Onde devo salvar os arquivos XML do SAT e como faço para localizá-los?


Os arquivos XML gerados pelo caixa e pelo aparelho SAT documenta de forma eletrônica, as operações comerciais, substituindo os equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal). O SAT gera e autentica os CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos) e os transmite automaticamente e periodicamente, via internet, à Secretaria da Fazenda, simplificando as obrigações tributárias acessórias dos estabelecimentos, como por exemplo a eliminação da obrigação de envio do REDF (Registro Eletrônico de Documento Fiscal). Por questão de segurança, ao gerar os arquivos XML do SAT, o caixa realiza uma cópia desses arquivos e salva em locais que podem ser configurados, permitindo que o cliente possua um backup dos registros de vendas.

Como fazer?

É recomendado que os arquivos sejam salvos em locais (pastas, diretórios) diferentes de onde o PDV está instalado, para que em caso de problema com a máquina, os arquivos não sejam perdidos. Além de salvar os arquivos em outros diretórios, é interessante armazená-los em outros tipos de mídias como pendrive, HD externo, repositórios na nuvem, etc.


No caixa é possível configurar o local (local físico na rede do estabelecimento) onde os arquivos serão salvos. A configuração é feita através do menu externo do caixa, que pode ser acessado desmarcando a opção "Entrar diretamente no PDV" localizada na tela de login do PDV:



Após desmarcar a opção destacada na imagem acima e informar o usuário e senha, clique no botão OK. Acesse a aba Opções  menu Configuração de Perfis ► aba PDV  grupo de parâmetros 2.27 - Documento Fiscal:




Atenção:


Para ter acesso as configurações do caixa, é necessário que o usuário tenha permissão configurada em seu perfil.


Nos parâmetros 2.27.2 e 2.27.3 são definidos os diretórios onde serão salvos os arquivos XML gerados. Para selecionar o diretório, clique no ícone de pasta para que seja aberta a janela de seleção de diretório:



Após definir o diretório clique no botão Gravar:




Dessa forma, os arquivos serão salvos, permitindo que o estabelecimento tenha um backup dos arquivos XML. Ao efetuar vendas no PDV, serão criadas outras pastas nos diretório acima indicados para que os arquivos fiquem organizados.


Dica:


Sempre que quiser saber onde os arquivos XML do SAT são salvos, basta acessar a configuração apresentada acima. Por padrão, o caixa salva os arquivos XML no diretório: C:\CFWin\Arquivos Fiscais Intercamp.