Objetivo
Este documento tem como objetivo explicar todos os passos necessários para a instalação e configuração de um ambiente para o Linx NeoX.
Pré-Requisitos
Camada de Usuário
- Definir um Usuário no Active Directory
Camada do Portal e Aplicação:
- Windows Server 2012 R2
- Publicação de acesso interno para os endereços da camada Application e Service.
- Microsoft Framework 4.5 Full (x86 x64)
- Microsoft ASP NET MVC 4
Camada do AppFabric:
- Windows Server 2012
- Microsoft AppFabric 1.1
Camada de Serviço:
- Windows Server 2012 R2
- Microsoft Framework 4.5 Full (x86 x64)
- Microsoft Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update 4
Camada de Banco de dados:
- Windows Server 2012
- SQL Server 2012
Configuração do MS DTC
- Na ferramenta Component Services.
- Expanda o menu Component Services, Computers, My Computer e Distributed Transaction Coordinator.
- Clique com o botão direito no Local DTC e selecione o item Properties.
- Na janela Local DTC Properties, selecione a aba Security.
- Selecione as opções conforme a imagem abaixo:
Clique no botão OK.
OBS. Essa mesma configuração deve ser realizada no servidor de banco de dados.
Configuração de Banco de Dados
Pré-requisitos
As configurações de banco de dados a serem realizadas no servidor são:
- A collation a ser utilizada é a Latin1_General_CI_AI;
- O nível de compatibilidade do banco de dados é SQL Server 2012;
- Os bancos que fazem parte da solução são:
- FabricHA (Ver Item 6 desse documento)
- UX-Omni-ZERADO
- UX-Portal
- UX-Report
Os backups desses bancos podem ser conseguidos em qualquer um dos ambientes que estão no ar.
Ações necessárias para subir o ambiente de banco de dados:
Restaurar os 4 bancos:
- FabricHA
- UX-Omni-ZERADO
- UX-Portal
- UX-Report
Limpar as permissões existentes nesses 4 bancos restaurados, que podem conter logins de outros ambientes.
Definir as permissões para o LOGIN criado no item 2 desse documento.
- Executar o script abaixo em cada um dos 4 bancos do item anterior, alterando a variável @login_app com o LOGIN criado no item 2.
Limpar conexões, logins e URLs do banco portal, caso existam. Executar o script abaixo alterando a URL da aplicação.
Script para criação de novo cliente.
- Executar o script abaixo para a criação do ambiente de um cliente novo. Depois de executado o login ‘admin’ da aplicação poderá acessar esse ambiente do cliente.
Configuração do IIS
- No Server Manager do Windows 2012.
- Selecione a opção Manage e depois clique em Add Roles And Features.
- Clique em Next e em Instalation Type selecione a opção Role-Based or Feature-Based Installation.
- Em Server Selection, selecione o servidor no qual você deseja instalar o IIS
- Selecione a opção Web Server (IIS) e clique em Next
- Em Features marque a opção .NET Framework 4.5 Features e as subopções
- ASP.NET 4.5
- WCF Services
- HTTP Activation
- TCP Port Sharing
- Após selecionar as opções, clique em Next
- Em Web Server Role, selecione as seguintes opções:
- Application Development
- ASP.NET 4.5
- ISAPI Extensions
- ISAPI Filters
- NET Extensibility 4.5
- Common HTTP Features
- Default Document
- HTTP Errors
- HTTP redirection
- Static Content
- Health and Diagnostics
- Custom Logging
- HTTP Logging
- Tracing
- Logging Tools
- Request Monitor
- Performance
- Dynamic Content Compression
- Static Content Compression
- Security
- Request Filtering
- Basic Authentication
- Centralized SSL Certificate Support
- IP and Domain Restrictions
- Windows Authentication
- Após isso, clique em Next
- Especifique o local que contem a instalação do .NET 4.5 (no CD de instalação do Windows, o instalador ficará na pasta \sources\sxs)
- Clique em Instalar
Configuração do APPFABRIC
- Inicie a instalação do AppFabric 1.1.
- Na janela de Wizard da instalação, clique em Next com a seleção de itens padrão para License Terms, Customer Experience e Microsoft Update.
- Na sessão Features, selecione somente os itens Caching Services e Cache Administration, clique em Next.
- Na sessão Results, selecionar o item Launch configuration tool e clique em Finish.
- Na janela de configuração AppFabric Server Configuration Wizard, clique em Next com a seleção de itens padrão para Before You Begin.
- Na sessão Caching Service, selecione a opção Set Caching Service configuration.
- Na propriedade Caching Service Account, informar um usuário de domínio com permissão no servidor de banco de dados que será utilizado e também com permissão de criação de banco de dados nesse servidor.
- Na propriedade Caching Service configuration provider, selecione a opção SQL Server AppFabric Caching Service Configuration Store Provider e clique em Configure.
- Na janela AppFabric Server Caching Service configuration Store, selecione as opções Register AppFabric Caching Service configuration database e Create AppFabric Caching Service configuration database.
