha de acesso ao FTP;
  • Diretório: informar o nome da pasta, dentro do FTP, de onde os arquivos, para a atualização, serão requeridos. 

Clicar no botão Salvar para registrar as informações.


Configuração dos Arquivos

No diretório informado na configuração da estação, deve possuir a pasta autosystem com seus respectivos arquivos e pastas.


Importante

O usuário deverá se certificar que dentro do diretório escolhido no FTP/NFS estão os arquivos dbstruct.dat, encontrado dentro da pasta share na pasta de instalação autosystem, e o arquivo versao.txt, que dever ser criado conforme orientações abaixo.

Devem ser retirados do FTP/NFS os arquivos  asupdchk.exe, asupdhlp.exe config.db, autosystem.key, e as pastas: log, prog, 2015, 2016 e 2017.


O arquivo versao.txt deverá ser criado. Para isto, basta escolher um editor de texto qualquer e escrever, dentro deste, a versão do AutoSystem para a qual deseja-se atualizar o sistema, conforme exemplo a seguir:



Em seguida, salvar o arquivo com o nome versao (sem acentuação) e copiá-lo para dentro do diretório no FTP ou NFS.

O arquivo dbstruct.dat poderá ser encontrado dentro da pasta share na pasta de instalação autosystem.


Reorganização dos Atalhos

Todos os atalhos já existentes dos módulos, tais como paf.exe e main.exe, deverão ser alterados, adicionando no início dos mesmos o caminho c:\autosystem\asupdchk.exe para que ao executar o sistema, seja verificado se a versão é inferior e faça a devida atualização.

Exemplo: o atalho do módulo Gerencial (main.exe) ficará: c:\autosystem\asupdchk.exe c:\autosystem\main.exe.

Para isto, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de cada atalho, selecionar Propriedades e na guia Atalho escrever o parâmetro desejado no campo Destino. Conforme imagem a seguir:  




Importante

Cabe ressaltar que antes de disponibilizar a versão no FTP, é importante que a versão tenha sido homologada pelo cliente.


É recomendado atualizar o banco de dados com a versão homologada. Para isso, acessar o módulo Manutenção do Sistema (manutencao.exe), e na opção Manutenção executar a verificação do banco de dados.