Descrição

A integração do Linx Itec com o Consignet permite o gerenciamento dos convênios deste parceiro e por meio de parâmetros de configuração, é possível definir como estes processos poderão ser executados.

Estas configurações estão relacionadas a utilização da senha do consumidor final e em qual momento ela deverá ser solicitada.

Para o processo como um todo, o sistema realizará, nas etapas de venda, a validação de saldo e efetivação da consignação.

Nos casos de cancelamento, devoluções parciais e/ou totais destas vendas, será apresentado ao usuário as informações do retorno da operação junto ao Consignet.

Pré-requisitos

ArtefatoVersão
Carga1.1.49
Configuração04.08.0079
Convênio04.08.0079
Consolidação3.0.59
Financeiro04.08.0079
Loja04.08.0079
Orçamento4.9.8
PDV-NFC-e2.0.33.145
Televendas20.11.1818
Pacote SQL Server21.01.0512
Pacote PostgreSQL4.08.034

» Itec Gestão Configuração

Em Linx Itec Configuração >> Cadastros Especiais >> Permissões >> Grupos de usuários >> Cadastro

Parâmetro CONSIGNET_ALTERA_FORMA_RECEBIMENTO. Este procedimento quando liberado a um grupo de usuários, permitirá a alteração da forma de recebimento de uma venda Consignet.

Parâmetro CONSIGNET_AUTORIZA_VENDA_SENHA_ARMAZENADA. Este procedimento quando liberado a um grupo de usuários, dará permissão para autorizar uma venda Consignet utilizando a senha do consumidor, desde que esteja armazenada.

Parâmetro CONSIGNET_PROSSEGUIR_SEM_COMUNICACAO. Este procedimento quando liberado a um grupo de usuários, permitirá que o processo de venda seja finalizado mesmo que não haja comunicação com o Consignet, ficando de responsabilidade do usuário o lançamento manual junto ao Consignet.

Em Linx Itec Configuração >> Cadastros Especiais >> Configurações >> Filiais >> Guia: Gestão

Parâmetro CONSIGNET_ETAPA_SOLICITA_SENHA. O objetivo deste parâmetro é definir em qual(is) etapa(s) a senha do consumidor será solicitada para a autenticação com o Consignet. Este parâmetro só terá funcionalidade quando o parâmetro CONSIGNET_SOLICITAR_SENHA (a nível de empresa) estiver habilitado (1 - Sim).

Este parâmetro corresponde apenas em qual etapa do processo de venda que a senha será solicitada ao consumidor.

A partir da digitação da senha ela poderá ser utilizada em outra etapa sem que haja a necessidade de uma nova digitação pois, ficará "salva" para aquele processo.

OpçãoFuncionalidade
0 - Orçamento + Televendas

Venda originada do Orçamento:
solicita senha no orçamento => "salva a senha no orçamento" => PDV, não solicita senha.

Venda originada do Televendas:
solicita senha no televendas => "salva a senha no televendas" => PDV, não solicita senha.

Venda direta PDV:
não solicita senha.

1 - Televendas + PDV

Venda originada do Orçamento:
não solicita senha no orçamento => PDV, solicita a senha.

Venda originada do Televendas:
solicita senha no televendas => "salva a senha no televendas" => PDV, não solicita senha.

Venda direta PDV:
solicita senha.

2 - Orçamento + PDV

Venda originada do Orçamento:
solicita senha no orçamento => "salva a senha no orçamento" => PDV, não solicita senha.

Venda originada do Televendas:
não solicita senha no televendas => PDV, solicita a senha.

Venda direta PDV:
solicita senha.

3 - PDV

Venda originada do Orçamento:
não solicita senha no orçamento => PDV, solicita a senha.

Venda originada do Televendas:
não solicita senha no televendas => PDV, solicita a senha.

Venda direta PDV:
solicita senha.

4 - Sempre exigir em todas as etapas

Venda originada do Orçamento:
solicita senha no orçamento => "salva a senha no orçamento" => PDV, não solicita a senha.

Venda originada do Televendas:
solicita senha no televendas => "salva a senha no orçamento" => PDV, não solicita a senha.