- Informe o nome do servidor de banco de dados na propriedade Server e o nome do banco de dados na propriedade Database, depois clique em OK.
- Na janela de confirmação AppFabric Caching Service configuration database, clique em Yes.
- Uma janela com a confirmação de criação com sucesso deverá ser exibida, clique em OK.
- Selecione a opção New cluster e na propriedade Cluster size, selecione Small (1-5 Machines), clique em Next.
- Na sessão Cache Node deixar os valores padrão para as portas e clique em Finish.
- Na janela de confirmação AppFabric Server Configuration Wizard, clique em Yes.
- No Services do Windows, localize o serviço AppFabric Caching Service, entre na propriedade do mesmo e coloque para iniciar automaticamente na opção Startup Service para Automatic e inicie o serviço.
- Para os demais servidores do cluster, seguir os passos anteriores até o passo 8.
- Na janela AppFabric Server Caching Service configuration Store, selecione as opções Register AppFabric Caching Service configuration database.
- Informe o nome do servidor de banco de dados já existente na propriedade Server e o nome do banco de dados já existente na propriedade Database, depois clique em OK.
- Na janela de confirmação AppFabric Caching Service configuration database, clique em Yes.
- Uma janela com a confirmação de criação com sucesso deverá ser exibida, clique em OK.
- Selecione a opção Join cluster e clique em Next.
- Na sessão Cache Node deixar os valores padrão para as portas e clique em Finish.
- Na janela de confirmação AppFabric Server Configuration Wizard, clique em Yes.
- No Services do Windows, localize o serviço AppFabric Caching Service, entre na propriedade do mesmo e coloque para iniciar automaticamente na opção Startup Service para Automatic e inicie o serviço.
- Localize o Windows PowerShell no Windows e execute o mesmo como administrador.
- Digite o comando Use-CacheCluster.
- Digite o comando New-Cache -CacheName @CacheName -Secondaries 1 -TimeToLive 480 e tecle Enter, confirme a operação digitando a tecla Y.
OBS. O valor da propriedade @CacheName deve ser utilizada conforme o nome de nomenclatura padrão desejável.
- Para verificar se o cache foi criado, digite o comando Get-Cache.
- Digite o comando Grant-CacheAllowedClientAccount everyone.
- Reinicie o cache para atualizar as configurações digitando o comando Stop-CacheCluster.
- Exporte o arquivo de configuração do cache através do comando Export-CacheClusterConfig – File C:\Temp\ConfigFile.txt.
- Entre no caminho exportado e edite o arquivo ConfigFile.txt.
- Na seção <advancedProperties>, adicione as propriedades abaixo:
<partitionStoreConnectionSettings leadHostManagement="true" />
<transportProperties maxBufferSize="8388608" />
- Parar o cache através do comando Stop-CacheCluster.
- Importar o arquivo editado através do comando Import-CacheClusterConfig –File C:\Temp\ConfigFile.txt, tecle Y para confirmar.
- Iniciar o cache através do comando Start-CacheCluster.
- Remover a região default do cache através do comando Remove-Cache default.
- Digite o comando Get-Cache para verificar o cache.
- Digite o comando Get-CacheClusterHealth para verificar a saúde do cache.
Configuração da Camada do Serviço
A camada do Serviço é utilizada pelo Portal, Aplicação e diretamente através de outros produtos próprios ou de terceiros. Para configurar essa camada, deve-se seguir os seguintes passos:
- Na unidade de disco do Windows conforme sua escolha, caso não exista, crie uma pasta com o nome LinxUX.
- Dentro da pasta LinxUX, crie uma pasta com o nome Service.
- Copie os componentes do Service para dentro dessa pasta.
OBS. Esses arquivos serão disponibilizados através da equipe de desenvolvimento e deverão ser levados para o local de instalação.
- Na pasta Service, abra o arquivo Web.Config e localize a tag ConnectionString.
- Nas duas conexões FrameworkAutorizacao e LocalSqlServer existentes dentro da tag ConnectionString, altere o valor da propriedade Data Source para o servidor que contêm o banco de dados do Portal.
- Altere o valor da propriedade Inicial Catalog para o nome do banco de dados do Portal.
- Altere o valor da propriedade cacheName para o nome do Cache Name configurado no AppFabric para o ambiente.
- Na ferramenta Internet Information Services Manager.
- Clique com o botão direito no item Sites e selecione a opção Add Web Site.
- Uma janela com o título Add Web Site deverá aparecer.
- No campo Site name, informe um nome de identificação para o Serviço.
- No campo Physical path, selecione o caminho físico da pasta Service localizada dentro da pasta LinxUX no Windows.
- Clique no botão OK.
- Com o site criado, clique com o botão direito no mesmo e selecione Manage Website e depois a opção Advanced Settings...
- Na janela Advanced Settings, no campo Preload Enabled, selecione a opção True.
- Clique no botão OK.
- Localize e clique no item Application Pool do lado esquerdo.
- Selecione o Application Pools referente ao site de Serviço.
- Ao lado direito, clique em Advanced Settings.
- No campo Start Mode, selecione a opção AlwaysRunning.
