As funcionalidades que compõem o Menu "Vendas" estão disponíveis conforme a liberação do seu Perfil/contrato, que pode contemplar uma ou mais funcionalidades aqui descritas.
Informações do Módulo Vendas
Este módulo é responsável pelo gerenciamento das notas de Saídas (Notas emitidas pelo seu CNPJ).
Atualmente neste módulo temos duas funcionalidades:
- Gerenciamento de Notas de Vendas, que está divididas em 4 grupos:
- Emissões: Emissões realizadas no período.
- Rejeições: Lista de rejeições e Gráfico de top 5 Motivos.
- Contingência: contempla todas as emissões no formato de contingência
- Inutilizações: Notas que foram inutilizadas de forma sequencial e por range.
- Telas da funcionalidade de Auditor Tributário, também divididas em 4 grupos:
- Pendentes: Centraliza todos os insights tributários pendentes de aceite ou recusa;
- Aprovados: Centraliza os insights tributários aprovados;
- Não Aprovados: Centraliza os insights tributários não aprovados;
- Consulta Fiscal: Permite a consulta fiscal de um item não vinculado a um documento fiscal;
O índice deste módulo está estruturado por tela e suas funcionalidades.
01-Notas de Vendas:
01.01 - Aba Emissões:
Ao acessar o Menu Vendas / Notas de Vendas o usuário é direcionado a primeira aba Emissões, que centraliza todos os documentos emitidos, independente do status e dispõe das seguintes funcionalidades:
- Filtro por Documento, com as seguintes opções: Todos, NF-e, NFC-e e CF-e;
- Filtro por Período: em que o usuário pode optar por buscas rápidas em períodos pré-definidos ou por selecionar o período desejado e buscar os documentos;
- Dados das notas de vendas: os dados da busca podem ser ordenados por dado da coluna, basta clicar no nome da coluna para ordenar em ordem crescente ou decrescente;
- Botão localizar: para facilitar a usabilidade o usuário pode utilizar este botão para fazer um filtro com base nas informações que estão disposta na tela;
- Botões de Ação:
- Botão Abrir Detalhes: Ao clicar neste botão o usuário terá acesso a mais informações da nota de saída, como por exemplo os detalhes dos itens e a quem se destina o documento emitido;
- Botão Download XML: Este botão permite que o usuário realize a baixa do XML do documento fiscal de saída;
01.02 - Aba Rejeições
Esta aba centraliza os documentos Rejeitados.
A funcionalidade dos filtros são as mesmas descritas no tópico anterior e a distribuição dos dados se dá da seguinte forma:
No campo a esquerda da tela são enumerados os motivos da rejeição e quantas notas foram rejeitadas por este motivo.
- Na coluna Ação, ao clicar em Abrir Detalhes é possível visualizar quais notas e no detalhes da nota ter acesso a mais informações;
- Também na coluna Ação, ao clicar no ícone Orientações o usuário será direcionado a uma página com orientações de como regularizar a rejeição de documento por este motivo;
No campo a direita o Dome apresenta um gráfico evidenciando o TOP 5 de motivos de rejeição no período selecionado pelo usuário.
01.03 - Aba Contingência:
Nesta aba o Dome irá desmontar todas as notas que foram transmitidas em modo Offline com base nos filtros de data e tipo de documento (NF-e, NFC-e)
Campos:
- Quantidade - Quantas emissões contingência ocorreram com base no tipo.
- Código - Dígito do tipo de contingencia.
- Descrição - Descrição do tipo de contingencia.
- Ação - Irá exibir todas as notas que estão nesta relação:
Na ação desta tela o usuário pode ter acesso a mais informações da Nota Fiscal.
01.04 - Aba Inutilizações:
Nesta aba serão demonstradas todas as notas que foram inutilizadas ou tiveram inutilização reprovadas, com base nos filtros de data e tipo de documento (NF-e, NFC-e)
Campos:
- Data da Inutilização
- Numero Inicial- Número Inicial da inutilização (Numero inicial e final será utilizado quando houver uma inutilização por range, geralmente a SEFAZ limita em 1000 números).
- Numero Final- Número Final da inutilização.
- Série - Numero de série da nota.
- Status
- Chave
- Ação - Irá exibir todas as notas que estão nesta relação, quando se tratar de um intervalo de notas inutilizadas.