Venda direta PDV:
solicita senha.

Parâmetro CONSIGNET_INTEGRACAO. O objetivo deste parâmetro é identificar quais redes utilizam a integração com o Consignet.


Parâmetro CONSIGNET_UTILIZA_SENHA_ARMAZENADA. O objetivo deste parâmetro é definir em qual(is) etapa(s) de venda poderá ser utilizada a senha armazenada em banco de dados. O armazenamento ou não desta senha é definido no parâmetro CONSIGNET_ARMAZENAR_SENHA_CONSUMIDOR (a nível de empresa).

A partir da etapa de utilização da senha armazenada ela poderá ser utilizada em outra etapa sem que haja a necessidade de uma nova digitação pois, ficará "salva" para aquele processo.

Obs.: Se senha ainda não armazenada, deverá ser solicitado ao consumidor para digitá-la.

OpçãoFuncionalidade
0 - Orçamento

Venda originada do Orçamento:
utiliza senha armazenada no orçamento => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda originada do Televendas:
não utiliza senha armazenada.

Venda direta PDV:
não utiliza senha armazenada.

1 - Televendas

Venda originada do Orçamento:
não utiliza senha armazenada.

Venda originada do Televendas:
utiliza senha armazenada no televendas => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda direta PDV:
não utiliza senha armazenada.

2 - PDV

Venda originada do Orçamento:
não utiliza senha armazenada.

Venda originada do Televendas:
não utiliza senha armazenada.

Venda direta PDV:
utiliza senha armazenada.

3 - Orçamento + Televendas

Venda originada do Orçamento:
utiliza senha armazenada no orçamento => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda originada do Televendas:
utiliza senha armazenada no televendas => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda direta PDV:
não utiliza senha armazenada.

4 - Orçamento + PDV

Venda originada do Orçamento:
utiliza senha armazenada no orçamento => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda originada do Televendas:
não utiliza senha armazenada.

Venda direta PDV:
utiliza senha armazenada.

5 - Televendas + PDV

Venda originada do Orçamento:
não utiliza senha armazenada.

Venda originada do Televendas:
utiliza senha armazenada no orçamento => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda direta PDV:
utiliza senha armazenada.

6 - Orçamento + Televendas + PDV

Venda originada do Orçamento:
utiliza senha armazenada no orçamento => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda originada do Televendas:
utiliza senha armazenada no televendas => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda direta PDV:
utiliza senha armazenada.

Atenção

As configurações dos parâmetros CONSIGNET_ETAPA_SOLICITA_SENHA CONSIGNET_UTILIZA_SENHA_ARMAZENADA podem gerar várias combinações de resultados. O parâmetro de validação principal é o de etapa em que solicita a senha.

Por exemplo:

etapa_solicita_senha

utiliza_senha_armazenada

Funcionamento

1 - Televendas + PDV0 - Orçamento

Venda originada do Orçamento:
não solicita senha no orçamento => PDV, solicita a senha.

Venda originada do Televendas:
solicita senha no televendas => "salva a senha no televendas" => PDV, não solicita a senha.

Venda direta PDV:
solicita senha.

4 - Sempre exigir em todas as etapas6 - Orçamento + Televendas + PDV

Venda originada do Orçamento:
utiliza senha armazenada no orçamento => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda originada do Televendas:
utiliza senha armazenada no televendas => "salva senha armazenada" => PDV, utiliza a senha salva.

Venda direta PDV:
utiliza senha armazenada.


Em Linx Itec Configuração >> Cadastros Especiais >> Configurações >> Empresa >> Guia: Gestão

Parâmetro CONSIGNET_ARMAZENAR_SENHA_CONSUMIDOR, o objetivo deste parâmetro é armazenar em banco de dados de forma criptografada, a senha do consumidor (após sua primeira digitação no processo de venda, ou, no cadastro de conveniado).

Obs.: As etapas de venda em que a senha armazenada poderá ser utilizada são configuradas no parâmetro CONSIGNET_UTILIZA_SENHA_ARMAZENADA (a nível de filial).