- Selecione o item Identity e clique ao lado direito para alterar a conta padrão para uma conta de domínio definida no Active Directory conforme solicitado no pré-requisito do documento.
- Clique em Custom Account e depois em Set.
- Insira os dados da conta e clique no botão OK.
- No campo Idle Time-out (minutes), informe o número 0.
- No campo Regular Time Interval (minutes), informe o número 0.
- No campo Specific Times, acesse o painel TimeSpan Collection Editor e adicione o horário de 06:00:00.
- Clique no botão OK.
- Na pasta LinxUX do Windows, clique com o botão direito e selecione Properties.
- Selecione a aba Security, clique em Edit e logo após em Add.
- Após isso, digite o nome do grupo IIS_IUSRS e depois clique em OK.
- Na coluna Allow, conceda as permissões Read & Execute, List folder content e Read.
- Repita os passos 20, 21 e 22 para o usuário do Active Directory que foi configurado para executar no Application Pool.
- Clique em OK nas próximas duas telas para finalizar a configuração.
Configuração da Camada do Portal
A camada do Portal é onde os usuários são autenticados e redirecionados para as aplicações e banco de dados necessários conforme a estratégia decidida. Para configurar essa camada, deve-se seguir os seguintes passos:
- Na unidade de disco do Windows conforme sua escolha, caso não exista, crie uma pasta com o nome LinxUX.
- Dentro da pasta LinxUX, crie uma pasta com o nome Portal.
- Copie os componentes do Portal para dentro dessa pasta.
OBS. Esses arquivos serão disponibilizados através da equipe de desenvolvimento e deverão ser levados para o local de instalação.
- Na pasta Portal, abra o arquivo Web.Config e localize a propriedade authorizationServiceAddress.
- Altere o valor da propriedade para o endereço do site de Serviço.
- Localize a propriedade PortalUrl e altere o valor para o endereço do site do Portal.
- Localize a tagforms e altere o valor da propriedade domain para o domínio do endereço externo utilizado, exemplo, “.linx.com.br”.
- Na ferramenta Internet Information Services Manager.
- Clique com o botão direito no item Sites e selecione a opção Add Web Site.
- Uma janela com o título Add Web Site deverá aparecer.
- No campo Site name, informe um nome de identificação para o Portal.
- No campo Physical path, selecione o caminho físico da pasta Portal localizada dentro da pasta LinxUX no Windows.
- Clique no botão OK.
- Com o site criado, clique com o botão direito no mesmo e selecione Manage Website e depois a opção Advanced Settings...
- Na janela Advanced Settings, no campo Preload Enabled, selecione a opção True.
- Clique no botão OK.
- Localize e clique no item Application Pool do lado esquerdo.
- Selecione o Application Pools referente ao site do Portal.
- Ao lado direito, clique em Advanced Settings.
- No campo Start Mode, selecione a opção AlwaysRunning.
- No campo Idle Time-out (minutes), informe o número 0.
- No campo Regular Time Interval (minutes), informe o número 0.
- No campo Specific Times, acesse o painel TimeSpan Collection Editor e adicione o horário de 06:00:00.
- Clique no botão OK.
Configuração da Camada da Aplicação
A camada da Aplicação é a camada operacional do produto Linx UX, onde são cadastrados, parametrizados e consultados os dados necessários da retaguarda. Para configurar essa camada deve-se seguir os seguintes passos:
- Na unidade de disco do Windows conforme sua escolha, caso não exista, crie uma pasta com o nome LinxUX.
- Dentro da pasta LinxUX, crie uma pasta com o nome Application.
- Copie os componentes do Application para dentro dessa pasta.
OBS. Esses arquivos serão disponibilizados através da equipe de desenvolvimento e deverão ser levados para o local de instalação.
- Na pasta Application, abra o arquivo Web.Config e localize a propriedade ServiceBus.
- Altere o valor da propriedade para o endereço do site de Serviço.
- Localize a propriedade Portal e altere o valor para o endereço do site do Portal.
- Localize a tagforms e altere o valor da propriedade domain para o domínio do endereço externo utilizado, exemplo, “.linx.com.br”.
- Altere o valor da propriedade CacheName para o nome do Cache Name configurado no AppFabric para o ambiente.
- Na ferramenta Internet Information Services Manager.
- Clique com o botão direito no item Sites e selecione a opção Add Web Site.
- Uma janela com o título Add Web Site deverá aparecer.
- No campo Site name, informe um nome de identificação para o Application.
- No campo Physical path, selecione o caminho físico da pasta Application localizada dentro da pasta LinxUX no Windows.
- Clique no botão OK.
- Localize e clique no item Application Pool do lado esquerdo.
- Selecione o Application Pools referente ao site do Portal.
- Ao lado direito, clique em Advanced Settings.
- No campo Start Mode, selecione a opção AlwaysRunning.
- No campo Idle Time-out (minutes), informe o número 0.
- No campo Regular Time Interval (minutes), informe o número 0.
- No campo Specific Times, acesse o painel TimeSpan Collection Editor e adicione o horário de 06:00:00.
- Clique no botão OK.