O objetivo desse artigo é mostrar como é gerada a NF-e de Devolução de Venda no Linx Farma Cloud.
Permissão
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O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.
Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o menu Configuração > Controle de Acesso no Retaguarda.
Identifique o perfil de usuário que deseja configurar e
clique no botão
para abrir a tela de Editar Controle de Acesso.
![](/download/attachments/218058706/devvendapermissao.png?version=1&modificationDate=1702037566365&api=v2)
Figura 01 - Permissão Devolução de Venda
Ao marcar o parâmetro, indica que o usuário terá acesso à Devolução de Vendas.
Para efetuar bloqueios e configurações por filial para essa funcionalidade, acesse o menu Configuração > Parâmetros Empresa/Filial no Retaguarda.
![](/download/attachments/218058706/empresafilial.png?version=1&modificationDate=1702037566308&api=v2)
Figura 02 - Configuração Empresa/Filial
No campo Empresa selecione por Filial, na sequência a filial desejada, e em tipo de sistema selecione a opção Farmacloud.
Por padrão serão listados os NCMs iniciados em 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006, podendo ser alterados conforme a necessidade do seu Estado (UF).
![](/download/thumbnails/333096307/VoltarInicio.png?version=1&modificationDate=1695061488694&api=v2)
Devolução de Venda
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Após habilitar a permissão de usuário, é possível acessar a funcionalidade Devolução de Venda através do menu Movimentação > Devolução de Venda.
![](/download/attachments/218058706/devvenda.png?version=1&modificationDate=1702037566260&api=v2)
Figura 03 - Pesquisa Por Venda
Nessa tela, informe a filial, o modelo e a data inicial e final da venda para pesquisar pelas vendas lançadas no período.
Além desses campos também é possível pesquisar pelo número, caixa, consumidor e pelo código de barras do produto.
Ao pesquisar o consumidor, caso necessário, é possível realizar o cadastro de um novo consumidor através da opção
.
Ao
clicar nessa opção, será aberta a tela para realizar o cadastro de cliente:
![](/download/attachments/218058706/cadastroconsumidor.png?version=1&modificationDate=1702037566146&api=v2)
Figura 04 - Cadastrar Cliente
Preencha os campos do cadastro e
clique em
para retornar à tela de pesquisa de vendas.
Após preencher as informações de vendas,
clique em
.
Na seção Notas de Venda de Modelo NFC-e, SAT e NF-E, são listadas as notas conforme os filtros do passo anterior.
Selecione a nota desejada e
clique em
.
![](/download/attachments/218058706/notasdev.png?version=1&modificationDate=1702037565937&api=v2)
Figura 05 - Seleção de Nota
Após carregar os dados da nota, conforme a imagem abaixo, o campo nota da venda será apresentado somente como leitura para conferência, já o campo consumidor poderá ser alterado de acordo com a necessidade do usuário.
Na seção Produtos da nota serão listados os itens pertencentes a nota com as informações referente ao preço unitário, desconto, valor total e quantidade: venda, devolver e saldo.
![](/download/attachments/218058706/teste.png?version=1&modificationDate=1702037565892&api=v2)
Figura 06 - Devolução de Venda
![](/download/thumbnails/333096307/VoltarInicio.png?version=1&modificationDate=1695061488694&api=v2)
Tipos de Devolução
Devolução Parcial
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Para efetuar a Devolução Parcial da nota, no campo Quant. devolver informe o número de itens que deseja devolver ao consumidor.
O valor deve ser menor do que a Quant. de Venda.
Após esse processo, a coluna Quant. saldo será atualizada automaticamente.
![](/download/attachments/218058706/parcial.png?version=1&modificationDate=1702037565778&api=v2)
Figura 07 - Devolução Parcial
Na sequência,
clique em
.
![](/download/thumbnails/333096307/VoltarInicio.png?version=1&modificationDate=1695061488694&api=v2)
Devolução Total
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Para efetuar a Devolução Total da nota, no campo Quant. Devolver informe o número de itens que deseja devolver ao consumidor.
