Esse retorno indica que o Fiscal Flow tentou enviar a nota para a SEFAZ, mas não conseguiu obter retorno.
Nessa situação, a nota pode ou não ter chegado na SEFAZ e sido processada, por isso o Fiscal Flow devolve esse status.
Como prática, a nota que recebe o M0020 é incluída no processo incompleto e posteriormente inutilizada ou cancelada por substituição e as próximas são emitidas em contingência até que a comunicação com a SEFAZ seja restabelecida.
Esse retorno geralmente ocorre por:
- Problema no webservice da SEFAZ;
- Falta de conexão de internet (neste caso ocorreria o MC020)
Exemplificando o M0020:
Quando uma NFC-e, receber o M0020, conforme exemplo dos logs NFC-e do mid-e client abaixo:
17:26:17:420 7885 NFCe.Autoriza - Tempo Procedimentos Iniciais=00:00:00:033 Linx.Mid_e.Client.BLL.Produtos.InfoContingencia={"forcadoOffLine":false,"modoOffLine":false,"modoOffLineDesabilitado":false,"Contingencia_apos_M0020":1,"Qtde_Contingencia_Emitida":0,"Iniciar_Contingencia":true,"Tipo_Emissao":"NFC-e","UsuarioSenhaInvalidos":false}
Automaticamente o sistema coloca esta nota em processo incompleto afim de cancela-la ou inutiliza-la, conforme exemplo de log abaixo:
17:27:43:237 7885 NFCe.Autoriza - Nota Incluída para o processo incompleto - CNPJ: 21479724000130 - Serie: 3 - nNf: 7205 - DtEmissao: 2021-04-05T17:26:17-03:00
Então o PDV deve emitir uma nova nota na sequencia em contingência (tpemis = 9), que deve ser a réplica da anterior, a qual vai ser cancelada ou inutilizada, fazendo assim com que o cliente não seja afetado.
Caso o cancelamento por substituição não ocorra, será necessário a verificação das notas original e substituta se elas se enquadram nas premissas da NT 2018.004 emitida pela SEFAZ, conforme link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=tW+YMyk/50s=
Segue alguns retornos que podem ocorrer na tentativa de cancelamento por substituição:
CÓDIGO | MOTIVO DE NÃO ATENDIMENTO DA SOLICITAÇÃO |
910 | Rejeição: Chave de Acesso NF-e Substituta inválida (<nome do campo>) |
911 | Rejeição: Chave de Acesso NF-e Substituta incorreta (<nome do campo>) |
912 | Rejeição: NF-e Substituta inexistente |
913 | Rejeição: NF-e Substituta Denegada ou Cancelada |
914 | Rejeição: Data de emissão da NF-e Substituta maior que 2 horas da data de emissão da NF e a ser cancelada |
915 | Rejeição: Valor total da NF-e Substituta difere do valor da NF-e a ser cancelada |
916 | Rejeição: Valor total do ICMS da NF-e Substituta difere do valor da NF-e a ser cancelada |
917 | Rejeição: Identificação do destinatário da NF-e Substituta difere da identificação do destinatário da NF-e a ser cancelada. |
918 | Rejeição: Quantidade de itens da NF-e Substituta difere da quantidade de itens da NF-e a ser cancelada. |
919 | Rejeição: Item da NF-e Substituta difere do mesmo item da NF-e a ser cancelada. |
920 | Rejeição: Tipo de Emissão inválido no Cancelamento por Substituição |