Sumário

1 Conceito

A rotina de PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) permitirá a inclusão de regras para devedores baseadas no número de dias vencidos do título e faixa de valores permitindo a transferência de uma conta a receber, para outra conta a receber do tipo PDD, permitirá realizar as baixas das contas e listará as mesmas através de um relatório gerencial.

2 Requisitos

Para utilizar a rotina de PDD será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento da rotina PDD devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Permissões

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

  • Cadastros > Provisão de Devedores Duvidoso (PDD);
  • Relatórios > Relatório de clientes em atraso.

Conforme exemplo a seguir:

3.2 Plano de Contas 

Para funcionamento da rotina de PDD, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá incluir contas ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar a conta selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;
  • Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Selecionar a conta Ativo > Valores a Receber e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 
 No filtro Tipo contábil selecionar a opção Débito. No filtro Tipo nenhuma opção precisa ser selecionada. Na aba Opções, marcar a opção Aceitar lançamentos. Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

3.3 Motivo de Movimentação

Para executar as rotinas do módulo PDD, será necessário criar um motivo de movimentação especial para cada forma de pagamento. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 

Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a Conta PDD incluída no capítulo 3.2;
  • Contra creditar: informar a conta referente a forma de pagamento.

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Para mais informações sobre motivos de movimentação, acessar o manual Cadastros Gerais.

3.4 Provisão de Devedores Duvidosos

Para validar a inclusão, exclusão e alteração de regras para a PDD, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Provisão de Devedores Duvidosos. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá inserir novas regras à relação;
  • Editar: permitirá editar a regra selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a regra selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Ao clicar no botão Novo será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Faixa: selecionar a faixa;
  • Dias em atraso: informar o período de dias em atraso;
  • Valor em atraso: informar o valor em atraso.

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

 Só será possível salvar regras com o mesmo período de atraso, quando forem informados valores diferentes no campo Valor em atraso

4 Funcionalidades

Após realizar as vendas no módulo Caixa será possível baixar as pendências de clientes através do módulo Gerencial. Para isto, clicar no botão Contas, conforme imagem a seguir:


 

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os filtros:

  • Conta: informar a conta referente a forma de pagamento. Para finalidade de exemplo, utilizaremos a conta Nota a Prazo.
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa;
  • Lote informar o número do lote;
  • Vencto.: informar o período de vencimento;
  • Período baixa: informar o período da baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs.: informar uma observação.

A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes. Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Para informações sobre a rotina de Lançamentos Financeiros acessar o manual Movimentação de Contas. Clicar no botão Novo para realizar lançamentos financeiros ou baixas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 

  
Selecionar o motivo de movimentação criado para baixa de PDD, conforme descrito no capítulo 3.3 e clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela a seguir:


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Motivo de baixa: informar o motivo de baixa (PDD – Notas a Prazo, no exemplo);
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • PDD: selecionar a regra definida para o PDD, conforme descrito no capítulo 3.4;
  • Grupo de pessoa: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Número do lote: informar o número do lote;
  • Data lançamento: informar a data de lançamento ou o campo emissão entre;
  • Vencto até: informar a data ou período de vencimento.

Após informar os filtros, clicar no botão Próximo. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Serão listados os documentos conforme regra definida nas configurações do PDD. Selecionar os lançamentos desejados e clicar no botão Próximo. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Selecionar a conta para entrada do valor baixado. Esta tela possui os campos:

  • Data baixa: informar a data da baixa;
  • Total: informar o valor total da baixa;
  • Observação: informar uma observação;
  • Forma baixa: informar a forma de baixa.

Após preencher os campos, clicar no botão Concluir. O sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Clicar no botão Sim para confirmar a baixa de lançamentos.


Clicar no botão Início para realizar outro lançamento.

Clicar no botão Fechar para fechar a tela.

5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui um relatório que auxiliará no controle de clientes em atraso. O relatório Clientes em atraso exibirá informações referentes a conta, vencimento, dias em atraso, valor e saldo para os clientes devedores. Acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Clientes em atraso. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta: informar a conta;
  • Grupo cliente: informar o grupo de clientes;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Referência: informar a data de referência;
  • Vencimento: informar o período de vencimento;
  • Emissão: informar o período de emissão;
  • PDD: informar a regra do PDD;
  • Juros: informar o valor dos juros.

O filtro Modo permitirá selecionar as opções:

  • Analítico: exibirá as informações de forma detalhada;
  • Sintético: exibirá as informações de forma resumida.

O filtro Agrupar permitirá selecionar as opções:

  • Não agrupar: exibirá as informações sem nenhum agrupamento;  
  • Cliente: exibirá as informações agrupadas por clientes;
  • Conta: exibirá as informações agrupadas por conta;
  • Empresa: exibirá as informações agrupadas por empresa.

O filtro Tipo vencimento permitirá selecionar as opções:

  • Diário: exibirá os vencimentos diários;
  • Semanal: exibirá os vencimentos semanais;
  • Decendial :exibirá os vencimentos decendiais;
  • Quinzenal: exibirá os vencimentos quinzenais;
  • Mensal: exibirá os vencimentos mensais;
  • Semanalfixo: exibirá os vencimentos semanais fixos;
  • Mensal fixo: exibirá os vencimentos mensais fixos.

Após preencher os filtros, será exibido um relatório conforme imagem a seguir: