Através da Ficha do Cliente é possível visualizar o resumo do cadastro e resultado da Análise de Crédito.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário Acesso à ficha do cliente disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;

  • A permissão de usuário Solicitar analise de crédito disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;

  • A permissão de usuário Relatórios disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Financeiro - Contas a Receber > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber > Relatórios deve estar marcada.

  • A permissão de usuário "Permissão para bloquear ou desbloquear cadastro de cliente (bloqueio de vendas)" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Crediário Fácil > Subgrupo Bloquear ou desbloquear cadastro de cliente deve estar marcada;

Executando a Rotina

Acesse Faturamento > Crediário > Ficha do cliente. A localização da ficha é realizada através do nome, código ou CPF do cliente, nos casos dos cadastrados ativos e aprovados.

Depois de selecionar, clique em Acessar Ficha, e serão exibidos os detalhes.

Detalhes da Ficha

Será possível visualizar todos os detalhes referentes a Ficha de Crédito, exibindo:

  • Situação da análise do cliente, podendo refazer caso esteja vencida;
  • Nome  do Cliente;
  • CPF do cliente;
  • Se o cliente está bloqueado ou não para compras;
  • Data da última análise realizada;
  • Classificação do cliente; 
  • Limite de crédito disponível para utilizar; 
  • Informar se há pendências no Serasa; 
  • Informar se há pendências na loja.


Dica

Acesse o Manual de Configurações - Crediário para conferir e entender a regra utilizada para a análise de crédito e a classificação dos clientes.

Detalhes

No grupo de detalhes é possível visualizar o detalhamento das seguintes informações:

Parcelas em Aberto/Atraso

Nesta opção serão exibidas as parcelas em Aberto ou Atrasadas. Assim, será possível acessar o carnê das parcelas para realizar o pagamento.

Selecionando a opção Carnê, a pessoa usuária será questionada se deseja imprimir ou compartilhar. O compartilhamento pode ser por meio de cópia do link, WhatsApp ou por e-mail.

Nota

  • Serão listadas todas as faturas em aberto do cliente, sejam faturas geradas manualmente ou através de vendas pelo POS ou por emissão de Nota Fiscal. Porém, apenas as faturas que são geradas de vendas com crediário no Venda Fácil terão a opção "Carnê". As demais faturas não terão esta opção.

Parcelas em Aberto/Atraso - Portal

Nesta opção a pessoa usuária poderá visualizar as parcelas que existem em Aberto ou em Atraso por Empresa.

Usuário com Cadastro Incompleto

O limite de crédito é liberado conforme a quantidade de informações contidas no cadastro. Quanto mais informações, maior o limite. Caso não tenha informações o suficiente, o sistema notificará quais os dados faltam preencher.

Conforme os dados são alterados e salvos, a pessoa usuária poderá visualizar o recalculo do crédito imediatamente.

Acessar Recebimento de Parcelas

Nesta opção a pessoa será direcionada para a rotina do Venda Fácil onde poderá faturar o(s) carnê(s) do cliente. Serão exibidas todas as parcelas que o cliente tem em aberto com todos os seus detalhes e valores para pagamento. Caso tenha mais de uma parcela, poderá selecionar quais irá pagar e depois basta clicar em Confirmar.


Também é possível selecionar o carnê inserindo ou realizando a leitura do código de barras, basta clicar no campo Código de Barras do Carnê.

Em seguida deverá selecionar a forma de pagamento. Caso selecione crédito ou débito será necessário inserir o plano do pagamento, o NSU e o Cód. Autorização.


Bloquear/desbloquear cliente

Nesta opção será possível bloquear ou desbloquear um cliente. 



O Código de autorização é definido na permissão de usuário "Permissão para bloquear ou desbloquear cadastro de cliente (bloqueio de vendas)", disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Crediário Fácil > Subgrupo Bloquear ou desbloquear cadastro de cliente. 


Nota

  • Uma vez que o cliente esteja com o cadastro bloqueado, não poderá realizar compras na loja.
  • Caso o cliente esteja com faturas em atraso, o cadastro será bloqueado automaticamente.

  • Sem rótulos