Parâmetro CONSIGNET_ENDERECO_COMUNICACAO, o objetivo deste parâmetro é realizar o preenchimento do endereço de comunicação com o Consignet.

Obs.: Este endereço é padrão e só deverá ser alterado mediante solicitação do parceiro Consignet.


Parâmetro CONSIGNET_PERMITIR_VENDA_SEM_COMUNICACAO, o objetivo deste parâmetro é permitir que, mediante senha (permissão de usuário CONSIGNET_PROSSEGUIR_SEM_COMUNICACAO), sejam realizadas vendas Consignet mesmo que ocorra falha no processo de comunicação.

Obs.: Fica de responsabilidade do usuário o lançamento manual junto ao Consignet.


Parâmetro CONSIGNET_SENHA, o objetivo deste parâmetro é permitir a configuração de senha para autenticação com o Consignet.


Parâmetro CONSIGNET_SOLICITA_USUARIO_SENHA_ARMAZENADA, o objetivo deste parâmetro é que quando ativado, seja solicitada a senha de usuário (permissão de usuário CONSIGNET_AUTORIZA_VENDA_SENHA_ARMAZENADA) para prosseguir com o processo.

Obs.: Este parâmetro está relacionado a ativação do parâmetro CONSIGNET_ARMAZENAR_SENHA_CONSUMIDOR (a nível de empresa).


Parâmetro CONSIGNET_SOLICITAR_SENHA, o objetivo deste parâmetro é que quando ativo solicitará a senha do consumidor para a consulta de saldo e no processo de venda.

Obs.: As etapas em que a senha deverá ser solicitada são configuradas no parâmetro CONSIGNET_ETAPA_SOLICITA_SENHA (a nível de filial).


Parâmetro CONSIGNET_USUARIO, o objetivo deste parâmetro é permitir a configuração de usuário para autenticação com o Consignet.

» Gestão Financeiro

Instruções para realizar o cadastro e a configuração de um convênio Consignet:

  1. Acessar o caminho Gestão Financeiro >> Convênios >> Cadastro >> Convênio >> Cadastro;

  2. Realizar o cadastro do convênio, selecionando em "Tipo do convênio" a opção "4 - CONSIGNET";
  3. Informar o código de identificação junto ao Consignet no campo "Identificador Consignet";

    Obs.: Este processo deve ser realizado preferencialmente no Gestão Financeiro, porém, também pode ser executado no Gestão Convênio, no caminho: Cadastro >> Convênios >> Convênio.

Instruções para realizar o cadastro e vínculo dos conveniados:

  1. Acessar o caminho Gestão Financeiro >> Convênios >> Cadastro >> Conveniados >> Titular.

  2. Realizar o cadastro do conveniado vinculando ao cadastro do convênio Consignet;
  3. Informar a "Matrícula" (identificação do conveniado com a empresa);
  4. Inserir a "Identificação Consignet" (identificação da loja com o Consignet);

  5. Se possível, solicitar ao cliente para inserir a "Senha Consignet" (somente se parâmetro CONSIGNET_ARMAZENAR_SENHA_CONSUMIDOR ativo);


Obs.: Este processo deve ser realizado preferencialmente no Gestão Financeiro, porém, também pode ser executado no Gestão Convênio, no caminho: Cadastro >> Convênios >> Conveniados >> Titular.

Instruções para realizar a importação de informações de convênios, conveniados e dependentes:

  1. Acessar o caminho Gestão Financeiro >> Convênios >> Cadastros >> Importação de Convênios, Conveniados e Dependentes;

  2. Selecionar a opção que deseja importar em "Tipos de importação";


  3. Se selecionada opção referente a importação de conveniado ou dependentes, selecionar o "Convênio";


  4. Se importação de convênio do tipo Consignet, marcar a opção "Convênio do tipo Consignet";


  5. Em "..." selecionar o arquivo e "Importar".

Obs.: Este processo deve ser realizado preferencialmente no Gestão Financeiro, porém, também pode ser executado no Gestão Convênio, no caminho: Cadastro >> Convênios >> Importação de Convênios, Conveniados e Dependentes.

