#DicaLinx Big - Operação de Agendamento de Pagamentos - Contas a Pagar

Para maiores informações acesse o link abaixo:


Assista aos vídeos DicaLinx para saber mais sobre as Operações:


#DicaLinx Big - Operação de Agendamento de Pagamentos - Contas a Pagar


#DicaLinx Big - Operação de Retorno de Pagamentos - Contas a Pagar

Agora o Contas a Pagar conta com uma nova forma de agendar pagamentos e processar seu retorno.

Para utilizar essa opção é necessário ter configurado a Integração Bancária, para saber como realizar essa configuração acesse o artigo Integração Bancária - Pagamento de Títulos de Cobrança de Tributos.

Configurações no Linx Big Farma

Para que a opção de Agendar Pagamentos seja habilitada, o usuário terá que liberar a permissão no grupo de usuários, para isso vá ao menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários na aba "Edição (F2)" e selecione a categoria "Conta a Receber e a Pagar", selecione a opção "Permitir Agendar Pagamentos" e salve a alteração realizada clicando no botão , ou através das teclas de atalho Ctrl + G.


Figura 01 - Grupo de Usuários


Configurações no Contas a Pagar

Para utilizar o agendamento vá ao menu Financeiro > Contas a pagar, busque o(s) título(s) que deseja.


Figura 02 - Contas a Pagar


Em seguida marque o(s) título(s) utilizando a tecla de atalho F5 e clique no botão ou utilize a tecla de atalho F11,abrirá a tela para agendar pagamentos.


Figura 03 - Contas a Pagar - Agendar Pagamentos


Nesta tela serão visualizadas todas as informações que a instituição financeira receberá sobre o boleto.

  • Os campos que estão em amarelo são editáveis, ou seja, pode-se inserir descontos e acréscimos desde que estejam informados no boleto;
  • Também existe a possibilidade de agendar o pagamento antes da data de vencimento;
  • O campo Valor do pagamento pode-se editar, mas para isso o Cedente precisa informar ao banco que permite que o Sacado pague um valor menor ao informado no boleto.
  • Cedente: é o beneficiário, ou seja, aquele que emitiu o título;
  • Sacado: é o pagador, ou seja, quem paga o título emitido;
  • Sacador/Avalista: é um mediador de uma transação entre o sacado e o cedente, ou seja, o cedente contrata uma empresa terceirizada para "cobrar" por ele, neste caso essa empresa contratada emite o boleto e passa a ser o Cedente e a empresa que contratou passa a ser o sacador/avalista.

Figura 04 - Agendar Pagamentos


O botão ou a tecla de atalho F9 é utilizado para definir uma data de pagamento para um ou mais boletos que o usuário deseje sem precisar inserí-las manualmente, basta selecionar os títulos e clicar no botão, abrirá a tela Definir data de pagamento.


Figura 05 - Definir Data de Pagamento


Nesta tela pode-se inserir:

  • Uma data específica, ou seja, uma data antes ou após o vencimento fixa para todos os boletos selecionados;
  • E também escolher a opção "Para a data de vencimento dos títulos ou o próximo dia útil subsequente", que o sistema pagará no dia do vencimento ou no próximo dia útil, por exemplo, caso a data inserida caia em algum final de semana ou em algum feriado, o sistema entende isso e debita o valor no próximo dia útil.

Para que o sistema leve em consideração os feriados é necessário cadastra-los no Linx Big Farma, para cadastrar feriados vá ao menu Cadastros > Feriados e insira as informações.

Quando o vencimento do boleto cair em algum dia como fim de semana ou feriado, após o usuário ter configurado os feriados, o Linx Big Farma automaticamente altera a data para o próximo dia útil.

Para visualizar os feriados entre os boletos selecionados, basta clicar no botão e aparecerá quais feriados existem neste intervalo de tempo.


Figura 06 - Agendar Pagamentos - Feriados

O símbolo significa que o vencimento do título em questão não é dia útil.

O Banco, Agência e Conta Corrente são informações já cadastradas na integração bancária, essa informação só vincula automaticamente caso tenha apenas uma conta cadastrada para a filial informada, se tiver duas ou mais contas cadastradas os campos retornarão sem essa informação e o usuário terá que inserí-las manualmente.


Figura 07 - Agendar Pagamentos - Conta Corrente


Para isso, marque o título utilizando a tecla de atalho F5 e clique no botão ou utilizar a tecla de atalho F8.


Figura 08 - Selecionar Conta Corrente


Selecione a conta corrente desejada e clique no botão ou utilizar a tecla de atalho F3.

