Esse retorno indica que o Fiscal Flow tentou enviar a nota para a SEFAZ, mas não conseguiu obter retorno.

Nessa situação, a nota pode ou não ter chegado na SEFAZ e sido processada, por isso o Fiscal Flow devolve esse status.

Como prática, a nota que recebe o M0020 é incluída no processo incompleto e posteriormente inutilizada ou cancelada por substituição e as próximas são emitidas em contingência até que a comunicação com a SEFAZ seja restabelecida.

Esse retorno geralmente ocorre por:

  • Problema no webservice da SEFAZ;
  • Falta de conexão de internet (neste caso ocorreria o MC020)

Exemplificando o M0020:

Quando uma NFC-e, receber o M0020, conforme exemplo dos logs NFC-e do mid-e client abaixo:

17:26:17:420 7885 NFCe.Autoriza - Tempo Procedimentos Iniciais=00:00:00:033 Linx.Mid_e.Client.BLL.Produtos.InfoContingencia={"forcadoOffLine":false,"modoOffLine":false,"modoOffLineDesabilitado":false,"Contingencia_apos_M0020":1,"Qtde_Contingencia_Emitida":0,"Iniciar_Contingencia":true,"Tipo_Emissao":"NFC-e","UsuarioSenhaInvalidos":false}

 Automaticamente o sistema coloca esta nota em processo incompleto afim de cancela-la ou inutiliza-la, conforme exemplo de log abaixo:

17:27:43:237 7885 NFCe.Autoriza - Nota Incluída para o processo incompleto - CNPJ: 21479724000130 - Serie: 3 - nNf: 7205 - DtEmissao: 2021-04-05T17:26:17-03:00

 Então o PDV deve emitir uma nova nota na sequencia em contingência (tpemis = 9), que deve ser a réplica da anterior, a qual vai ser cancelada ou inutilizada, fazendo assim com que o cliente não seja afetado.

 Caso o cancelamento por substituição não ocorra, será necessário a verificação das notas original e substituta se elas se enquadram nas premissas da NT 2018.004 emitida pela SEFAZ, conforme link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=tW+YMyk/50s=

 Segue alguns retornos que podem ocorrer na tentativa de cancelamento por substituição:

CÓDIGO

MOTIVO DE NÃO ATENDIMENTO DA SOLICITAÇÃO

910

Rejeição: Chave de Acesso NF-e Substituta inválida (<nome do campo>)

911

Rejeição: Chave de Acesso NF-e Substituta incorreta (<nome do campo>)

912

Rejeição: NF-e Substituta inexistente

913

Rejeição: NF-e Substituta Denegada ou Cancelada

914

Rejeição: Data de emissão da NF-e Substituta maior que 2 horas da data de emissão da NF e a ser cancelada

915

Rejeição: Valor total da NF-e Substituta difere do valor da NF-e a ser cancelada

916

Rejeição: Valor total do ICMS da NF-e Substituta difere do valor da NF-e a ser cancelada

917

Rejeição: Identificação do destinatário da NF-e Substituta difere da identificação do destinatário da NF-e a ser cancelada.

918

Rejeição: Quantidade de itens da NF-e Substituta difere da quantidade de itens da NF-e a ser cancelada.

919

Rejeição: Item da NF-e Substituta difere do mesmo item da NF-e a ser cancelada.

920

Rejeição: Tipo de Emissão inválido no Cancelamento por Substituição