Como Configuro e utilizo a Carta Frete no PDV?
A Carta Frete é utilizada geralmente por transportadoras, sendo uma forma de adiantamento pelo frete prestado pelo motorista autônomo. Muitos estabelecimentos possuem transportadoras como clientes e assim aceitam o recebimento da carta frete como forma de pagamento, desde que o motorista gaste um determinado percentual do valor da carta frete no posto, onde a diferença entre a carta frete e o valor gasto é devolvido para o motorista como troco. Os postos que aceitam a carta frete como pagamento, vendem o combustível com valor diferenciado, pelo fato de devolver troco para o motorista e depois receber da transportadora/cliente a diferença da carta frete.
Para utilizar a forma de pagamento Carta Frete, é necessário habilitar no cadastro de cliente (acesso no menu Cadastros ► Clientes) o parâmetro Permite o uso de carta frete:
No CFWin é necessário realizar algumas configurações no menu principal do caixa na aba Opções ► Configuração de Perfis ► aba Cobertura, no grupo de parâmetros 1.19 – Carta Frete.
A seguir serão descritas as funcionalidades dos parâmetros:
- 1.19.1 – Valor máximo permitido para Carta Frete: Define o valor máximo permitido pelo sistema para cada Carta Frete recebida (aceita valores entre R$ 1,00 e R$ 20.000,00).
- 1.19.2 – Tipo de impressão da via adicional do cupom referente a Carta Frete: Define o tipo de documento que será impresso após um cupom fiscal pago com Carta Frete.
- 1.19.3 – Número de vias do relatório gerencial de Carta Frete (definido no parâmetro acima): Define o número de vias impressas do relatório gerencial com os detalhes dos pagamentos com Carta Frete (aceita valores entre 0 e 5).
- 1.19.4 – Imprimir comprovante de troca de Carta Frete: Define se deve ser impresso um comprovante para cada Carta Frete trocada (recebida no caixa).
- 1.19.5 – Aguardar pressionamento de tecla para iniciar a impressão do comprovante de troca de Carta Frete: Define se o sistema deve aguardar o pressionamento de uma tecla para iniciar a impressão do(s) comprovante(s) de troca da(s) Carta(s) Frete(s) utilizada(s) no pagamento da venda. Isso pode ser útil para que o usuário tenha tempo de retirar o cupom fiscal do ECF (no caso de ECFs sem guilhotina).
- 1.19.6 – Permitir a utilização de cheques de terceiros na troca de Carta Frete: Define se o sistema deve permitir que sejam entregues cheques de terceiros na troca de Carta Frete. O usuário poderá selecionar os cheques que estão em aberto no PFWin, esses cheques serão imediatamente quitados, portanto será necessária uma conexão ativa com o servidor do PFWin.
- 1.19.7 – Permitir a utilização de cheques próprios na troca de Carta Frete: Define se o sistema deve permitir que sejam entregues cheques próprios (emitidos pelo posto) na troca de Carta Frete. O usuário poderá selecionar os cheques que estão em aberto no PFWin, esses cheques serão imediatamente quitados, portanto será necessária uma conexão ativa com o servidor do PFWin.
Observações:
Para que seja possível utilizar a opção de Carta Frete para clientes que possuem prazo, é necessário que o parâmetro 1.2.7 – Permitir que clientes cadastrados com ‘Prazo’ usem outras formas de pagamento do grupo de parâmetros 1.2 – Nota a Prazo (acesso através no menu principal do caixa na aba Opções ► Configuração de Perfis ► aba Cobertura) esteja habilitado.
A Carta Frete não é considerada pelo governo como uma forma de pagamento legal, por isso muitas transportadoras utilizam “cartões frete” ao invés da carta frete em papel. A operação do cartão frete é realizada na função crédito e é credenciado nas redes autorizadoras de cartões. Quando o estabelecimento aceitar cartão frete, é necessário cadastrar um cartão no PFWin através do menu Cadastros ► Cartões de Crédito/Débito, e habilitar a opção Permitir troco no cartão frete:
No CFWin é necessário definir o limite de troco para cartão. A configuração é realizada no menu principal do caixa na aba Opções ► Configuração de Perfis ► aba PDV, no grupo de parâmetros 2.5 – Cartão de Crédito/Débito (TEF/POS), onde no parâmetro 2.5.5 – Valor máximo de troco permitido para pagamento com cartão é definido o limite de troco.
