1 Conceito
A rotina de Reajuste de Regras de Preço permitirá que sejam realizados ajustes nas regras de preço de clientes, enviando e-mails aos mesmos, contendo as alterações realizadas.
2 Requisitos
Para utilizar a rotina de Reajuste de Regras de Preço será necessário possuir regras de preço previamente cadastradas.
3 Configurações
As configurações para funcionamento da rotina de Reajuste de Regras de Preço devem ser realizadas no módulo Gerencial e no aplicativo Configuração da Estação, que serão descritas nos próximos capítulos.
3.1 Regras de Preço
O sistema permitirá realizar o cadastro de regras de preço de três formas diferentes:
- Gerencial > Cadastros > Tabelas > Regras de Preço. Para mais informações acessar o Manual Cadastros de Tabelas.
- Gerencial > Cadastros > Clientes > aba Política Comercial > aba Regras de Preço. Para mais informações acessar o Manual Cadastros Gerais.
- Gerencial > Parâmetros > Empresas > aba Políticas de preço. Para mais informações acessar o Manual Cadastros Gerais.
3.2 E-mail
Para configurar o e-mail deve-se acessar o aplicativo Configuração da Estação e configurar a tela Internet.
Para mais informações acessar o Manual Configuração da Estação.
Será necessário informar o mesmo e-mail informado no aplicativo Configuração da Estação no cadastro da empresa. Para isso acessar o menu Cadastros > Parâmetros > Empresas > aba Dados principais.
Conforme imagem a seguir:
Para configurar o e-mail do cliente, acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Dados Cadastrais > aba Principal. Informar o e-mail no campo adequado, conforme imagem a seguir:
4 Funcionalidades
Para realizar o reajuste de regras de preço. Acessar o módulo Gerencial > Outros > Reajuste de Regras de Preço. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Empresa: informar a empresa;
- Grupo produto: informar o grupo de produto;
- Subgrupo: informar o subgrupo de produto;
- Produto: informar o produto a ser reajustado;
- Grupo cliente: informar o grupo de cliente;
- Cliente: informar o cliente;
- Forma pgto: informar a forma de pagamento;
- Operação: selecionar a operação: venda, faturamento ou troca de valores.
O filtro Sobre permitirá selecionar as opções:
- Vista: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço a vista;
- Prazo: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço a prazo; Custo: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço de custo;
- Bomba: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço da bomba.
O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:
- Fixo: exibirá as regras de preço de valor fixo;
- Percentual: exibirá as regras de preço de valor percentual.
No filtro Reajuste informar uma alteração por percentual ou valor fixo, caso em branco, irá permitir digitar o valor desejado na tela seguinte.
O filtro Exibir permitirá selecionar as opções:
- Regras de preço dos clientes vinculados ao grupo de cliente selecionado: exibirá as regras de preço de clientes vinculados ao grupo de cliente informado;
- Regras de preço dos produtos vinculados ao grupo de produto selecionado: exibirá as regras de preço de produtos vinculados ao grupo de produto informado;
- Regras de preço dos produtos vinculados ao subgrupo de produto selecionado: exibirá as regras de preço de produtos vinculados ao subgrupo de produto informado.
Após informar os filtros desejados, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Regra Preço: exibirá o nome da regra de preço;
- Produto: exibirá o produto que compõe a regra;
- Cliente: exibirá o cliente da regra de preço; Preço atual: exibirá o valor atual da regra de preço;
- Novo preço: informar o novo valor da regra de preço.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para realizar o reajuste. O sistema questionará se deseja realizar o reajuste, conforme imagem a seguir:
Após clicar no botão Sim, o sistema questionará se deseja exibir o relatório de tabelas de preço alteradas, conforme imagem a seguir:
Após clicar no botão Sim, será exibido o relatório Tabelas de Preço Reajustadas. Conforme imagem a seguir:
Ao gerar o relatório o sistema exibirá uma mensagem que o reajuste foi realizado. Conforme imagem a seguir:
Ao clicar no botão OK, o sistema questionará se deseja enviar um e-mail ao cliente informando que o reajuste foi realizado. Conforme imagem a seguir:
Ao clicar no botão Sim, o e-mail será enviado para o cliente conforme cadastrado no capítulo 3.2.
O e-mail será exibido conforme imagem a seguir:
Após, o sistema questionará se deseja realizar outros reajustes. Conforme imagem a seguir:
Clicar no botão Sim caso desejar realizar um novo reajuste. Clicar no botão Não para fechar a tela.