As funcionalidades que compõem o Menu "Compras" estão disponíveis conforme a liberação do seu Perfil/contrato, que pode contemplar uma ou mais funcionalidades aqui descritas.




Informações do Módulo Compras

Este módulo é responsável pelo gerenciamento das notas de Entrada (Notas emitidas contra o seu CNPJ).

Na tela Manifestação de Destinatário estão contempladas as funcionalidades: 

  • Captura das Notas: a cada hora o Dome fará a busca das notas emitidas contra o CNPJ do cliente Linx e disponibilizará nesta tela os documentos em PDF (Danfe) ou XML. 
  • Manifestar: Aceite, Recusa ou Desconhecimento. 
  • Auditor Tributário: As notas passam pelo processo de “vacina” apontamos as correções necessárias, podendo notificar os fornecedores a respeito dos erros encontrados pelo Dome. 
  • Relatórios de Manifestação em PDF ou XLXS: Após a busca é possível extrair o resultado da busca por meio de relatórios. 

Nas telas Entradas de Documentos, Cadastro de CFOP  e Relacionamento Fornecedor / Finalidade estão localizadas as parametrizações e ações necessárias para utilizar a funcionalidade de Escrituração de Notas de Entrada 

Na tela Cadastro de Fornecedor estão os dados necessários para que o processo de Auditoria Tributária aplicado às notas de compras seja feito da forma mais precisa possível, visto que os dados nesta tela solicitados são apenas os não contemplados no documento fiscal e impactam a forma de tributação a ser utilizada pelo fornecedor.  

O índice deste módulo está estruturado por tela e suas funcionalidades. 



Índice
 



Notas de Entrada

01-Tela Manifestação de Destinatário:

01.01 - Filtros

Ao acessar o móduloque está localizado no menu lateral, teremos as seguintes opções de filtros: 

  • Filtrar por Documento: as opções para este campo são NF-e e CT-e; 

  • Filtrar por Status da Nota: com as opções Todos, Autorizada, Cancelada, Denegada, Rejeitada e Inutilizada;A 

  • Filtrar por Status de Manifestação: as opções são Todos, Aceite, Recusa, Desconhecimento, Aguardando Manifestação, Ciência da Operação e Erro; 

  • Filtrar por Número da Nota: Neste campo o usuário informará um intervalo de notas ou mesmo apenas o mesmo número em ambos os campos. Vale ressaltar que se for informado apenas o número de notas em um dos campos o sistema fará a busca pelo intervalo a partir do número proposto (caso informado apenas no De) ou do 0 até o número proposto (caso informado apenas no Até); 

  • Filtrar período por: Data de Emissão, nesta opção o Dome buscará as notas de acordo com a data de emissão informada no XML; Data de Inclusão, nesta opção a busca se dará pela data de chegada do documento no Dome; Data de Autorização, nesta opção a busca se dará pela data de autorização da nota na Sefaz, de acordo com a data informada no XML do documento; 

  • Filtrar por período: com as opções Hoje, Ontem, Últimos 7 dias, Últimos 30 dias, Selecionar Período. Vale ressaltar que este é o filtro que contem o gatilho para busca das notas, ou seja, o Dome só apresentará os resultados após o usuáro clicar no período que deseja filtrar, respeitando os filtros acima informados. 

  • Opção Localizar: após realizar a busca dos documentos conforme filtro e período anteriormente definidos, também há a opção do usuário localizar um determinado valor sem necessidade de nova busca, para isso, basta informar no campo Localizar um valor válido, sendo considerados valores válidos informações apresentadas em tela, como por exemplo, Número de Nota, CNPJ do Fornecedor, Valor total, entre outros. 


01.02 - Campos e status após a Consulta

Após a consulta teremos os dados básicos da operação de compra como: 

  • CNPJ Fornecedor. 

  • Nome do Fornecedor. 

  • Data Emissão. 

  • Número da Nota. 

  • Quantidade de Itens. 

  • Valor Total. 

  • Campo Auditor Tributário: está relacionado com o processo de Vacina das notas de Entrada onde será sinalizado se há divergências de tributação no Documento Fiscal. As opções apresentadas neste campo são: Nota fiscal sem ocorrências, Nota Fiscal com Divergências, Operação Pendente e Falha na Operação.

