Como funciona

  • A geração manual no Linx POS pode ser efetuada por meio do no menu Menu Fiscal, opção 9 - Registros do PAF_ECF.
  • A tela Registros do PAF-ECF permite inserir um período e o estoque total ou parcial (por produto ou para todos) para a geração do arquivo. A escolha por um determinado produto pode ocorrer, por exemplo, nos casos em que houver uma solicitação do fisco para o envio do arquivo nesse formato.
  • Depois de inserir as informações a seu critério, clique em Gerar.
  • Aguarde a geração ....

 


A validação do PAF-ECF no DIEF

O arquivo .txt gerado pelo PAF-ECF pode ser utilizado na validação de algumas obrigações ficais, como é o caso do DIEF.

O DIEF (Documento de Informações Econômico-Fiscais), por ser uma obrigação fiscal estadual, adota um validador e um leiaute específico do estado.

A validação do DIEF no Piauí, por exemplo, é feita  por meio de um arquivo PAF-ECF gerado para o período de um mês, contendo as informações agrupadas de todos os ECFs. Nesse exemplo, o contribuinte pode tanto importar os arquivos .txts do PAF-ECF que são gerados automaticamente e diariamente, como importar apenas o arquivo mensal gerado manualmente.

 

Particularidade do DIEF Maranhão

O validador do DIEF do Maranhão tem uma particularidade: ele não aceita a importação do arquivo consolidado por mês. As informações têm que ser diárias e separadas por terminal de ECF. Se o cliente possuir 5 ECFs, serão 5 arquivos .txt do PAF-ECF por dia que deverão ser importados no validador.

Como é uma exigência legal que os arquivos do PAF-ECF sejam gerados na pasta local do cliente Linx, fica sob sua responsabilidade zelar por esses arquivos para que eles não sejam excluídos  ou perdidos. Lembrando que eles não poderão ser regerados pois os arquivos separados por ECF são gerados automaticamente e apenas uma única vez após a emissão da Redução Z.

Os arquivos diários deverão ser importados no validador do DIEF justamente com o arquivo do Sintegra, para que a validação seja realizada corretamente.