Como faço para lançar um haver de clientes na Retaguarda?
O haver se trata de um valor excedente entregue ao posto a título de crédito. Esse valor poderá ser utilizado em um período pré-determinado ou até que o crédito seja utilizado. No Postofácil Módulo Retaguarda, o haver pode ser incluído em um turno ou diretamente em uma conta corrente.
Como fazer?
Dica!
Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como lanço um haver para cliente? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).
O lançamento de haver é acessado através da opção Planilhas Diárias ► Controle de Notas a Prazo ► Entrada de Haveres de Clientes:
Para realizar o lançamento, indique no campo Data movimento o dia em que o haver será registrado, como também em qual PDV será inserido. Deve ser informado um turno para o lançamento ou uma conta corrente. Em seguida identifique o cliente e clique em Abrir. Depois informe os dados do haver:
- Data movimento: Data em que o haver será lançado.
- PDV: PDV em que o haver será registrado.
- Turno: Turno em que o haver será registrado (caso não seja indicado uma conta corrente).
- Conta Corrente: Permite indicar uma conta corrente para que seja registrado o haver (caso não seja indicado um turno).
- Cód. Cliente: Código de identificação do cliente. Ao pressionar F2 nesse campo, serão apresentados os clientes cadastrados.
- Nome: Descrição do nome do cliente selecionado.
- F2 – Notas (botão): Possibilita selecionar um haver já existente.
- Total de Haver: Mostra o total do haver lançado de acordo com os filtros informados.
- DOC: Indica o tipo de documento.
- Nº vale: Número do vale do haver.
- Código de barra: -.
- Motorista: Nome do motorista do veículo que gerou o haver.
- Placa: Placa do veiculo utilizado.
- Marca: Marca do veículo.
- Valor: Valor do haver.
- Funcionário: Funcionário responsável pela geração do haver.
- Total de Haver Cliente: Mostra o total do haver lançado para este cliente nesta data e turno.
Após informar os dados do haver, basta clicar em Gravar. Os haveres gerados podem ser consultados através do relatório Extrato de Haveres de Clientes em Aberto (acesso através do menu Relatórios ► Notas a Prazo ► Extrato de Haveres de Clientes em Aberto):