02 - Auditor Tributário:
A funcionalidade de Auditor Tributário é onde o usuário terá acesso ao resultado da Vacina. Ou seja, as notas de saída são auditadas e, caso encontrado divergências, elas serão apresentadas nessa rotina.
A lógica da estruturação desta rotina se dá da seguinte forma: todas as divergências encontradas ficam disponíveis na aba Pendentes. Isso para que o usuário com conhecimento fiscal faça a validação dos insights que serão aceitos ou não.
Isso serve para evitar que seja alterado no ERP dados que não devem ser alterados e que podem impactar a operação fiscal do cliente.
02.01 - Tela Pendentes:
Nesta tela os dados são distribuídos da seguinte forma:
- Filtros:
- Filtro por Documento: Neste campo o usuário pode optar por Todos, NF-e, NFC-e ou CF-e
- Filtro por Período: em que o usuário pode optar por buscas rápidas em períodos pré-definidos ou por selecionar o período desejado e buscar os documentos;
- Botões do Insights Tributário: Nesta coluna o usuário realizará o aceite ou recusa do Insight, direcionando a inconsistência para a tela de Aprovados ou Não Aprovados. Ou seja, a partir do momento que o usuário realiza a ação, a linha é removida desta tela e direcionada para a tela de acordo com a ação escolhida.
- Marcando mais do que uma ocorrência é possível realizar o aceite ou recusa em massa. Ao selecionar os campos indicando quais ocorrências o usuário quer realizar a ação e aparecerá abaixo do filtro por período a seguinte opção:
4. Botão Atualizar: Realiza a atualização dos dados carregados em tela.
Com relação aos campos disponíveis na tela, o campo Ocorrência indica qual a inconsistência identificada no item do documento, o campo Código Atual traz a informação constante no XML e no campo Sugestão Auditoria está a sugestão para correção da inconsistência encontrada.
No que diz respeito ao Auditor Tributário, abaixo segue os principais campos que são validados na Auditoria Tributária / Vacina:
Tag no XML | Descritivo do Campo |
<NCM> | NCM do produto |
<CEST> | CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) |
ICMS <CST> | Código de Situação Tributária ICMS |
ICMS <CSOSN> | Código de Situação da Operação do Simples Nacional |
<CFOP> | Código Fiscal de Operações e de Prestações |
<pRedBC> | Percentual da Redução da Base de Cálculo de ICMS |
<vBC> | Valor da Base Cálculo de ICMS |
<pICMS> | Percentual de ICMS |
<vICMS> | Valor do ICMS |
<pRedBCST> | Percentual da Redução da Base de Cálculo de ICMS ST |
<vBCST> | Valor da Base de Cálculo de ICMS ST |
<pMVAST> | Valor da Margem de Valor agregado |
<pICMSST> | Percentual de ICMS ST |
<vICMSST> | Valor de ICMS ST |
IPI <CST> | Código de Situação Tributária de IPI |
IPI <vBC> | Valor da Base de Cálculo de IPI |
<pIPI> | Percentual de IPI |
<vIPI> | Valor de IPI |
PIS <CST> | Código de Situação Tributária de PIS |
PIS <vBC> | Valor da Base de Cálculo de PIS |
<pPIS> | Percentual de PIS |
<vPIS> | Valor de PIS |
COFINS <CST> | Código de Situação Tributária de COFINS |
COFINS <vBC> | Valor da Base de Cálculo de COFINS |
<pCOFINS> | Percentual de COFINS |
<vCOFINS> | Valor de COFINS |
<vBCFCP> | Valor da Base de Cálculo de FCP |
<pFCP> | Percentual de FCP |
<vFCP> | Valor de FCP |
<vBCFCPST> | Valor da Base de Cálculo de FCP ST |
<pFCPST> | Percentual de FCP ST |
<vFCPST> | Valor de FCP ST |
02.02 - Tela Aprovados:
Nesta tela os usuários terão acesso aos insights que foram aprovados na tela de Pendentes:
O funcionamento dos filtros desta tela é idêntico ao da tela de pendentes.
02.03 - Tela Não Aprovados:
Nesta tela os usuários terão acesso aos insights não aprovados na tela de Pendentes e a sua funcionalidade é idêntica as demais telas do Auditor Tributário.
02.04 - Tela Consulta Fiscal
Nesta tela o usuário pode realizar uma consulta fiscal de um item antes da emissão do documento, basta informar os dados do Código do Produto, descrição e o estado de destino que o Dome apresentará o resultado da consulta em alguns minutos.