Instruções para configurar o momento em que ocorrerá a liberação de saldo aos conveniados:

  1. Acessar o caminho Gestão Financeiro >> Convênios >> Cadastro >> Convênio >> Cadastro;

  2. Na guia: Parâmetros, ao marcar a opção "Libera limite de compra mediante Pagamento do Convênio", o saldo aos conveniados será liberado somente após a baixa do contas a receber.

Instruções para realizar o fechamento de convênio:

  1. Acessar o Gestão Financeiro >> Convênios >> Fechamento >> De vendas gerando o contas a receber;

  2. Selecionar a data de fechamento, o convênio e pressionar F6, para finalizar o fechamento.

    Obs.: O processo de fechamento de convênio em nada difere do processo já existente. A única diferença é quanto a liberação do saldo de compras após o fechamento ou não.

Instrução para realizar a consulta de venda, por convênio ou conveniado:

  1. Acessar o caminho: Gestão Financeiro >> Convênios >> Consultas >> De Vendas >> De conveniado;
  2. Selecionar os filtros conforme desejado e pressionar F6, para Pesquisar.


    Obs.: A opção de status "Fechado/Ag Pagamento" corresponde as operações onde o convênio tem o parâmetro "Libera limite de compra mediante Pagamento do Convênio" marcado.

Algumas particularidades serão aplicadas para o convênio Consignet, são elas:

  1. Em Gestão Financeiro >> Convênios >> Consultas >> De Vendas >> De conveniado, os valores de "Limite Compras" e "Saldo do Cliente" serão sempre 0,00 devido a estas informações serem gerenciadas pelo Consignet;

  2. Quando uma venda Consignet a prazo, não será possível editar a sua forma de pagamento alterando seu número de parcelas. Quando Consignet com outra forma de pagamento, será solicitado a identificação do usuário para confirmar se parâmetro CONSIGNET_ALTERA_FORMA_RECEBIMENTO está habilitado;

  3. Para lançamentos de vendas em: Gestão Financeiro >> Fechamento de Caixa >> Vendas/Fechamento >> PDV >> Inserir >> Individual, não será possível incluir vendas para cliente vinculado a um convênio Consignet;

  4. O processo de "Troca conveniado de convênio", disponível em: Gestão Financeiro >> Convênios >> Cadastro >> Troca conveniado de convênio, não será permitido para clientes vinculados a um convênio Consignet;

  5. As manutenções de venda (Gestão Financeiro >> Convênios >> Manutenção das vendas) como: parcelar uma venda já realizada e marcar um cupom como devolvido, não serão permitidas para vendas a conveniados Consignet;

  6. O agrupamento de vendas para emissão de uma NF-e e geração do contas a receber, não serão permitidos para vendas Consignet.

» Gestão Loja

Instruções para realizar devolução de venda parcial:

  1. Acessar o Gestão Loja >> PDV >> Vendas >> Devolução de vendas;

  2. Selecionar o número da nota fiscal e informar a devolução parcial;

  3. A partir da confirmação da operação, o sistema realizará a comunicação com o Consignet solicitando a baixa parcial e o retorno da confirmação do processo será exibido em tela (caso não seja autorizado, o processo de devolução parcial será abortado).

Instruções para realizar devolução de venda total:

  1. Acessar o Gestão Loja >> PDV >> Vendas >> Devolução de vendas;

  2. Selecionar o número da nota fiscal e informar a devolução total (gera NCC para troca de produtos).

    Obs.: Para esta modalidade não será realizada a comunicação com o Consignet visto que o valor com o Consignet continuará ativo.

» Orçamento

Instruções para realizar a consulta de saldo Consignet:

  1. Acessar o Orçamento, selecionar um cliente conveniado ao Consignet (F1) e clicar em: Consignet >> Consultar Saldo.

A exigência ou não, de senha para esta consulta, será realizada de acordo com a configuração do parâmetro CONSIGNET_SOLICITAR_SENHA.