O valor deve ser igual à Quant. de Venda.
Após esse processo, a coluna Quant. de Saldo será atualizada automaticamente.
![](/download/attachments/218058706/total.png?version=1&modificationDate=1702037565727&api=v2)
Figura 08 - Devolução Total
Na sequência,
clique em
.
Clique aqui para saber sobre Devolução de Venda de Produto Controlado
Será de responsabilidade do Farmacêutico realizar o processo a devolução de venda de produto controlado.
O processo de devolução será o mesmo, no entanto, somente será possível realizar a devolução total do item.
Para que o sistema permita a devolução, existem alguns critérios conforme abaixo:
- É necessário habilitar o parâmetro PERMITIR_DEVOLUCAO_VENDA_CONTROLADO para o usuário desejado através do menu Configuração > Controle de Acesso;
- Não será permitida a emissão da devolução se houver inventário SNGPC;
- Não será permitida a emissão da devolução se houver inventário SNGPC em aberto;
![](/download/thumbnails/333096307/VoltarInicio.png?version=1&modificationDate=1695061488694&api=v2)
Obrigatoriedade do Rastro de Medicamento (Dados: Lote, Fabricação, Validade e Registro MS): NT 2021.004
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Com a entrada em vigência da NT 2021.004 versão 1.20, que estava prevista para o dia 16/05/2022 foi prorrogada para 08/08/2022, a SEFAZ de cada Estado (UF) poderá exigir o preenchimento do rastro dos medicamentos na emissão de NF-e.
O rastro do medicamento são os dados de:
Se seu Estado exige essa informação de rastro de medicamento, será necessário habilitar a configuração.
Caso o usuário faça a emissão de uma NF-e, e não seja informado o Rastro de Medicamento, a nota apresentará a rejeição 840 - NCM de medicamento e não informado o grupo de medicamento.
Para evitar a rejeição, é necessária a configuração do sistema para que sejam enviadas as informações de rastro do produto no arquivo da nota fiscal.
A configuração é feita através do menu Configurações > Parâmetros empresa/filial.
![](/download/attachments/218058706/configempresafilial.png?version=1&modificationDate=1702037565614&api=v2)
Figura 09 - Configuração
No campo empresa selecione a opção filial, informe a filial, e em tipo de sistema selecione a opção Farmacloud.
Localize o parâmetro INFORMAR_NA_NFE_RASTRO_MEDICAMENTO
clique em
.
![](/download/attachments/218058706/salvarchave.png?version=1&modificationDate=1702037565569&api=v2)
Figura 10 - Salvar Chave
No campo Valor da chave informe: 1, e
clique em
.
Após realizar a configuração, todos os produtos iniciados com os NCMs: 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006, serão solicitados os dados de lote, fabricação, vencimento, Registro MS e quantidade.
O sistema irá sinalizar os produtos que exigem os dados de rastro na coluna pendência indicando
ou apresentará
para produtos sem a obrigatoriedade.
![](/download/attachments/218058706/pendencia.png?version=1&modificationDate=1702037565518&api=v2)
Figura 11 - Pendências
Para informar o lote selecione o produto e
clique em
.
![](/download/attachments/218058706/lote.png?version=1&modificationDate=1702037565470&api=v2)
Figura 12 - Lote e Vencimento
No campo Registro MS:
- quando marcado ISENTO o campo Registro MS ficará definido como ISENTO, será utilizado para os produtos que não possuírem registro.
- E, para os produtos que possuírem a classe terapêutica igual a Outros e classificação como Não Medicamento ou Não definido será habilitado o campo Registro MS possibilitando cadastrar:
- Com 11 dígitos numéricos e aceitar iniciando em 1 ou 8,
- Com 13 dígitos numéricos iniciados em 1.
Após informar os dados
clique em
e salve as informações.
![](/download/thumbnails/333096307/VoltarInicio.png?version=1&modificationDate=1695061488694&api=v2)
![](/download/thumbnails/333096307/VoltarInicio.png?version=1&modificationDate=1695061488694&api=v2)