Livro Razão

Através do relatório livro razão é possível identificar todos os lançamentos contábeis efetuados no sistema.


Permissão de Usuário

A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Administrativo > Usuários > Listar > Contabilidade deve estar marcada.

Em Contábil > Livro Razão é possível gerar as informações através dos seguintes filtros.


Filtros


  • Data Inicial e Final: permite definir um período para geração do relatório. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados, para avançar ou retroceder entre as datas, basta utilizar as setas;
  • Cliente: permite selecionar um cliente para geração do relatório. Este filtro possui a função de auto-completar, portanto, ao digitar parte do termo a ser pesquisado, o sistema buscará as informações;
  • Tipo do Relatório: permite gerar a listagem de forma analítica ou sintética;
  • Escolher Conta Inicial e Final: permite que o relatório seja gerado considerando um range de contas. Ao marcar este filtro, será possível escolher uma conta inicial e final;
  • Contapermite selecionar uma, várias ou todas as contas disponíveis para a geração do relatório;
  • Empresas: permite selecionar uma, várias ou todas as empresas para a geração do relatório;
  • Histórico: permite selecionar um histórico contábil para a geração do relatório;
  • Centro de Custo: permite selecionar um centro de custo para a geração do relatório;
  • Série: permite selecionar uma, várias ou todas as séries para a geração do relatório;
  • Filtrar por Referencialpermite buscar pela conta do plano de contas oficial da Receita Federal, somente poderá ser utilizado quando o relatório for gerado de forma analítica;
  • Exibir Nome do Centro de Custo (Analítico): quando marcado, no relatório será exibida uma coluna que apresentará o centro de custo de cada lançamento;
  • Exibir totalizadores diários (Analítico): ao marcá-lo, no relatório, serão apresentados os totalizadores diários;
  • Exibir somente lançamentos efetivados: ao marcá-lo, no relatório, lançamentos não efetivados serão desconsiderados;
  • Exibir conta contra-partida (Analítico): ao marcá-lo, exibirá as duas partidas do lançamento (débito e crédito);
  • Exibir data de compensação: ao marcá-lo, exibirá a data em que o lançamento foi compensado;
  • Agrupar por número de lançamento: agrupará os lançamentos contábeis da mesma conta por número de lançamento;
  • Considerar zeramentos: a rotina contábil de zeramento permite encerrar as contas de resultado ao final de cada exercício social, desta forma, ao marcar este filtro este encerramento será ignorado e os saldos das contas serão apresentados independentemente; 
  • Considerar históricos gerenciais: ao marcá-lo, serão considerados históricos de lançamentos extra contábeis (não fazem parte da contabilidade oficial).


Opção "Gerar Termos"

Caso o usuário utilize o botão "Gerar Termos", serão gerados os termos para abertura e encerramento do livro, e podem ser definidos os seguintes filtros:


Filtros para gerar termos


  • Número de ordem: número sequencial da emissão do livro;
  • Total páginas/folhas: total de páginas ou folhas que o livro tem;
  • Exibir: define a forma de exibição do termo;
    • Páginas;
    • Folhas.


Nota

  • Para gerar os termos de abertura e encerramento do livro, é necessário que as seguintes informações estejam previamente cadastradas no menu Empresa > Dados da Empresa: Razão Social, Endereço, Bairro, Cidade, UF, CNPJ, Inscr. Estadual, Responsável, CPF (do responsável), Contador Responsável, CPF (do contador) e CRC.
  • Somente para empresas optantes pelo Simples (em Empresa > Dados da Empresa > no campo "Sistema de Tributação" estiver "Simples"), será exibido o filtro "Desconsiderar lançamentos de ICMS" neste relatório.


Listagem 

Ao clicar em "Filtrar" será gerada a listagem de acordo com os filtros definidos e serão apresentados todos os lançamentos que se enquadrem nos filtros selecionados e os agrupará por conta contábil;

  • Listagem "Sintética": apresenta o valor total utilizado na operação sem considerar os centros de custos.


Listagem sintética


  • Listagem "Analítica" e filtro "Exibir Nome do Centro de Custo (Analítico)" selecionado: apresenta na listagem uma coluna chamada "Centro de Custo" com os nomes dos centros de custos utilizados na geração dos lançamentos e seus respectivos valores separados por linhas.


Listagem analítica


  • Listagem "Analítica " e filtro "Exibir o Nome do Centro de Custo" desmarcado: apresenta os valores do lançamento detalhadamente sem discriminar o centro de custo.


Listagem analítica


Independente do tipo de listagem, o relatório apresentará as seguintes colunas:

    • Data Emissão;
    • Lançamento;
    • Documento;
    • Referência;
    • Histórico;
    • Centro de Custo: (somente se a opção "Exibir Nome do Centro de Custo (Analítico)" estiver selecionada).   