  • Manifestação: Exibirá o status atual da Manifestação e as opções apresentadas são: Manifestação Realizada, Manifestação de Desconhecimento, Manifestação em processo, Operação Pendente e Falha na Operação.

01.03 - Ações

Neste tópico serão abordadas as ações disponíveis na tela de Manifestação de Destinatário. São elas: 

Manifestar em massa:

Ao selecionar mais do que um documento fiscal, surgirá um novo filtro possibilitando o usuário a realizar a manifestação de Aceite, Recusa ou Desconhecimento de todos os documentos selecionados.  


Reprocessar em massa:

Esta funcionalidade está vinculada ao Auditor Tributário e tem por objetivo facilitar o reprocessamento de documentos cujos fornecedores sofreram alterações em seus cadastros. 

Botão Manifestar:

Ao clicar neste botão, surgirão as opções Aceite, Recusa e Desconhecimento. Selecionando uma destas opções o Dome fará a comunicação da manifestação selecionada para a Receita Federal, atualizando o status da manifestação da Nota. Vale ressaltar que esta ação é executada de forma individual e após executar a manifestação este botão não fica mais disponível. O histórico da manifestação pode ser consultado no Detalhe da Nota. 

Ao clicá-lo aparecerá os detalhes disponíveis:

Detalhes da Nota:

Neste botão o usuário encontrará detalhes do documento fiscal, além de informações sobre o Auditor Tributário, Eventos e Manifestação vinculado ao documento. Nos próximos tópicos detalharemos cada aba deste Botão. 


Nota:

Nesta aba estão disponíveis os seguintes dados: Número da Nota, Série, Data de Emissão, Data de Recepção, Status da Nota, Código Status SEFAZ, Descrição, Protocolo de Autorização, Protocolo de Cancelamento e Chave de Acesso; 



Emissor:

Nesta aba se encontram os dados do emissor da Nota, são eles: CNPJ, Nome, Inscrição Estadual, Logradouro, Número, Bairro, Município, UF e CEP. Conforme imagem abaixo:  


Itens:

A partir desta aba é possível visualizar os detalhes do item da nota e também ter acesso ao resultado da funcionalidade de Auditoria Tributária aplicado as notas de compra. Abaixo será detalhado como localizar as informações e também utilizar recursos disponíveis nesta aba: 


1. Comunicação de pontos que afetam a qualidade da auditoria tributária: há uma caixa de texto indicando o resultado das validações implementadas. As validações que serão apresentadas neste campo são baseadas na tag <CRT> do documento fiscal e a informação do Regime Tributário informado no Cadastro de Fornecedor, são elas: 

    • Se na tag <CRT> = 1 ou 2 o campo Regime Tributário do Cadastro do Fornecedor não for  Simples Nacional -> Esta Nota foi vacinada considerando o fornecedor como optante do Regime Tributário do Lucro Real, visto que a informação da tag <CRT> está diferente do Cadastro do Fornecedor.  

    • Se na tag <CRT> = 3 o campo Regime Tributário do Cadastro do Fornecedor não for  Lucro Presumido ou Lucro Real -> Esta Nota foi vacinada considerando o fornecedor como optante do Simples Nacional, visto que a informação da tag <CRT> está diferente do Cadastro do Fornecedor.

2. Para ambas as situações será apresentada uma mensagem indicando ao usuário que é necessário atualizar o cadastro do fornecedor. O Dome também fará automaticamente a atualização do campo Regime Tributário de acordo com a tag CRT do XML, porém, para os casos que a informação é Regime Normal, por padrão será cadastrado Lucro Real, sendo necessário, ainda, a ação do usuário de validar se de fato este é o regime do seu fornecedor.2. Botão de Atalho para o Cadastro do Fornecedor:  Ao clicar no botão Cadastro Fornecedores o usuário será direcionado para o cadastro do fornecedor do Documento Fiscal que está sendo detalhado, facilitando a conferência e atualização do cadastro.

3. Botão Reprocessar Documento: Após validar as informações do cadastro do fornecedor, o usuário tem a opção de realizar um novo processamento do documento fiscal para que a auditoria se dê com os dados do fornecedor atualizado. Caso a atualização deste fornecedor impacte em mais do que um documento, o usuário tem a opção de realizar o reprocessamento em massa, conforme descrito no tópico 01.03 deste manual.

4.  Detalhes do Item: Ao clicar neste botão o usuário terá acesso a uma nova tela com duas abas. 

A primeira tela refere-se aos detalhes dos itens, conforme imagem abaixo: 

 

 

A segunda aba, referente ao Auditor Tributário é onde o usuário terá acesso ao resultado da auditoria efetuada para o item selecionado. Nesta tela também é possível encaminhar um e-mail ao fornecedor, indicando os erros contidos na nota para que sejam validados e corrigidos no ERP do fornecedor.  


 

Segue modelo de e-mail que o fornecedor receberá: 

 

Importante ressaltar que o e-mail enviado para o fornecedor contém a inconsistência de todos os itens que compõe a nota e não somente do item que está sendo detalhado. 

Aba Eventos:

Nesta aba ficam centralizados os eventos relacionados a nota fiscal selecionada. 

Aba Manifestação:

Podemos reverter uma requisição de Manifestação anterior. No exemplo abaixo havia sido informado uma solicitação de Aceite, neste caso podemos reverter com uma Recusa ou Desconhecimento. 

Sobre a funcionalidade Pré-Escrituração de Documentos:

As telas que compõe essa funcionalidade são: Entrada de Documento, Cadastro de CFOP e Relacionamento Fornecedor Finalidade.  

Neste tópico será descrito o fluxo que esta funcionalidade segue e, posteriormente, detalhado as funcionalidades das telas que a compõe. 

O campo Utiliza Pré Escrituração via Dome, localizado na tela de Cadastro da Empresa é o gatilho para utilização desta funcionalidade. 

Mas o que a Pré Escrituração via Dome faz? Com esta funcionalidade é possível escriturar parcialmente o documento fiscal que acoberta compra, recebido com a visão de saída do fornecedor, para que fique com a visão de entrada do cliente Dome. O resultado desta pré escrituração é um arquivo XML, espelhando os dados do documento original, porém com os dados do tipo da nota, CFOP, CST de ICMS, de IPI, de PIS e COFINS convertidos com visão de entrada. 

Os dados para conversão podem ser configurados de 2 formas para as empresas optantes do Simples Nacional: na tela Relacionamento Fornecedor/Finalidade e na tela Cadastro de CFOP. As empresas de regime de tributação diferente de Simples Nacional utilizam apenas a tela de Cadastro de CFOP para configurar os dados de conversão.  

Após a configuração prévia, na tela Entrada de Documentos, aba Efetivação da Conversão das Notas, ficam listadas todas as notas de compra emitidas contra o CNPJ do cliente Dome, numa espécie de fila para escrituração. Nesta tela existe ação de efetivação da escrituração, ao abrir esta ação, o Dome irá sugerir a conversão de acordo com os dados configurados previamente. Caso não tenha sido feita a configuração, ou caso seja necessário realizar alguma alteração nas informações previamente cadastradas, os campos desta tela são editáveis e a conversão se fará com a última informação imputada nesta tela. 

Após efetivar a conversão o usuário poderá acessar o XML convertido na tela Consulta de Notas Convertidas, de acordo com o filtro indicado. 

Nos próximos tópicos serão detalhadas a usabilidade das telas envolvidas nesta funcionalidade.  

02 - Tela Entrada de Documentos

02.01 Aba Efetivação da Conversão das Notas

Nesta tela o usuário terá acesso a todas as notas de entrada pendentes de efetivação e a rotina de efetivação se dá da seguinte forma:



  1. Dados dos Documentos: Ao clicar no nome da coluna o usuário consegue ordenar os dados apresentados nesta tela;
  2. Botão Localizar: Neste campo o usuário pode realizar filtro com base nas informações dispostas na tela;
  3. Botão Atualizar: Ao clicar neste botão o sistema atualiza os dados disponíveis na tela;
  4. Botão de Ação: Ao clicar neste botão o usuário terá acesso a tela de efetivação de escrituração, conforme imagem abaixo, cuja funcionalidade se dá da seguinte forma:
    1. Coluna Dados Originais: Nesta coluna são apresentados os dados conforme o documento fiscal emitido pelo fornecedor;
    2. Coluna Dados Convertidos: Nesta coluna são sugeridos os dados para conversão, conforme dados previamente configurados nas telas de Relacionamento Fornecedor/Finalidade ou Cadastro de CFOP. Caso não existam dados configurados, os campos ficam em branco para que o usuário preencha nesta tela. Também é possível alterar os dados sugeridos antes de efetivar a escrituração da nota. Vale ressaltar que os dados escriturados serão os que constam na tela (última informação);
    3. Botão Efetivar Nota: após conferidos os dados e informados os dados que deverão ser convertidos, basta o usuário clicar em Efetivar nota para que seja gerado o XML escriturado.

