Por que a rejeição 437 ocorre?

Até a data 04/04/2021 não era validado pela Sefaz o CNPJ da administradora de cartão utilizada na venda, devido a isso o PDV mandava por default a informação zerada. A partir desta data , quando for emitida uma NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) e informando o Grupo de Cartões (Grupo: card) e preenchido a tag CNPJ com números aleatórios ou sequencial de zeros, haverá a rejeição pelo motivo 437 - CNPJ da instituição de pagamento inválido.

Neste documento será apresentada a solução para este problema.

Para solução definitiva do problema é necessário realizar a atualização do PDV, conforme descrito no item: Solução definitiva

Notas que já foram rejeitadas com o erro 437, o que fazer?

É possível corrigir o problema de duas formas:

  • Atualizando o PDV e Painel NFCe para as versões que serão indicadas a seguir.
  • Atualizar apenas o Painel NFCe e realizar a retransmissão.


PRÉ REQUISITOS

Para que esta rejeição não ocorra é necessário realizar algumas atualizações:

Atualizar o PDV NFCe:

ArtefatoVersão
PDV-NFC-e2.0.33.154 ou superior


Realizar a atualização dos scripts:

Banco

Pacote

Postgres 4.08.039 ou superior

Ao realizar a atualização todas as vendas passarão a ser enviadas com o CNPJ informado no cliente vinculado à administradora de cartão, não havendo mais rejeição.

Atualizar o Painel NFCe:

ArtefatoVersão
Painel NFCe21.4.5.1800

Ao realizar a atualização serão retransmitidas todas as notas que até o momento apresentaram o erro 437 e foram emitidas em contingência.


Caso ainda exista alguma nota que não tenha sido retransmitida com sucesso:


Verifique se o cliente vinculado à administradora de cartão está com o CNPJ informado e válido:

O CNPJ do cliente vinculado deve ser o da administradora de cartão utilizada pela farmácia.


Se mesmo após realizar a retransmissão das notas ainda ocorra a rejeição, é necessário então validar se o cliente vinculado no cadastro da administradora de cartão está com o CNPJ correto.

Módulo: Financeiro

Acesso: Cadastro > Administradora de cartões > Administradora de cartões


Alterar então o CNPJ deste cliente vinculado:

Módulo: Financeiro

Acesso: Cadastro > Clientes > A prazo


Realize a retransmissão das notas:

Para todas as notas que já foram emitidas e apresentaram a rejeição 437 é necessário atualizar o Painel NFCe para a versão 21.4.5.1800. Após esta atualização será disparado um processo automático (uma única vez) para retransmissão das notas que apresentaram a rejeição.

Estando o CNPJ da administradora de cartão preenchido e válido, as notas serão validadas com sucesso na Sefaz.

Caso ainda hajam notas que apresentem a rejeição o processo de retransmissão deverá ser feito então manualmente.

  • Acesse o Painel NFCe, clique sobre o campo em vermelho, que exibe a quantidade de erros, para visualizar as notas com problema:


  • Selecione as notas que deseja retransmitir e clique sobre o botão "Validar":


Porque não continuar retransmitindo as notas de forma automática?

Caso o CNPJ informado na administradora esteja incorreto, um número excessivo de comunicações inválidas na Sefaz pode ocasionar bloqueio por consumo indevido.

Neste caso é necessário que o cadastro seja corrigido antes da realização de uma nova retransmissão.


Caso não seja possível realizar a atualização imediata do PDV, poderá ser feita a retransmissão das notas através do Painel NFCe.


Retransmissão das notas:

Para todas as notas que já foram emitidas e apresentaram a rejeição 437 é necessário atualizar o Painel NFCe para a versão 21.4.5.1800. Após esta atualização será disparado um processo automático (uma única vez) para retransmissão das notas que apresentaram a rejeição.

Estando o CNPJ da administradora de cartão preenchido e válido, as notas serão validadas com sucesso na Sefaz.

Caso ainda hajam notas que apresentem a rejeição o processo de retransmissão deverá ser feito então manualmente.

  • Acesse o Painel NFCe, clique sobre o campo em vermelho, que exibe a quantidade de erros, para visualizar as notas com problema:


  • Selecione as notas que deseja retransmitir e clique sobre o botão "Validar":


Porque não continuar retransmitindo as notas de forma automática?

Caso o CNPJ informado na administradora esteja incorreto, um número excessivo de comunicações inválidas na Sefaz pode ocasionar bloqueio por consumo indevido.

Neste caso é necessário que o cadastro seja corrigido antes da realização de uma nova retransmissão.



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