Pode-se utilizar essa informação para boletos diferentes ou mesmo para quando o Linx Big Farma retornar com o banco e conta corrente automático, caso queira trocar basta realizar o procedimento informado anteriormente.

Mas lembre-se só poderão ser utilizadas contas cadastradas na Integração Bancária.

Só poderão ser cadastrados títulos empresariais no CNAB240, títulos pessoais não serão aceitos, pois, o banco cruza informações se o título pertence à filial informada.

Com botão o usuário consegue filtrar os títulos da maneira que preferir, basta selecionar o que desejar.


Figura 09 - Agendar Pagamentos - Filtros


  • Filtrar por Data de vencimento fora de dia útil aparecerá a seguinte mensagem:

Figura 10 - Confirmação Dia Útil


Basta selecionar se deseja ou não.


  • Filtrar por Data de vencimento aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 11 - Confirmação Data Vencimento


Basta selecionar as datas e filtrar.


  • Filtrar por Data de pagamento aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 12 - Confirmação Data Pagamento


Basta selecionar as datas e filtrar.


  • Filtrar por Títulos sem Conta Corrente: Filtra os títulos que não estão com as contas para agendamento, basta selecionar os títulos e definir a conta corrente desejada.

Após ter revisado os dados e finalizado o agendamento dos pagamentos, clique no botão ou utilize a tecla de atalho F3, aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 13 - Remessa de Agendamento dos Pagamentos


Se deseja gerar a remessa basta clicar em .


Figura 14 - Arquivo de Remessa Enviado


Clique em , aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 15 - Gerar Relatório


Para imprimir o relatório gerado clique em .


Figura 16 - Relatório Gerado Agendamento de Pagamentos


O arquivo de remessa gerado, aparecerá na pasta de remessa cadastrada na Integração Bancária.

Após ter enviado o arquivo de remessa, o registro ficará com na frente, para indicar que este arquivo está pendente, ou seja, será necessário enviar para o banco e enquanto o mesmo não retornar informando se aceitou ou não o arquivo de remessa, eles ficarão como pendentes.


Figura 17 - Registros Pendentes

Depois enviar o arquivo de remessa, os títulos contidos nele não poderão ser alterados no contas a pagar, caso tente alterar aparecerá a mensagem:


Figura 18 - Este Registro Não Poderá ser Editado

A instituição financeira informará como o processo de envio de remessa deverá ser realizado.


Após a Instituição Financeira (banco) processar o arquivo de remessa, irá gerar um arquivo de Retorno que o usuário deverá obtê-lo e copiá-lo para a pasta de retorno configurada na Integração Bancária. Feito isso, o Linx Big Farma irá identificar a existência desse arquivo e o usuário poderá processá-lo através do botão ou utilizar a tecla de atalho F12.


Figura 19 - Processar Arquivos de Retorno

No arquivo de Retorno que a instituição financeira enviará, estarão as confirmações de agendamentos e também as baixas dos títulos.

Selecione o arquivo correto e clique em , abrirá a baixa de contas a pagar para selecionar o número do caixa.


Figura 20 - Baixa de Contas a Pagar

A tela de seleção do número do caixa no baixa de contas a pagar só aparecerá caso o usuário não tenha o Financeiro habilitado, caso o mesmo esteja habilitado a Figura 20 não aparecerá, pois o sistema já irá identificar o número do caixa pertencente.

Para procurar o arquivo de retorno em outra pasta, clique no botão e procure a pasta correta.

Após selecionar o arquivo aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 21 - Arquivo Processado com Sucesso


Se desejar imprimir o relatório de retorno, basta clicar em .


Figura 22 - Relatório de Retorno


Figura 23 - Relatórios Gerados


Note que as contas que foram agendadas e confirmadas ficaram com os símbolos , já as contas que foram pagas e confirmadas com os símbolos e as contas que foram rejeitadas e não foram agendadas ficam com o símbolo .


Figura 24 - Contas Agendadas ou Pagas

Os próximos passos só estarão disponíveis para os usuários que estiverem com o módulo Financeiro habilitado.

Para visualizar os detalhes da baixa do título, basta clicar duas vezes no título deseja e abrirá os dados, no campo Dados da Baixa terá as informações.


Figura 25 - Dados do Título


Para visualizar os dados da baixa, clique em e abrirá a tela com os dados.


Figura 26 - Baixa Financeiro


Se desejar mais detalhes sobre o título, basta clicar no botão e aparecerá os detalhes da baixa.


Figura 27 - Detalhes Baixa