Assunto

O SIGEP é um software terceiro desenvolvido pela que é parceira Linx para comunicação com os , afim de fazer toda a gestão de geração de PLPs, impressão de etiquetas e rastreamento dos objetos (postado, em trânsito, entregue, etc) tudo isso voltado para os pedidos oriundos da integração com o site terceiro via Webservice B2C que entram no módulo Painel de vendas (B2C) do Microvix.


Segundo informando pela N49, hoje temos pouco mais de 30 clientes ativos do Microvix que utilizam o SIGEP.


O módulo não faz parte do produto padrão Microvix tampouco é incluído automaticamente na contratação de um Webservice B2C. Para contratação, deve ser solicitado ao ECS (contato comercial Linx) do cliente. No módulo comercial da página de portais é possível identificar se o cliente possui contratado ou não:



ATENDIMENTO

Contato para dúvidas, solicitações de melhoria ou customizações: [email protected]. Já erros, processualmente, podem entrar tanto via suporte Microvix como diretamente pelo suporte da N49 que possui como contato: suporte@n49.com.br ou (51) 3028-8311 - Atendimento das 08:30 às 18:00. Ainda pode ser acessado também o site suporte.n49.com.br caso possua um login.

Melhor Solução

Para usar o módulo CORREIOS, deve-se seguir o caminho a seguir.


Clicar em FILTROS pois o módulo não irá aparecer na tela inicial do Painel de vendas (B2C).


Informar um período que possua pedidos faturados e também marcar "Exibir faturadas". Após, FILTRAR.


Caso hajam na listagem pedidos faturados com nota fiscal vinculada, será exibido o módulo logo acima:


O status: FATURADO não é o que indica que um pedido foi faturado em uma nota fiscal pois é apenas o status gerencial da loja (poderia ser "EMITIDO", por exemplo). Para concluir que um pedido foi faturado, considerar o grifado abaixo em verde onde também constará a nota fiscal do faturamento:



É neste exato momento que inicia-se o processo junto ao módulo CORREIOS:

Com o pedido faturado e emitida a nota fiscal, o cliente passa a acessar o módulo CORREIOS conforme citado acima. Com a integração via Webservice que há entre o Microvix e o SIGEP (N49), o pedido já foi integrado no módulo CORREIOS e o cliente poderá seguir o processo. Ou seja, o pedido/objeto só constará no módulo CORREIOS após faturado em uma nota fiscal e constar FAUTRADO (em verde) no Painel de vendas (B2C).


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DASHBOARD



Dashboard apresenta uma visão resumida de números de objetos de acordo com seus atuais status (postado, em trânsito ou entregue) assim como últimas atualizações (releases) lançadas no SIGEP. Clicando nos status o sistema direciona para uma visão mais detalhada das PLPs e rastreamento.


GERAR ETIQUETAS



É nesta tela que inicia-se o processo de comunicação com os CORREIOS onde Cartão de Postagem é um código de identificação da loja perante os CORREIOS e é cadastrado na contratação do módulo. Este cartão de postagem permite a consulta no Webservice dos CORREIOS. Nesta mesma consulta é verificado por exemplo os "Serviços para a PLP" que é o campo abaixo e que apresenta os tipos de serviço contratados e disponíveis para a loja usar (SEDEX, PAC, etc).


Podem ser filtros os objetos de acordo com seu tipo_encomenda que é uma informação oriunda do ERP com a integração via WS com o site e que corresponde ao meio de transporte do objeto/pedido. O método B2CCadastraPedido do WS contém este tipo_encomenda.


Pode ser vinculado mais de um objeto/pedido em uma única PLP. Para isso, basta selecionar um ou mais objetos e clicar em salvar para geração da PLP (pré-lista de postagem).


IMPRIMIR ETIQUETAS - PLP ABERTA



Geradas as PLPs, ela ainda não possui um número pois ainda não comunicou com os CORREIOS (Webservice entre N49 x CORREIOS) e portanto ainda fica como ABERTA. Estando ABERTA, é possível "Editar" e vincular mais objetos ou excluir algum objeto. Tudo pode ser manipulado antes da comunicação com os CORREIOS que ocorre efetivamente ao clicar em "Fechar PLP".


IMPRIMIR ETIQUETAS - PLP FECHADA



Fechada a PLP, já houve a comunicação com CORREIOS e portanto gerado um "Número PLP" para que o CORREIOS (agência) possa receber o pacote do cliente quando o mesmo for levar os objetos na agência da sua cidade. Sem a PLP gerada e conhecida pelos CORREIOS, não é possível fazer uso do serviço.


Uma PLP "FECHADA" não pode mais ser manipulada. Mas, estando "FECHADA", o usuário já pode usufruir das funcionalidades de impressão tanto da lista de postagem para levar aos CORREIOS quanto das ETIQUETAS que podem ser 1 ou 4 por página (utiliza-se normalmente papel PIMACO que é "destacável").


Com uma PLP fechada que gera o cód. de rastreio do objeto (pedido), o mesmo é vinculado no Painel de vendas (B2C) conforme exemplo abaixo:



LISTA DOS OBJETOS



Lista dos objetos nada mais é que a listagem dos pedidos faturados no Painel de vendas (B2C) que já integraram no SIGEP (integração ocorre a cada 10 minutos) onde podem constar com PLPs geradas ou não. É uma tela para acompanhamento e gestão dos objetos existentes no SIGEP.


EDITAR OBJETO



Há também a possibilidade ao clicar em "Editar" de manipular informações do objeto (cliente, endereços e nota fiscal) dentro do próprio SIGEP. Uma alternativa dada como "último passo" para que seja feita alguma manipulação antes de gerada a PLP e as etiquetas do pacote que irão aos CORREIOS e ao cliente posteriormente.


RASTREAMENTO



Na tela de rastreamento, quando já existe um código de rastreio devolvido ao SIGEP pelos CORREIOS e que foi gerado pelos mesmos, é possível visualizar todo o rastreamento do pacote desde a origem da postagem até a entrega ao destinatário.


VISUALIZAR RASTREAMENTO



Tela onde há um detalhamento maior do trânsito do objeto conforme já exposto no tópico acima.





MEU PAINEL DE VENDAS NÃO ATUALIZA O STATUS DO PEDIDO PARA ENVIADO OU ENTREGUE CONFORME MOVIMENTAÇÕES PRESENTES NO SIGEP, FICA DESATUALIZADO COMO STATUS: "FATURADO", O QUE FAZER?


Sincronização do status de pedidos da loja virtual - Painel de vendas (B2C) x Linx Commerce.





CONFIGURAÇÕES


Por fim, no menu de configurações são definidas algumas funcionalidades da aplicação assim como é feita a gestão de cadastros da loja e informações pertinentes aos Correios.

Todo esse cadastro é feito em um acompanhamento inicial da N49 junto ao cliente que contratou o módulo. Não é a Linx quem ativa e treina o usuário do SIGEP.

Assuntos Relacionados


  • Sem rótulos