Como gero o arquivo Sped Fiscal ICMS/IPI?

O Sped é constituído basicamente pela relação do contribuinte (estabelecimento) com o fisco, permitindo que o processo de fiscalização seja mais eficaz e que a autenticidade das informações geradas e entregues sejam garantidas. O Sped Fiscal ICMS/IPI refere-se a um arquivo digital que é constituído pelos registros de todas as operações e cadastros que possam influenciar na apuração do IPI e ICMS.



Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como gero o arquivo SPED Fiscal? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Para realizar a geração do arquivo Sped Fiscal ICMS/IPI, acesse o menu: Planilhas Diárias  Controle de Notas Fiscais e Boletos  SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) em Arquivo Digital:



Nos campos do grupo Filtro, deve ser indicado o ano de vigência de apuração do IR (que é cadastrado através do regime tributário contábil da empresa) seguido da data inicial e final que irá compor o período de apuração
No campo Data recebimento das compras, deve ser informado se as notas de compras serão indicadas pela data de entrada (movimento) ou pela data de emissão da nota. O campo Data de Apuração do Inventário é habilitado quando a opção Gerar Bloco H é marcada, permitindo que seja incluído no arquivo, o inventário realizado e a quantidade de estoque na data informada. Deve ser informado no campo Dia de Vencimento da obrigação (ICMS), o dia que corresponde ao dia de recebimento do crédito ICMS - que pode variar de acordo com cada estado.


No grupo Opções, deve ser indicado um diretório para salvar o arquivo que será gerado. Os demais campos desse grupo são utilizados para gerar o arquivo de acordo com a necessidade do estabelecimento. Caso possua dúvidas de quais parâmetros deve utilizar, consulte seu contador.


Após indicar as informações, basta clicar em Gerar para que o arquivo seja salvo no diretório indicado.