Após realizado as devidas parametrizações, a forma de pagamento Carta Frete/Cartão Frete poderá ser utilizada normalmente.
Para efeito de saldo de crédito, a Carta Frete funciona da mesma maneira que uma Nota a Prazo, estando sujeita às mesmas validações (situação de crédito, verificação de notas vencidas, existência de saldo disponível, etc.).
Não é permitido informar a mesma Carta Frete mais de uma vez. O pagamento realizado com Carta Frete pode gerar troco, onde o troco pode ser divido em três tipos:
Dinheiro; Cheque Próprio (utiliza cheque do estabelecimento); Cheque de Terceiros (permite que o usuário selecione os cheques que estão em aberto no PFWin para usá-los como troco, onde ao final da operação, os cheques utilizados serão quitados. É necessária conexão com a base de dados do PFWin); Haver (gera um haver para o cliente, desde que no início da venda seja identificado um cliente cadastrado).
No momento de realizar a venda, após selecionar o abastecimento a ser baixado, deve-se clicar no botão Formas Pgto (F4) (imagem abaixo) para que seja exibido a forma de pagamento Carta Frete.
Na tela de formas de pagamento, deve ser informado o valor da Carta Frete que neste exemplo será de R$ 145,00 e em seguida escolher a opção Carta Frete (ALT+F12):
Quando escolhido a forma de pagamento Carta Frete, será exibido uma nova tela para que seja preenchido as informações da carta. Abaixo será apresentado um modelo de carta frete e em seguida a tela de lançamento das informações da carta frete no CFWin.
Modelo de carta frete:
Tela de lançamento da carta frete no CFWin:
A seguir serão descritos os campos numerados da imagem anterior relacionados com o modelo da carta frete:
1 – Cod. Cliente: Código do cliente responsável pela Carta Frete. Neste campo pode ser informado o código do cliente ou ao clicar no botão de busca (F2) será exibido o cadastro dos clientes.
2 – Nome do Cliente: Exibe o nome do cliente/transportadora escolhido(a).
3 – Número: Número da carta frete.
4 – Tipo: Define se a carta frete é do tipo Adiantamento ou Saldo. Esta informação é determinada pela empresa responsável pela emissão da carta frete. É selecionado Adiantamento, quando é definido que o motorista deve realizar o abastecimento antes de realizar o transporte/frete. A opção Saldo é utilizado quando o motorista realizou a entrega da carga e utilizou a carta frete após a entrega.
5 – Peso Chegada (Kg): Peso do automóvel.
6 – Valor (R$): Valor da carta frete.
Após preenchido as informações da carta frete, é solicitado que escolha o tipo de troco:
Depois de escolhido o tipo de troco, será impresso o cupom fiscal e o relatório não gerencial sobre a carta frete.
Considerando que o Cartão Frete já esteja cadastrado no PFWin, a operação é realizada da mesma forma que uma venda de cartão de crédito, onde após clicar no botão Formas Pgto (F4), deve ser selecionado a opção CARTÃO POS:
Quando escolhido a opção CARTÃO POS, será solicitado que seja escolhido o cartão cadastrado para o cartão frete. Após selecionado o cartão, será exibido a tela para informar qual será o tipo de troco:
Depois de escolhido o tipo de troco, será impresso o cupom fiscal e o relatório não gerencial da venda com o cartão frete.
Dica:
As formas de troco Cheque Próprio, Cheque Terceiro e Haver cliente só estarão disponíveis para os cartões que estiverem habilitado em seus cadastros o parâmetro Permitir troco no cartão frete.
Cupom fiscal:
Relatório gerencial da carta frete:
No relatório de fechamento de caixa, a carta frete irá constar no bloco Saída/Fechamento: