Sumário


1 Conceito

A rotina de Reajuste de Regras de Preço permitirá que sejam realizados ajustes nas regras de preço de clientes, enviando e-mails aos mesmos, contendo as alterações realizadas.

2 Requisitos

Para utilizar a rotina de Reajuste de Regras de Preço será necessário possuir regras de preço previamente cadastradas.

3 Configurações

As configurações para funcionamento da rotina de Reajuste de Regras de Preço devem ser realizadas no módulo Gerencial e no aplicativo Configuração da Estação, que serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Regras de Preço

O sistema permitirá realizar o cadastro de regras de preço de três formas diferentes:

  • Gerencial > Cadastros > Tabelas > Regras de Preço. Para mais informações acessar o Manual Cadastros de Tabelas.
  • Gerencial > Cadastros > Clientes > aba Política Comercial > aba Regras de Preço. Para mais informações acessar o Manual Cadastros Gerais.
  • Gerencial > Parâmetros > Empresas > aba Políticas de preço. Para mais informações acessar o Manual Cadastros Gerais.

3.2 E-mail

Para configurar o e-mail deve-se acessar o aplicativo Configuração da Estação e configurar a tela Internet.

Para mais informações acessar o Manual Configuração da Estação.

 
Será necessário informar o mesmo e-mail informado no aplicativo Configuração da Estação no cadastro da empresa. Para isso acessar o menu Cadastros > Parâmetros > Empresas > aba Dados principais.

Conforme imagem a seguir: 


Para configurar o e-mail do cliente, acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Dados Cadastrais > aba Principal. Informar o e-mail no campo adequado, conforme imagem a seguir:



4 Funcionalidades

Para realizar o reajuste de regras de preço. Acessar o módulo Gerencial > Outros > Reajuste de Regras de Preço. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Grupo produto: informar o grupo de produto;
  • Subgrupo: informar o subgrupo de produto;
  • Produto: informar o produto a ser reajustado;
  • Grupo cliente: informar o grupo de cliente;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Forma pgto: informar a forma de pagamento;
  • Operação: selecionar a operação: venda, faturamento ou troca de valores.

O filtro Sobre permitirá selecionar as opções:

  • Vista: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço a vista;
  • Prazo: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço a prazo;  Custo: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço de custo;
  • Bomba: exibirá apenas as regras de preço sobre o preço da bomba.

O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:

  • Fixo: exibirá as regras de preço de valor fixo;
  • Percentual: exibirá as regras de preço de valor percentual.

No filtro Reajuste informar uma alteração por percentual ou valor fixo, caso em branco, irá permitir digitar o valor desejado na tela seguinte.

O filtro Exibir permitirá selecionar as opções:

  • Regras de preço dos clientes vinculados ao grupo de cliente selecionado: exibirá as regras de preço de clientes vinculados ao grupo de cliente informado;
  • Regras de preço dos produtos vinculados ao grupo de produto selecionado: exibirá as regras de preço de produtos vinculados ao grupo de produto informado;
  • Regras de preço dos produtos vinculados ao subgrupo de produto selecionado: exibirá as regras de preço de produtos vinculados ao subgrupo de produto informado.

Após informar os filtros desejados, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:

  • Regra Preço: exibirá o nome da regra de preço;
  • Produto: exibirá o produto que compõe a regra;
  • Cliente: exibirá o cliente da regra de preço;  Preço atual: exibirá o valor atual da regra de preço;
  • Novo preço: informar o novo valor da regra de preço.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para realizar o reajuste. O sistema questionará se deseja realizar o reajuste, conforme imagem a seguir:


Após clicar no botão Sim, o sistema questionará se deseja exibir o relatório de tabelas de preço alteradas, conforme imagem a seguir:



Após clicar no botão Sim, será exibido o relatório Tabelas de Preço Reajustadas. Conforme imagem a seguir:


Ao gerar o relatório o sistema exibirá uma mensagem que o reajuste foi realizado. Conforme imagem a seguir:


Ao clicar no botão OK, o sistema questionará se deseja enviar um e-mail ao cliente informando que o reajuste foi realizado. Conforme imagem a seguir:


Ao clicar no botão Sim, o e-mail será enviado para o cliente conforme cadastrado no capítulo 3.2.

O e-mail será exibido conforme imagem a seguir:


Após, o sistema questionará se deseja realizar outros reajustes. Conforme imagem a seguir:


Clicar no botão Sim caso desejar realizar um novo reajuste. Clicar no botão Não para fechar a tela.