Sumário


1 Introdução

O PostoPop possui integração com alguns produtos, dentre eles o Smart POS, o qual possibilita a venda de combustíveis e produtos por meio de um aplicativo instalado em uma máquina sem fio; tornando assim, as operações de vendas mais ágeis e práticas.


Para saber mais sobre as configurações e funcionalidades do Smart POS, clique aqui.

Neste material serão abordadas as configurações que devem ser realizadas no PostoPop, quando este estiver integrado ao Smart POS.


2 Configurações Gerais

Para que a integração entre o PostoPop e o Smart POS seja devidamente executada, é necessário efetuar algumas configurações, as quais serão vistas a seguir.


2.1 Cadastro de Estações

Para que as configurações realizadas na retaguarda sejam recebidas pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro da máquina. Para isso, acessar na retaguarda Pop o menu Cadastro > Máquinas e Periféricos e clicar no botão Novo Cadastro.




Na tela apresentada, informar o Nome da estação exatamente como consta na máquina. Para verificar essa informação, basta acessar no Windows o caminho: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.

Inserir uma Descrição para identificar a máquina que está sendo cadastrada (um apelido ou um nome que identifique a estação).

Marcar a opção Vende Combustível, e selecionar o tipo de Almoxarifado, dentre as opções: Loja, Pista e Centro Técnico.

Para finalizar, clicar no botão Salvar.


2.2 Ativação da Integração Smart POS

Após efetuar o cadastro da máquina, deve-se acessá-la clicando no botão localizado na coluna Ativo, conforme imagem abaixo:




Ao acessar a máquina, utilize a barra de rolagem na lateral direita da tela, até localizar a seção Periféricos, para cadastrar o equipamento. No campo Tipo de equipamento, selecionar a opção SMARTPOS e clicar no botão + para adicionar o equipamento.



Em seguida será aberta a tela de tipo de equipamento, onde deve ser informado o nº de série ( que consta em baixo do equipamento) e a sua porta de comunicação.



Após preencher as informações, clicar em Salvar. O equipamento cadastrado será apresentado.



IMPORTANTE

  • Pode ser cadastrado mais de um Smart POS para o mesmo PDV.
  • Nº de serie do fabricante: Este é o código que identifica o Smart POS, desta forma, ele só pode estar vinculado a um PDV por vez.
  • Porta de comunicação: Dois Smart POS vinculados ao mesmo PDV não podem usar a mesma porta de comunicação.


Utilize novamente a barra de rolagem até localizar a seção Smart POS, e marcar a opção Integrado com Smart POS.



Para concluir, clicar no botão Salvar.


2.3 Configuração do Banco de Dados da Pré-Venda

Ao efetuar uma venda, caso ocorra alguma interferência e esta seja concluída porém rejeitada, sua baixa deverá ser feita no PDV na guia Pré-Venda; sendo assim, deve-se configurar no PDV o banco de dados onde as pré-vendas serão salvas.

Acessar no PDV o menu Configurações > Banco de Dados Pré-Venda.



Informar os dados de acesso ao banco de dados onde serão salvas as pré-vendas e em seguida clicar no botão Salvar Configurações.


3 Configurações de Funções do Smart POS

O Smart POS possui algumas funções, cuja disponibilidade depende de configurações realizadas na retaguarda do PostoPop. Essas configurações estão localizadas na seção Smart POS, e a seguir serão descritas cada uma delas.



3.1 Abrir e Fechar Turno Automaticamente

Quando a opção Abrir e Fechar Turno Automaticamente estiver marcada, caso o turno tenha sido fechado e o operador realizar uma venda no Smart POS, o sistema fará automaticamente a abertura do turno no PDV. Também deverá ser informado um Responsável padrão que fará a abertura e fechamento do turno.

Se a opção não estiver marcada e o turno esteja fechado, ao efetuar uma venda será apresentada na tela do Smart uma mensagem informando que a venda foi registrada, porém rejeitada, pois o caixa está fechado.

Neste caso, a venda será enviada para a guia Pré-Venda do PDV. Sendo assim, o operador deverá acessar o PDV, abrir o turno e baixar a venda no PDV.




Cabe ressaltar que caso a abertura e fechamento de turno não esteja como automático, o operador deverá ter atenção em sempre abrir o turno (de forma manual), para que o caixa permaneça aberto. Evitando assim, possíveis transtornos no fluxo de venda do Smart POS.


3.2 Solicitar Usuário

Ao selecionar essa opção, para acessar o Smart será solicitado o usuário e senha de acesso. Quando não selecionada, o Smart será iniciado com um usuário genérico (customer).


3.3 Permitir Lançar Produtos

Selecionando essa opção, a guia Produtos será apresentada no Smart e será possível efetuar a venda de produtos.


3.4 Permitir Lançar Combustíveis

Selecionando essa opção, a guia Abastecimentos será apresentada no Smart e será possível efetuar a venda de combustíveis.


3.5 Validar Estoque

Quando esta opção estiver selecionada, ao efetuar a venda de um produto, cuja quantidade informada seja maior que a quantidade disponível, será apresentada na tela do Smart uma mensagem informando. 

3.6 Formas de Pagamento

As formas de pagamento selecionadas serão apresentadas no Smart POS, no momento do fechamento da venda. Caso nenhuma forma de pagamento seja selecionada, os pagamentos deverão ser feitos somente com cartões de débito e crédito, já próprio do Smart.


3.6.1 QR Linx e PIX

O Smart POS permite efetuar o pagamento das vendas utilizando o QR Linx ou PIX, porém para isso, é necessário que a forma de pagamento QR Linx esteja marcada, e no PDV também é necessário realizar configuração.



No PDV, acessar o menu Configurações > QRLinx.



Selecionar dentre as opções:

  • Manual: O QR Code pode ser lido em tela, impresso ou pela placa do estabelecimento. Neste caso deve ser informado o código de identificação da placa.
  • Automática: O QR Code pode ser lido em tela ou impresso.


Para concluir, clicar em Salvar Configurações.


Para acessar o material detalhado sobre a ativação do QR Linx no PDV, clique aqui.


3.7 Identificação do Vendedor Durante a Venda 

No momento da venda, alguns estabelecimentos preferem que a identificação do vendedor seja obrigatória. Para efetuar essa configuração, acessar na retaguarda PostoPop o menu Configurações > Configurações Gerais > guia PDV, e marcar a opção Obrigar a seleção de um atendente comissionado da lista, conforme imagem abaixo.



Para concluir clicar em Salvar.

Esta obrigatoriedade de identificação do vendedor também será exibida no Smart caso se trate de um produto comissionado, Ao acessar o menu Cadastros > Produtos e consultar um determinado produto, se o campo Comissão (%), na seção Preços e Margens, estiver preenchido com um percentual, no Smart será solicitado o vendedor.



3.8 Restrição de Venda para Veículos e Motoristas Autorizados

É possível restringir as vendas somente para veículos e motoristas autorizados. Para isso, acessar na retaguarda o menu Cadastro > Pessoas e selecionar o cliente desejado. Na seção Autorizados, marcar a opção Obrigar a informação do autorizado, e inserir as placas dos veículos e nome dos motoristas autorizados pra a venda.



Para concluir clicar em Salvar.


3.9 Vendas a Faturar e Crédito de Cliente

A forma de pagamento a faturar estará disponível no Smart POS somente se estiver sido configurada na retaguarda. ainda no cadastro de cliente, mencionado anteriormente, na seção Faturamento e crédito a opção Utiliza fatura deve estar selecionada. Também devem ser inseridas as informações sobre o faturamento, bem como o limite de crédito.



Ao final, clicar em Salvar.

Na seção Smart POS, já vista anteriormente, também é necessário marcar a forma de pagamento Nota a Prazo.

 


Em seguida Salvar.


3.10 Venda de Kit de Produtos

Na retaguarda PostoPop não é necessária permissão para venda de kit de produtos, basta apenas cadastrá-los que os mesmos estarão aptos à venda no Smart POS. O cadastro é realizado no menu Cadastro > Produtos, e clicar no botão Novo Cadastro.



Além das informações sobre o produtos, no campo Subtipo deve ser selecionada a opção Kit.




Utilizando a barra de rolagem, na seção Composição de produto, devem ser preenchidos os campos referentes aos produtos que compõem o kit. 



Para concluir clicar em Salvar.



  • Sem rótulos