Sumário


1 Conceito

O módulo GED (Gerenciador Eletrônico de Documentos), permitirá ao usuário vincular "anexos" ao cadastro do cliente e configurar se estes poderão ser apresentados no módulo caixa, parametrizando as informações por cliente, motorista, conveniado e placa. Uma usabilidade comum para esta rotina é a apresentação da assinatura do cliente ou motorista na tela do caixa para conferência, possibilitando mais segurança para as vendas a prazo.

Outros documentos também podem ser vinculados ao cadastro, servindo como um repositório de arquivos, por exemplo: para o armazenamento de imagens ou PDF de contrato com o cliente e outros.

2 Requisitos

Para utilizar o módulo GED será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial da LINX® Sistemas, para que seja liberada a implantação do módulo GED do Linx Postos AutoSystem®.


3 Permissões

O módulo GED conta com duas permissões de acesso que podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. As configurações de acesso estão disponíveis no módulo Gerencial, no caminho Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, a permissão Anexos para o cliente permitirá que o grupo de usuário selecionado inclua, altere, visualize e/ou exclua anexos no cadastro do cliente. Conforme imagem abaixo:



A permissão Tipo de anexos permitirá que o grupo de usuário selecionado inclua, altere, edite e/ou exclua os tipos de anexos cadastrados.



4 Cadastros

Após configurar as permissões será necessário cadastrar os tipos de anexo permitidos, para realizar o cadastro acessar o menu Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Anexo.

Conforme imagem abaixo:

Esta janela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo tipo de anexo;
  • Editar: permitirá editar os tipos de anexo;
  • Excluir: permitirá excluir os tipos de anexo, porém não será possível excluir tipos utilizados atualmente no cadastro do cliente. O anexo deverá ser excluído do cadastro do cliente antes de ser excluído o tipo;
  • Fechar: permitirá fechar a janela.

Após clicar no botão Novo a janela abaixo será exibida: 


 Esta janela possui os campos:

  • Nome: informar o nome para o tipo de anexo;
  • Extensão: informar as extensões que farão parte, para adicionar mais de uma extensão separar as mesmas por ";";
  • Exibir no inicio/fechamento da venda: exibirá no inicio ou no fechamento das vendas em que o cliente informado possua estes tipos de anexos.

Após informar os campos clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

5 Configurações

Após realizar os cadastros dos tipos de anexos, poderão ser configurados os anexos no cadastro do cliente. Ao configurar um anexo na matriz, o mesmo apenas será exibido na filial após a sincronia.

5.1 Clientes

Para realizar a configuração de anexos no cadastro do cliente acessar o menu Cadastros > Clientes > guia Anexo. Conforme imagem abaixo:


Esta janela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar anexos;
  • Editar: permitirá editar anexos;
  • Visualizar: permitirá visualizar o anexo selecionado
  • Excluir: permitirá excluir o anexo selecionado

Após clicar no botão adicionar, a janela abaixo será exibida:


Esta janela possui os seguintes campos:

  • Tipo: informar o tipo de anexo previamente cadastrado;
  • Arquivo: informar o diretório em que o arquivo está alocado;
  • Descrição: informar uma descrição para o arquivo selecionado;
  • Forma pgto.: informar a forma de pagamento para qual será exibido o anexo;
  • Conveniado: informar o conveniado para qual será exibido o anexo;
  • Motorista: informar o motorista para qual será exibido o anexo;
  • Placa: informar a placa para qual será exibida o anexo;

Esta janela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá registrará as informações preenchidas;
  • Visualizar: permitirá visualizar o anexo;
  • Cancelar: cancelará a inclusão do anexo.

Após informar os campos clicar no botão Confirmar e logo em seguida no botão Salvar para registrar as alterações.


6 Vendas no caixa para clientes

Para visualizar os anexos inseridos no cadastro do cliente será necessário acessar o módulo Caixa.
Existem duas maneiras de visualizar os anexos, no inicio da venda e no final da venda:

  • Iniciar venda: ao acessar o módulo caixa pressionar a tecla F5 a janela abaixo será exibida:

Informar os dados do cliente e o anexo será exibido automaticamente. Caso o cliente possuir mais de uma imagem, será possível navegar entre elas, clicar nos botões Anterior – F4 ou Próximo – F9, ou utilizar as setas de navegação.



  • Finalizar venda: ao acessar o módulo caixa pressionar a tecla F8 ou P, informar os produtos e pressionar a tecla F5 ou o botão Encerrar Venda, a janela abaixo será exibida:



 Informar os dados do cliente e o anexo será exibido automaticamente, conforme imagem abaixo: