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Linx Reshop > Boomerang






O Reshop Boomerang é uma funcionalidade para estreitar a comunicação do varejista com seus consumidores através de mensagens. Com esta funcionalidade, é possível criar regras para envio de comunicação aos consumidores via SMS.

Os tipos de regras disponíveis são:

  • Boas Vindas
  • Aniversário
  • Livre
  • Confirmação de crédito no programa de fidelidade
  • Expiração de pontos no programa de fidelidade
  • Token para resgate no programa de fidelidade

Nota

Para utilizar o Reshop Boomerang, entre em contato com o seu ECS (Executive Customer Success) para verificar as condições comerciais e solicitar a liberação do produto.

Configurações

Após a solicitação da liberação do produto para o seu ECS, inicie as configurações para a utilização.

No Linx Reshop, acesse o módulo Boomerang.


Cadastro das Regras

Na tela de cadastro das regras, disponível em Boomerang / Cadastro, deve-se cadastrar comunicações que desejam ser efetuadas aos consumidores.

É necessário informar o nome e o período em que esse envio será executado.


Selecione então a regra que deseja configurar.

Selecione entre as opções

  • Boas Vindas
  • Aniversário
  • Livre
  • Confirmação de crédito no programa de fidelidade
  • Expiração de pontos no programa de fidelidade
  • Token para resgate no programa de fidelidade

Regra Boas Vindas

Nessa regra, uma mensagem será enviada assim que um novo cliente for cadastrado no Reshop, via PDV.

Essa mensagem de boas vindas, pode inclusive solicitar resposta para adesão aos termos de privacidade de dados, com as opções de resposta S. Sim, N ou Não. Atenção: para o aceite do consumidor ser efetivado, é necessário que os termos estejam configurados no Reshop. 

Regras Confirmação de Crédito e Token para Resgate

Nessas regras, as mensagens serão enviadas durante o período configurado para envio, no momento da transação da venda.

Regras Livre, Aniversário e Expiração de Pontos

Essas regras são agendadas, selecionando os consumidores que receberão o SMS diariamente durante a madrugada.

Defina o Horário de Envio, que deve ser entre 8 e 21 horas. É neste horário que os consumidores selecionados durante a madrugada, receberão o SMS configurado.

Pode ser configurado também um número máximo de envios pela opção Enviar somente para X clientes. Dessa forma, se existirem 7 mil clientes selecionados, mas esteja configurado 2000 nessa opção, somente os primeiros 2000 clientes selecionados irão receber o SMS.

Regras Aniversário e Expiração de Pontos

Nessas opções, deve ser informado em quantos Dias para o Evento o SMS será disparado para o consumidor. 

Exemplo de utilização da opção Dias para o Evento

Se informado 5, a mensagem será enviada 5 dias antes do aniversário e se informado 0 será enviada no dia do evento. O varejista pode então, configurar uma regra de aniversário para avisar o consumidor de promoções de aniversário e uma regra para parabenizá-lo no dia do aniversário, como também uma regra para envio de mensagem 15 dias antes da expiração de pontos.

Regra Livre

É possível parametrizar pela opção Reenviar comunicação somente após x dias, um limite para a periodicidade de reenvio da mensagem ao consumidor pela regra e pela opção Não reenviar aos clientes já selecionados anteriormente, limitar que o consumidor só deve receber uma mensagem por esta regra.

Exemplo de utilização das configurações Reenviar comunicação somente após x dias e Não reenviar aos clientes já selecionados anteriormente

Suponha uma regra que execute diariamente e que filtre os clientes que compraram nos últimos 3 meses e que a data da última compra do cliente seja dia 20/09. Todos os dias a regra enviaria uma mensagem a este cliente até 20/12. O usuário pode delimitar que esse cliente só receberá mensagem a cada 15 dias ou que não receberá mais mensagens após a primeira mensagem enviada para o cliente.

Se a necessidade é reenviar a cada 15 dias, configure 15 em 'Reenviar comunicação somente após X dias'.

Se for enviar somente uma mensagem ao cliente durante todo o período de disparo, marque como ON a opção 'Não reenviar aos clientes já selecionadores anteriormente'.

Regra Token para Resgate

Para o funcionamento desta regra, é necessário ainda efetuar as parametrizações no programa de fidelidade:

  • Habilitar Senha no Resgate e Token por SMS
  • Informar Pin (para Resgates) padrão, para situações em que o cliente não receber o SMS e o operador de caixa informe a senha padrão do fidelidade

Aviso

A funcionalidade de Token por SMS está disponível atualmente somente no Linx POS.

Configuração dos filtros para a régua Expiração de Pontos no Fidelidade

Nessa opção, pode ser configurado um Valor mínimo a expirar, fazendo com que a mensagem seja enviada somente para quem tiver no mínimo o valor estipulado para expiração.

Configuração dos filtros para a régua Confirmação de Pontuação no Fidelidade

Nessa opção, pode ser configurado o Valor mínimo da compra. Dessa forma, a mensagem será enviada somente para as vendas em que o valor de crédito do fidelidade supere essa configuração.

Configuração dos filtros para a régua Aniversário e Livre

Nessas regras, o usuário pode limitar os consumidores que receberão a mensagem, filtrando os campos a seguir:

  • Programa de Fidelidade
  • Idade (de/até)
  • Gênero
  • Agrupamento de clientes (CPF) → os clientes precisam existir cadastrados no Reshop
  • Categoria de cliente
  • Categoria de fidelidade
  • Estado e Cidade
  • Bairros
  • Range de CPF
  • DDD's do telefone
  • Clientes cadastrados nos últimos x dias
  • Perfil de compra dos clientes (RFV)
    • Clientes que compraram nos últimos X dias
    • Frequentaram a loja no mínimo X vezes
    • Valor total das compras de / até
    • Ticket médio das compras de / até
    • Clientes que não compram há mais de Y dias
    • Lojas
      • Loja específica ou agrupamento de lojas (Loja preferida, loja de cadastro, loja de última compra)
  • Lojas (todas as lojas, uma loja em específico, grupo de lojas)

Utilização dos filtros do Perfil de compra dos clientes (RFV)

Esses filtros analisam a Recência, Frequência e Valor de compra dos seus clientes, de forma a segmentar melhor os consumidores que receberão o SMS

Com a combinação dos filtros Clientes que compraram nos últimos x dias e Clientes que não compram há mais de X dias, é possível por exemplo buscar consumidores que compraram recentemente, por exemplo nos últimos 3 meses, mas que fazem 30 dias que não efetuam compras. Com esse filtro também você pode ainda configurar os clientes que frequentaram a loja no mínimo X vezes.


Exemplo:

Clientes que compraram pelo menos 3 vezes nos últimos 120 dias e que fazem 30 dias que não efetuam compras.

Consulta

Na tela de consulta das regras, disponível em Boomerang / Consulta, é possível visualizar as regras cadastradas.

Essa tela possui a funcionalidade de efetuar alteração da regra, exportar uma lista dos clientes selecionados e também o teste do envio de um SMS para validar se a mensagem assim como as macros estão digitadas corretamente. O teste deve ser efetuado com um CPF que esteja cadastrado no Reshop e com telefone (para confirmar se o CPF está cadastrado no Reshop, verificar pela tela de Clientes).

É possível também efetuar o envio do SMS no momento, pela opção Enviar SMS. 

Execução do envio

Atenção as datas de início e fim das regras. Durante o período de vigência, o sistema irá verificar a parametrização da regra e efetuar o disparo dos SMS's. Portanto, caso a regra seja para um disparo único, a data de início e data fim deve ter a mesma data. Caso desejar efetuar a execução manual, a data deve estar com a data atual, já se a execução for automática, devem estar com a data do próximo dia.

O sistema não efetua mais de um envio na mesma data, portanto, caso desejar efetuar dois disparos, é necessário configurar duas regras.


Dashboard

No Dashboard é possível analisar o retorno que a régua está trazendo para os seus negócios.

O usuário precisa selecionar um período de disparo e os dias em que deseja analisar o retorno dos clientes. Esse retorno é calculado verificando os clientes que efetuaram compra após o recebimento do SMS, de acordo com a configuração Dias do retorno pós disparo. É possível configurar se é para considerar o dia do disparo no cálculo do retorno do cliente.

No Dashboard, são apresentados:

  • Receita gerada nas vendas: valor líquido das compras efetuadas pelos clientes que retornaram após o recebimento do SMS
  • Clientes distintos que compraram: número de clientes que efetuaram compras após o recebimento do SMS
  • Disparos e Clientes distintos: número de SMS's disparados e número o número de clientes distintos para quais foram disparados o SMS
  • Valor investido: valor investido para envio dos SMS's
  • Taxa de retorno: percentual entre os clientes que receberam o SMS e os clientes que retornaram para compras. É sempre considerado os clientes distintos que receberam SMS e os que compraram. 
  • Descontos e Valor do Resgate do Fidelidade: valor dos descontos e de resgate de fidelidade nas compras efetuadas pelos clientes que receberam o SMS
  • ROI: o retorno sobre o investimento. No caso da imagem, recuperou em mais de 100 vezes o valor investido

É possível verificar detalhadamente quais as regras dão mais retorno para conseguir melhorar as ações com a funcionalidade. 

Relatório

No relatório é possível efetuar acompanhamento de todos os SMS's enviados no período podendo efetuar o filtro pela regra.


  • Sem rótulos