    • Débito;
    • Crédito;
    • Saldo;
    • (C-D);


Nota

  • Todas operações relativas ao Fundo de Combate à Pobreza gerarão lançamentos contábeis que poderão ser conferidos no Livro Razão.
  • Tanto para entrada quanto para saída, na contabilização do pagamento da nota do serviço deverá constar o total da nota (sem deduzir ou somar os impostos retidos).


Opções Exportar XLS e Exportar PDF

Através dessas opções será possível exportar arquivos nos formatos "xls" e "pdf".

Opção "Filtros"

Através desta opção é possível redefinir os filtros.

Alteração de Lançamento Contábil

Através da coluna "Lançamento" é possível realizar a alteração do lançamento contábil em questão, basta clicar no número. O sistema redirecionará o usuário para página de alteração com todas as informações do lançamento e a possibilidade de modificar as colunas: Histórico, Conta, Débito, Crédito, Centro de Custo e Complemento, as colunas Referencial e Operação Padrão não poderão ser editadas.


Alteração de lançamento composto


Abaixo da listagem há um totalizador das colunas Débito e Crédito e através do botão "Novo item" podem ser inclusas uma ou mais linhas de acordo com a necessidade do lançamento.


Nota

Ao realizar a alteração, o novo lançamento não perderá o vínculo com a operação padrão.


DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício - DRE - é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo. A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Pela lei, o relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser gerado anualmente (após o encerramento do ano-calendário, que é o período compreendido entre janeiro e dezembro de um mesmo ano).


Parametrização

  • O parâmetro "Demonstração do Resultado do Exercício" disponível em Administrativo > Parâmetros Globais > Contabilidade deve estar com as contas que irão compor o relatório configuradas. Ao clicar no link "Configurar" será possível definir a empresa para a qual as contas serão configuradas, assim como, definir as empresas para as quais as configurações serão replicadas.


Configuração das contas

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Administrativo > Usuários > Listar > Grupo Contabilidade > Subgrupo > Permissões Gerais do Grupo Contabilidade deve estar marcada.

O relatório poderá ser acessado em Contábil > DRE - Demonstração do Resultado do Exercício e gerado considerando os seguintes filtros:

  • Data inicial e final;
  • Listagem: sintética ou analítica;
  • Empresas;
  • Análise Vertical: permite definir qual totalizador será utilizado de base para análise;
    • Receita Bruta; 
    • Receita Líquida; 
    • Faturamento Bruto.
  • Considerar:
    • Filtrar lançamentos por centro de custo;
    • Considerar zeramentos;
    • Desconsiderar contas com saldo zero: somente estará disponível para visão analítica do relatório;
    • Desconsiderar lançamentos de ICMS: este filtro será exibido apenas para empresas que possuem o sistema de tributação definido como "Simples".


Filtros 

Na listagem retornada serão exibidos os percentuais de cada conta para comparação com o tipo de análise selecionada. Além disso, através do botão "Adicionar Período"  é possível realizar um comparativo incluindo diferentes períodos.


Listagem 


Inserir um novo período


No recurso de impressão serão apresentadas as opções dentro dos padrões definidos pela contabilidade para que seja possível a listagem ao livro fiscal da empresa. O usuário deve definir a página que iniciará a impressão, o número da ordem, se será exibida a página ou folha, notas explicativas e campo para assinatura. 


Opções de impressão


Nota

  • Na versão de impressão, as informações da empresa exibidas no corpo do relatório devem ser previamente informadas em "Dados da Empresa" (Empresa > Dados da Empresa), os campos: Razão Social, CNPJ, Inscr. Estadual, Inscr. Municipal (CMC), Responsável, CPF (do responsável), Função Responsável, Contador Responsável, CPF (do contador) e CRC.
  • Após gerar o relatório será possível exportá-lo, imprimi-lo ou redefinir os filtros aplicados. 
  • Em cada coluna de período haverá o ícone  que permitirá removê-lo.


Balanço Patrimonial

Este relatório realiza o comparativo do balanço patrimonial de dois períodos. 


Permissão de Usuário

A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Administrativo > Usuários > Listar > Contabilidade deve estar marcada.

Em Contábil > Balanço Patrimonial é possível gerar as informações através dos seguintes filtros.