Após a ação de efetivar nota, o usuário será direcionado novamente a tela anterior para realizar a escrituração da próxima nota. O documento efetivado será removido da tela de Efetivação da Conversão das Notas e ficará disponível para consulta na aba Consulta de Notas Convertidas.

02.02 Aba Consulta de Notas Convertidas

Nesta aba ficam disponíveis as notas cuja escrituração foi efetivada pelo usuário. Abaixo serão descritas as funcionalidades presentes na tela.

  1. Filtro por período: por meio deste filtro o usuário pode selecionar o recorte de notas a que quer ter acesso. Vale ressaltar que o filtro se baseia na data de emissão da nota para fazer a busca dos documentos.
  2. Colunas de Dados: É possível ordenar os dados pela informação que o usuário deseja, basta clicar no nome da coluna.
  3. Botão Atualizar: Este botão recarrega os dados disponíveis em tela;
  4. Botões de Ação: 
    1. Abrir Detalhes: ao clicar neste botão o usuário poderá visualizar os dados utilizados para escriturar o documento.
    2. Download de XML Convertido: neste botão o usuário consegue realizar o download do XML com visão de entrada (escriturado) pelo Dome.

03 - Tela Cadastro de CFOP

03.01 - Funcionalidades da tela:

Esta é uma das telas utilizadas para configurar previamente os dados que serão sugeridos no momento de efetivar a escrituração da nota. A tela possui as seguintes funcionalidades:

  1. Novo CFOP: Neste botão o usuário pode realizar o cadastro de um novo de/para por CFOP (imagem abaixo). Informando o CFOP de saída do fornecedor e os dados que devem ser sugeridos para realizar a entrada, alterando a visão de saída do fornecedor para entrada do cliente. Vale ressaltar que cada CFOP de saída só pode ser cadastrado uma vez.  
  2. Botões de Ação:
    1. Editar Cadastro de CFOP: Ao clicar neste botão o usuário pode realizar a edição de um cadastro já realizado.
    2. Excluir Cadastro de CFOP: neste botão o usuário pode realizar a exclusão de um cadastro de CFOP.
  3. Dados da tela: As colunas da tela permitem que o usuário ordene os dados de forma crescente ou decrescente, basta o usuário clicar no nome da coluna.
  4. Botão Localizar: Neste campo o usuário consegue realizar o filtro por uma informação específica, basta que esta informação esteja disponível na tela para ser localizada.
  5. Botão Atualizar: Este botão realiza a atualização dos dados constantes na tela.

Tela de Novo CFOP:

Após informar os dados, basta clicar em Salvar.

04 - Tela Cadastro Fornecedor / Finalidade

04.01 - Funcionalidades da Tela Cadastro Fornecedor/Finalidade:

Nesta tela, os clientes optantes pelo regime tributário do Simples Nacional conseguem realizar o cadastro de um relacionamento entre o Fornecedor e uma Finalidade. Desta forma, os dados que serão sugeridos já estão fixados no Dome. Vale ressaltar que ao utilizar essa tela, ao efetivar a escrituração, além de alterar os dados de CFOP e CST dos impostos, os valores de base de cálculo, alíquota e valores de impostos de ICMS, IPI, PIS e COFINS, também são zerados, visto que esse regime tributário não permite a aproveitamento de crédito nas entradas.