Instruções para realizar um Orçamento para um cliente Consignet:

  1. Acessar o módulo Orçamento, selecionar o cliente vinculado ao convênio Consignet (F1), na guia "Produtos" (F7) informar o(s) item(s), pressionar F5 para adicioná-lo(s) ao totalizador e finalizar via F2;

  2. Ao finalizar, será realizada a comunicação com o Consignet para verificar o saldo do cliente e exibi-lo em tela.

    Obs.: A comunicação com o Consignet será realizada apenas quando cliente vinculado a convênio Consignet e condição de pagamento à prazo.

    Nesta etapa, a exigência ou não de senha, será realizada de acordo com as configurações dos parâmetros: CONSIGNET_SOLICITAR_SENHA, CONSIGNET_ARMAZENAR_SENHA_CONSUMIDOR, CONSIGNET_UTILIZA_SENHA_ARMAZENADA e CONSIGNET_SOLICITA_USUARIO_SENHA_ARMAZENADA. Caso configurado para utilizar senha armazenada e o consumidor não a tenha, o sistema irá solicitar e gravá-la para as próximas utilizações.

    Para clientes Consignet e forma de pagamento diferente de convênio, não haverá comunicação com o Consignet.

» PDV-NFC-e

Instruções para realizar a finalização de uma televenda ou um orçamento:

  1. No PDV, pressionar "L" para capturar uma televenda ou um orçamento, selecionar a venda desejada, finalizar via F2;

  2. Ao finalizar, será realizada a comunicação com o Consignet.
    Obs.: A comunicação com o Consignet será realizada apenas quando cliente vinculado a convênio Consignet e condição de pagamento à prazo.

Instruções para realizar uma venda direta para cliente Consignet:

  1. Acessar o PDV, abrir a Venda (F2), pressionar F7 para "Abrir venda convênio", informar vendedor, cliente, produto(s) e finalizar a venda (validando as condições de pagamento desejadas).
    Obs.: A comunicação com o Consignet será realizada apenas quando cliente vinculado a convênio Consignet e condição de pagamento à prazo.

Instruções para realizar o cancelamento de uma venda Consignet (a partir do cancelamento efetivo do cupom fiscal junto a Sefaz):

  1. Acessar: PDV-NFC-e >> Funções Gerenciais >> Cancelar NFC-e (atalho F11);
  2. Preencher com o número da nota, motivo do cancelamento, operador, senha e confirmar;
  3. Será realizada a comunicação com o Consignet solicitando o cancelamento;
  4. Exibirá em tela o retorno do Consignet, confirmando ou negando o cancelamento.

» Televendas

Instruções para realizar a consulta de saldo Consignet:

  1. Acessar o Televendas, selecionar um cliente conveniado ao Consignet (CTRL + F1) e clicar em: Atalhos >> Consignet >> Consultar Saldo.

A exigência ou não, de senha para esta consulta, será realizada de acordo com a configuração do parâmetro CONSIGNET_SOLICITAR_SENHA.

Instruções para gerar um pedido de televenda para um cliente Consignet:

  1. Acessar o módulo Televendas, selecionar um cliente Consignet, inserir o(s) produto(s), no campo "Moeda" selecionar "Convênio", inserir o valor desta forma de pagamento e Finalizar a venda (F2);

  2. Ao finalizar, será realizada a comunicação com o Consignet para verificar o saldo do cliente e exibi-lo em tela.

    Nesta etapa, a exigência ou não de senha, será realizada de acordo com as configurações dos parâmetros: CONSIGNET_SOLICITAR_SENHA, CONSIGNET_ARMAZENAR_SENHA_CONSUMIDOR, CONSIGNET_UTILIZA_SENHA_ARMAZENADA e CONSIGNET_SOLICITA_USUARIO_SENHA_ARMAZENADA. Caso configurado para utilizar senha armazenada e o consumidor não a tenha, o sistema irá solicitar e gravá-la para as próximas utilizações.

    Para clientes Consignet e forma de pagamento diferente de convênio, não haverá comunicação com o Consignet.

Instruções para liberar o pedido no televendas logística:

  1. Acessar o Televendas Logística, realizar a separação do(s) produto(s) e check-out para liberar o pedido para faturamento no PDV.