Filtros


  • Período: por padrão o sistema sugerirá o mês atual. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas de navegação.
  • Filtrar 2º período: ao marcar esta opção o usuário poderá selecionar um outro período para que seja realizado um comparativo;
  • Nível: são os níveis das contas no plano de contas, eles são divididos em todos, segundo e terceiro nível.
  • Empresas: permite selecionar uma, várias ou todas as empresas para a geração do relatório. Por padrão a empresa logada virá selecionada;
  • Centro de Custo:permite selecionar um ou mais centros de custo para a geração do relatório;
  • Exibir Ativo e Passivo lado a lado: permite que na geração do relatório as informações de ativo e passivo sejam exibidas lado a lado;
  • Considerar zeramentosa rotina contábil de zeramento permite encerrar as contas de resultado ao final de cada exercício social, desta forma, ao marcar este filtro este encerramento será ignorado e os saldos das contas serão apresentados independentemente; 
  • Exibir apenas contas com lançamentosexibirá apenas as contas que contêm lançamentos contábeis;
  • Listar Contas Analíticas:permite exibir as contas analíticas que fazem parte dos totalizadores sintéticos.
  • Desconsiderar lançamentos de ICMS: exibirá as informações sem considerar o ICMS, este filtro será exibido apenas para empresas que possuem o sistema de tributação definido como "Simples Nacional " e ao marcá-lo serão desconsiderados lançamentos contábeis com as operações padrões: Crédito ICMS aquisição mercadoria para revenda 32, ICMS sobre vendas de mercadorias 33, Diferencial de ICMS 112, Lançamento de faturas para recolhimento de ICMS 998 e Crédito ICMS Ativo Permanente 113.


Nota

No sistema é possível configurar as contas de compensação que não serão exibidas no relatório. Para tanto, é necessário acessar o menu Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade > Balanço Patrimonial, link "Configurar".

Listagem

Na listagem que será apresentado o comparativo conforme o período e as empresas selecionadas na tela de filtros.


Listagem gerada


No topo da página serão exibidos os filtros selecionados e o relatório apresentará um comparativo de acordo com as informações indicadas, as seguintes colunas serão exibidas:

    • Ativo;
    • Período 1;
    • Período 2;
    • Passivo;
    • Período 1;
    • Período 2;


No final da listagem serão apresentados totalizadores com a somatória das colunas "Período", além disso, será possível exportar o resultado para arquivos nos formatos "xls" e "pdf". 

Balancete

Este relatório tem como objetivo listar as contas patrimoniais (ativo e passivo) e as contas de resultado (receita e despesa). 


Permissão de Usuário

A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Contabilidade deve estar marcada.

Em Adm/Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Balancete é possível gerar as informações através dos seguintes filtros.


Filtros

  • Período: por padrão o sistema sugerirá a data atual. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas de navegação.
  • Empresas: permite selecionar uma, várias ou todas as empresas para a geração do relatório. Por padrão a empresa logada virá selecionada;
  • Contas: permite selecionar uma conta contábil para para a geração do relatório;
  • Centro de Custo: permite selecionar um ou mais centros de custo para a geração do relatório;
  • Nível: são os níveis das contas no plano de contas, eles são divididos em primeiro, segundo e terceiro nível.
  • Considerar zeramentosa rotina contábil de zeramento permite encerrar as contas de resultado ao final de cada exercício social, desta forma, ao marcar este filtro este encerramento será ignorado e os saldos das contas serão apresentados independentemente; 
  • Exibir apenas contas com lançamentosexibirá apenas as contas que contêm lançamentos contábeis.
  • Desconsiderar lançamentos fora do período filtrado: para lançamentos que possuem uma data para o lançamento e outra para compensação, ao marcar este filtro serão apresentadas apenas informações em que as duas datas estejam no mesmo período. 
  • Desconsiderar lançamentos de ICMS: exibirá informações sem considerar o ICMS, este filtro será exibido apenas para empresas que possuem o sistema de tributação definido como "Simples Nacional " e ao marcá-lo serão desconsiderados lançamentos contábeis com as operações padrões: Crédito ICMS aquisição mercadoria para revenda 32, ICMS sobre vendas de mercadorias 33, Diferencial de ICMS 112, Lançamento de faturas para recolhimento de ICMS 998 e Crédito ICMS Ativo Permanente 113 .

Listagem

Na listagem que será apresentada estarão todas as contas conforme o período e as empresas selecionadas na tela de filtros.



No topo da página serão exibidos os filtros selecionados e o relatório apresentará as seguintes colunas:

    • Índice;
    • Código;
    • Conta;
    • Saldo Anterior;
    • Débito;
    • Crédito;
    • Saldo Atual.


Através dos botões / será possível expandir e recolher os níveis de cada conta listada. Ao final da listagem serão apresentados botões para exportar o resultado em arquivos nos formatos "xls" e "pdf". 

  • Sem rótulos