A tela está disposta da seguinte forma:

  1. Botão Novo Relacionamento: Neste botão o usuário realiza o cadastro do relacionamento do fornecedor com uma finalidade. Os detalhes da tela deste novo cadastros serão abordados no próximo tópico.
  2. Botões de Ação:
    1. Editar Relacionamento: Neste botão o usuário consegue realizar a edição de um relacionamento já cadastrado.
    2. Excluir Relacionamento: Permite o usuário realizar a exclusão de um relacionamento.
  3. Dados das colunas: ao clicar no nome da coluna, o usuário consegue ordenar os dados da tela, facilitando a busca por informações.
  4. Botão Localizar: Neste campo o usuário consegue realizar o filtro por uma informação específica, basta que esta informação esteja disponível na tela para ser localizada.
  5. Botão Atualizar: Este botão realiza a atualização dos dados constantes na tela.

04.02 - Tela de Novo Relacionamento:

Nesta tela o usuário informa os dados do fornecedor e vincula este fornecedor a uma finalidade. Atualmente o Dome dispõe de 11 finalidades para serem selecionadas. Cada fornecedor pode ter apenas um cadastro vinculado a uma finalidade. 


Após informar o CNPJ e Razão Social do fornecedor e selecionar uma finalidade, o usuário deve indicar se deseja que as notas deste fornecedor sejam convertidas automaticamente. Ao indicar como Sim, quando o Dome receber uma nota deste fornecedor, fará o processo de escrituração de forma automática, ou seja, a nota não ficará na fila de notas da tela Efetivação da Conversão das Notas e será escriturada com base nas informações da finalidade.

Em outras palavras, o documento será recepcionado e convertido automaticamente, ficando disponível na tela de consulta de notas convertidas. Um ponto interessante para se atentar é que, ao não ficar na fila de efetivação, o usuário não conseguirá alterar os dados sugeridos, então é indicado utilizar a escrituração automática para fornecedores com operações 'exclusivas'.

04.03 - Regras de conversão por finalidade:


05 - Tela Cadastro de Fornecedores

05.01 - Funcionalidades da tela Cadastro de Fornecedores:

Nesta tela é realizado o cadastro do Fornecedor com dados que impactam no resultado do Auditor Tributário (Vacina) das notas de entrada. São dados que não estão disponíveis para consulta no XML ou em portais do governo. 

O Dome realiza o pré-cadastro do fornecedor toda vez que recebe um documento fiscal com um novo fornecedor, deixando preenchido apenas os campos CNPJ e Razão Social. O usuário tem a opção de editar o cadastro já existente, criar um novo antes de chegar o documento fiscal ou ainda importar via CSV os dados.



  1. Botão Novo Fornecedor: Ao clicar neste botão o usuário será direcionado a uma nova tela, em que poderá realizar o cadastro de um novo fornecedor, basta informar os dados de CNPJ do fornecedor, Razão Social, Regime Tributário, Característica Tributária, Substituto Tributário do ICMS e se este cadastro deve ficar ativo. Após preencher estas informações, basta clicar em Salvar e o novo cadastro de fornecedor estará concluído. 
  2. Botão Importar CSV: por meio desta funcionalidade o usuário poderá importar em massa o cadastro de fornecedores. Ao clicar neste botão, surgirá uma nova tela, conforme imagem abaixo, que possui as instruções para formular o documento e importar. (Detalhado abaixo da imagem); 
  3. Botão Editar Fornecedor: ao clicar neste botão o usuário pode editar o cadastro já existente de um fornecedor. Basta salvar a alteração para atualizar o cadastro.  
  4. Botão Localizar: este botão permite o usuário realizar um filtro na tela de Cadastro de Fornecedores, desde que a informação digitada esteja disponível, como por exemplo, a razão social ou o CNPJ do fornecedor que se deseja localizar; 
  5. Botão Atualizar: este botão realiza a atualização dos dados disponíveis na tela; 


05.02 - Passo a passo para importação de arquivo CSV:

  1. O usuário pode realizar a baixa de um arquivo modelo para construir o seu CSV;
  2. O arquivo deve ser construído com base nas instruções de preenchimento disponíveis na tela;
  3. Após a elaboração do arquivo, o usuário deve realizar o upload do mesmo no botão Escolher Arquivo;
  4. Finalizado o carregamento do arquivo selecionado, basta o usuário clicar em Salvar para realizar a importação dos dados.

Importante ressaltar que os dados importados via CSV sobrescreverão os dados dos cadastros existentes, ou seja, a planilha alterará os dados já existentes. 


  • Sem rótulos