Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Geração do arquivo PAF-ECF

O arquivo do PAF-ECF (Programa de Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal) é gerado automaticamente  após a emissão da Redução Z, na mesma pasta em que estiver instalado o executável do Linx POS. É gerado um txt  para cada terminal com ECF

Também é possível gerar os arquivos manualmente para um período mensal ou diário por meio do Linx POS. Nesse caso, diferentemente da geração automática, em que  é gerado um txt para cada ECF, será gerado um arquivo consolidado para todos os ECFs. Não se trata de uma limitação do Linx, mas sim de uma obrigatoriedade fiscal prevista em legislação.

A geração manual no Linx POS pode ser efetuada no menu Caixa/Gerenciamento Fiscal/ Menu Fiscal/10 - Registros do PAF_ECF

tp_7656470_02

 tp_7656470_04

A tela Registros do PAF-ECF permite escolher o período e o estoque total ou parcial (por produto) para a geração do arquivo. A escolha por um determinado produto pode ocorrer, por exemplo, nos casos em que houver uma solicitação do fisco para o envio do arquivo nesse formato.

Essa tela é padronizada conforme exigências legais e não pode conter nenhuma outra funcionalidade a não ser as já criadas pela Linx.

 

A validação do PAF-ECF no DIEF

O  arquivo txt gerado pelo PAF-ECF pode ser utilizado na validação de algumas obrigações ficais, como é o caso do DIEF.

O DIEF  (Documento de Informações Econômico-Fiscais), por ser uma obrigação fiscal estadual, adota um validador e um leiaute específico do estado.

A validação do DIEF no Piauí, por exemplo, é feita  por meio de um arquivo PAF-ECF gerado para o período de um mês, contendo as informações agrupadas de todos os ECFs. Nesse exemplo, o contribuinte pode tanto importar  os txts do PAF-ECF que são geradas automaticamente  e diariamente, como  importar apenas o arquivo mensal gerado manualmente.

 

Particularidade do DIEF Maranhão

O validador do DIEF do Maranhão tem uma particularidade: ele não aceita a importação do arquivo consolidado por mês. As informações têm que ser diárias e separadas por terminal de ECF. Se o cliente possuir 5 ECFs, serão 5 arquivos txt do PAF-ECF por dia que deverão ser importados no validador.

Como é uma exigência legal que os arquivos do PAF-ECF sejam gerados na pasta local do cliente Linx, fica sob sua responsabilidade zelar por esses arquivos para que eles não sejam excluídos  ou perdidos. Lembrando que eles não poderão ser regerados pois os arquivos separados por ECF são gerados automaticamente e apenas uma única vez após a emissão da Redução Z.

Os arquivos diários deverão ser importados no validador do DIEF jutamente com o arquivo do sintegra, para que a validação seja realizada corretamente.

  • Sem rótulos